Administração Hospitalar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O exercício da Medicina deve hoje ser reequacionado à luz de critérios de beneficência e de qualidade assistencial mas também à luz das restrições económicas do sistema de saúde que colocam problemas de equidade no acesso. A escassez de recursos origina decisões médicas pautadas por critérios de custo de oportunidade ou seja pela ponderação dos sacrifícios que serão impostos a outros doentes e à sociedade em geral pelas decisões quotidianas de médicos e outros profissionais de saúde. A Administração Hospitalar é fundamental para que a decisão médica tenha em consideração os custos com a prestação de cuidados de saúde. Nesta UC pretende-se que o estudante: Incorpore na sua prática clínica ferramentas essenciais à utilização racional dos recursos afetados ao setor da saúde; Sensibilizar desde cedo os futuros profissionais de saúde para a gestão eficiente dos recursos, não comprometendo a equidade no acesso ao sistema de saúde e qualidade assistencial face ao elevado índice tecnológico da Medicina Hospitalar.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular dado são abordados os principais temas da concetualização e da prática clínica da medicina paliativa capacitando assim o estudante para o exercício adequado destas funções. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O SETOR DA SAÚDE: a escassez de recursos; a estrutura do setor e os dilemas do setor; importância do planeamento estratégico; prioridades na saúde e as teorias da justiça distributiva.
O FINANCIAMENTO DA SAÚDE: sistemas de financiamento: sistemas baseados em impostos, em seguros e os copagamentos em saúde; pagamento aos prestadores; experiências internacionais.
O MERCADO DO SETOR DA SAÚDE: o modelo de mercado e as suas estruturas; assimetria de informação; teoria da agência; informação do consumidor, preços e qualidade; a agência imperfeita e a indução da procura; a incerteza e a variação da prática clínica; geografia da saúde.
A NOVA GESTÃO PÚBLICA DA SAÚDE E A GESTÃO EMPRESARIAL NO SETOR HOSPITALAR: o modelo tradicional de administração pública e o Serviço Nacional de Saúde; os novos modelos de gestão e a empresarialização hospitalar; os centros de responsabilidade integrados.
A REGULAÇÃO DA SAÚDE: teorias, modelos e estratégias de regulação. O sistema regulador da saúde em Portugal.
Bibliografia Obrigatória
Rui Nunes, Guilhermina Rego; Prioridades na Saúde , McGraw-Hill, Lisboa, 2002
Guilhermina Rego; Gestão Empresarial dos Serviços Públicos, Uma Aplicação ao Setor da Saúde , Vida Económica, Porto, 2008
Rui Nunes; Regulação da Saúde , Vida Económica, Porto, 2009
Guilhermina Rego, Rui Nunes; Gestão da Saúde , Bisturi Edições Técnicas, Lisboa, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino inclui o ensino teórico (5h/contacto), ensino teórico-prático (5h/contacto), seminários desenvolvidos no âmbito da temática de administração hospitalar (3h/contacto) e orientação tutorial.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
13,00 |
Trabalho escrito |
27,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Avaliação: Avaliação Contínua que incide na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da UC ao longo do ano; esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes individuais feitos durante as aulas teórico-práticas, e na opinião formada pelos docentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante (30% da CF); Trabalho Individual que incidirá na avaliação de uma monografia sob a orientação de um docente (70% da CF); os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
Após a aprovação à UC, a classificação final é obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua (30% da CF) e no trabalho individual (70% da CF).