Empreendorismo em saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Desenvolver capacidades de comunicação de ideias
- Construir uma abordagem crítica à análise de projetos
- Ser munido das ferramentas necessárias para a criação de um projeto
- Complementar a visão médica com a vertente comercial
- Capacitar o estudante a aplicar o seu conhecimento e habilidade técnica para a criação de uma empresa
- Compreender o que é empreendedorismo e o papel da inovação
- Conhecer os passos necessário para criar uma startup
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução ao empreendedorismo na saúde
- Noções gerais de empreendedorismo
- Principais desafios nos negócios em saúde e identificação de soluções tecnológicas relevantes para a sua resolução
- Modelo de negócio
- Gestão de projeto e equipa
- Construção de modelos de negócio
- Noções de contabilidade para startups
- Financiamento de um projeto de empreendedorismo na saúde
- Pesquisa de mercado e perfil do consumidor (persona)
- Análise da concorrência usando a curva de valor (Estratégia do Oceano Azul)
- Comunicação
- Comunicando a sua proposta de valor (pitch)
- Comunicação e marketing de empresas em saúde
- Aspetos éticos da publicidade em saúde
- Produto
- Criação do Produto Mínimo Viável
- Validação e aprovação de ideias /certificação de produtos
- Patentes e propriedade intelectual
Bibliografia Obrigatória
Blank, S., & Dorf, B.; The Startup Owner’s Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company (1 edition). , K & S Ranch, 2012
Duarte, N. ; Slide:ology: the art and science of creating great presentations (1st ed). , Beijing ; Sebastopol, CA: O’Reilly Media., 2008
Duarte, N. ; Resonate: present visual stories that transform audiences. , Hoboken, N.J: Wiley., 2010
Kim, W. C., & Mauborgne, R. ; Blue ocean strategy: how to create uncontested market space and make the competition irrelevant (Expanded edition)., Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press., 2015
Kim, W. C., & Mauborgne, R. ; Blue ocean shift: beyond competing: proven steps to inspire confidence and seize new growth (First edition)., New York: Hachette Books., 2017
Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Clark, T. ; Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers., Hoboken, NJ: Wiley., 2010
Pulizzi, J. ; Epic content marketing: how to tell a different story, break through the clutter, and win more customers by marketing less. , New York: McGraw-Hill Education, 2014
Thiel, P. A., & Masters, B.; Zero to one: notes on startups, or how to build the future (First edition)., New York: Crown Business., 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A tipologia de aula usada nesta UC será:
- Aulas teóricas
- Aulas práticas de resolução de exercícios
- A avaliação será efectuada com a apresentação final de um trabalho em grupo de criação de um modelo de negócio
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
23,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência, os estudantes deverão estar presentes em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Apresentação final de um trabalho em grupo de criação de um modelo de negócio - 100%