Código: | MI625 | Sigla: | PED |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMED | 265 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 6 | - | 6 | 57 | 162 |
Objectivos de aprendizagem - conhecimentos, aptidões e competências (domínios cognitivo, afectivo e psico-motor) a desenvolver pelos estudantes:
Objetivos gerais: Aperfeiçoamento de conhecimentos, atitudes e aptidões que permitam ao estudante assegurar cuidados de saúde à criança no contexto do seu meio familiar e social.
Objetivos específicos:
O estudante deve sedimentar conhecimentos anteriormente aprendidos sobre a criança normal: crescimento e desenvolvimento e suas variantes; temperamento e comportamento e seus principais factores determinantes; integração no meio familiar, escolar e social; necessidades nutricionais nos diferentes grupos etários; prevenção da doença por vacinação; conselhos para promoção de hábitos saudáveis e educação para a saúde; medidas sociais de protecção à criança e rede de cuidados de saúde.
Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.
Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.
O aluno deverá:
Saber comunicar com os doentes, familiares e com todos os profissionais de saúde.
Saber observar crianças, dos vários grupos etários, e adolescentes.
Saber decidir, com critério, sobre o recurso a exames subsidiários de diagnóstico.
Saber formular e discutir hipóteses de diagnóstico.
Saber realizar algumas técnicas correntes de diagnóstico e de tratamento.
Ser capaz de algumas decisões terapêuticas.
Ser capaz de acompanhar a evolução da doença, adequando as decisões terapêuticas.
Saber adiantar algumas perspetivas sobre o prognóstico.
Ter sempre presentes nas suas atitudes referências de comportamento ético.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação, em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria.
Os conteúdos programáticos permitem ainda aos alunos a aquisição de um melhor conhecimento da criança e adolescente saudáveis e das práticas de medicina preventiva em pediatria.
O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação activa dos alunos que integrarão o grupo de trabalho que assegura a assistência às crianças e adolescentes no ambulatório, no internamento e no S de Urgência do Departamento de Pediatria. Na prática clínica, o aluno deverá integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria que no ano anterior adquiriu (semiologia, patologia clínica e social) com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:
Conteúdos programáticos:
O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação ativa dos estudantes que integrarão o grupo de trabalho que assegura a assistência às crianças e adolescentes no ambulatório, no internamento e no S de Urgência do Departamento de Pediatria. Para cumprimento dos objetivos é proporcionado ao estudante a frequência de um Centro de Saúde para melhor conhecimento da criança e do adolescente saudável, da sua integração na família e na comunidade e das práticas de medicina preventiva (imunizações, e intervenção em áreas de saúde nas redes locais do ensino pré-escolar e escolar). Na prática clínica, o estudante deverá integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria que no ano anterior adquiriu (semiologia, patologia clínica e social) com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Realização de Estágio | 162,00 |
Total: | 162,00 |
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
As 57 horas de contacto repartem-se pela actividade clínica no internamento, no ambulatório e no serviço de Urgência Pediátrica.
O ensino decorre durante cinco semanas, correspondente a 6 ECTS (162) horas de actividade total). Durante aquele período os estudantes estagiarão nas enfermarias, na consulta externa e no serviço de urgência, de acordo com as escalas designadas pelo seu tutor.
Os alunos de cada grupo serão distribuídos pelo Centro Hospitalar de S. João e pelos Hospitais Afiliados com os quais a FMUP tem protocolo de colaboração.
A cada discente será distribuído um Caderno de Estágio, onde constam os objectivos da unidade curricular e a metodologia a cumprir. Devem registar em local próprio as actividades desenvolvidas, a assiduidade e os resumos de histórias clínicas. A avaliação distribuída sobre a sua actividade e a classificação final fundamentada será preenchida pelo tutor e terá um peso relativo de 50% na classificação final. A avaliação incluirá também a discussão de um relatório clínico, no final do período do bloco, também com um peso relativo de 50% na classificação final.