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Coloproctologia

Código: OPT95     Sigla: CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 1 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.

Resultados de aprendizagem e competências

O ensino será no conceito de bloco, num módulo opcional. Neste período o discente acompanhará as atividades normais do seu  Assistente numa vivência das situações e problemas clínicos que ocorrem na prática da Coloproctologia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático inclui os seguintes temas:
Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Clínica, Exames Auxiliares, Patologia Oncológica, Patologia Inflamatória, Patologia Funcional, Proctologia, Cirurgia Endoscópica/Laparoscópica.

Bibliografia Obrigatória

Schwartz, Shires, Spencer; Principles of Surgery. , McGraw Hill, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estágio - frequência do serviço de cirurgia geral, dividida pelo internamento, bloco operatório e consulta externa multidisciplinar

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 11,00
Estudo autónomo 15,50
Realização de Estágio 14,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Será constituída por componentes que exprimem a preocupação com os objectivos da disciplina, ou seja será posto ênfase na avaliação prática.
Avaliação contínua; em que o docente responsável avaliará as capacidades do discente para a aplicação prática dos seus conhecimentos teóricos, os seus conhecimentos teóricos, a capacidade para execução de técnicas, desempenho nos seminários; as suas atitudes e o seu relacionamento com os doentes, os seus familiares e os outros profissionais de saúde. Também será avaliado o seu interesse e participação bem como assiduidade e disciplina. Avaliação teórica; apreciação e discussão do relatório de actividades. Classificação; 0 a 20 valores, com valoração de 50% a cada tipo de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação e discussão de relatório escrito

 

Observações

BIBLIOGRAFIA
Cirurgia – Patologia e Clínica. McGraw Hill, 2006; Principles of Surgery. Schwartz, Shires, Spencer, 7th Edition. McGraw Hill, 2006; Encyclopedie Medico-Chirurgicale. Paris : Elsevier Masson , 2006; Oxford Textbook of Surgery - Peter J Morris, William C Wood. Oxford University Press, 2000.

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