Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » OPT165

Empreendorismo em saúde

Código: OPT165     Sigla: EMPRSAU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 8 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  1. Desenvolver capacidades de comunicação de ideias

  2. Construir uma abordagem crítica à análise de projetos

  3. Ser munido das ferramentas necessárias para a criação de um projeto

  4. Complementar a visão médica com a vertente comercial

  5. Capacitar o estudante a aplicar o seu conhecimento e habilidade técnica para a criação de uma empresa

  6. Compreender o que é empreendedorismo e o papel da inovação

  7. Conhecer os passos necessário para criar uma startup

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução ao empreendedorismo na saúde

    • Noções gerais de empreendedorismo

    • Principais desafios nos negócios em saúde e identificação de soluções tecnológicas relevantes para a sua resolução



  2. Modelo de negócio

    • Gestão de projeto e equipa

    • Construção de modelos de negócio

    • Noções de contabilidade para startups

    • Financiamento de um projeto de empreendedorismo na saúde

    • Pesquisa de mercado e perfil do consumidor (persona)

    • Análise da concorrência usando a curva de valor (Estratégia do Oceano Azul)



  3. Comunicação

    • Comunicando a sua proposta de valor (pitch)

    • Comunicação e marketing de empresas em saúde

    • Aspetos éticos da publicidade em saúde



  4. Produto

    • Criação do Produto Mínimo Viável

    • Validação e aprovação de ideias /certificação de produtos

    • Patentes e propriedade intelectual



Bibliografia Obrigatória

Blank, S., & Dorf, B.; The Startup Owner’s Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company (1 edition). , K & S Ranch, 2012
Duarte, N. ; Slide:ology: the art and science of creating great presentations (1st ed). , Beijing ; Sebastopol, CA: O’Reilly Media., 2008
Duarte, N. ; Resonate: present visual stories that transform audiences. , Hoboken, N.J: Wiley., 2010
Kim, W. C., & Mauborgne, R. ; Blue ocean strategy: how to create uncontested market space and make the competition irrelevant (Expanded edition)., Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press., 2015
Kim, W. C., & Mauborgne, R. ; Blue ocean shift: beyond competing: proven steps to inspire confidence and seize new growth (First edition)., New York: Hachette Books., 2017
Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Clark, T. ; Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers., Hoboken, NJ: Wiley., 2010
Pulizzi, J. ; Epic content marketing: how to tell a different story, break through the clutter, and win more customers by marketing less. , New York: McGraw-Hill Education, 2014
Thiel, P. A., & Masters, B.; Zero to one: notes on startups, or how to build the future (First edition)., New York: Crown Business., 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A tipologia de aula usada nesta UC será:

  • Aulas teóricas
  • Aulas práticas de resolução de exercícios
  • A avaliação será efectuada com a apresentação final de um trabalho em grupo de criação de um modelo de negócio

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 23,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência, os estudantes deverão estar presentes em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação final de um trabalho em grupo de criação de um modelo de negócio - 100%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 03:29:52
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital