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Pediatria (prática clínica)

Código: MI625     Sigla: PED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - SP (de 10-09-2018 a 12-07-2019)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 245 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivos de aprendizagem - conhecimentos, aptidões e competências (domínios cognitivo, afectivo e psico-motor) a desenvolver pelos estudantes:


Objetivos gerais:
Aperfeiçoamento de conhecimentos, atitudes e aptidões que permitam ao estudante assegurar cuidados de saúde à criança no contexto do seu meio familiar e social.

Objetivos específicos:

O estudante deve sedimentar conhecimentos anteriormente aprendidos sobre a criança normal: crescimento e desenvolvimento e suas variantes; temperamento e comportamento e seus principais factores determinantes; integração no meio familiar, escolar e social; necessidades nutricionais nos diferentes grupos etários; prevenção da doença por vacinação; conselhos para promoção de hábitos saudáveis e educação para a saúde; medidas sociais de protecção à criança e rede de cuidados de saúde.

Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.

Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.

O aluno deverá:

Saber comunicar com os doentes, familiares e com todos os profissionais de saúde.

Saber observar crianças, dos vários grupos etários, e adolescentes.

Saber decidir, com critério, sobre o recurso a exames subsidiários de diagnóstico.

Saber formular e discutir hipóteses de diagnóstico.

Saber realizar algumas técnicas correntes de diagnóstico e de tratamento.

Ser capaz de algumas decisões terapêuticas.

Ser capaz de acompanhar a evolução da doença, adequando as decisões terapêuticas.

Saber adiantar algumas perspetivas sobre o prognóstico.

Ter sempre presentes nas suas atitudes referências de comportamento ético.

Resultados de aprendizagem e competências

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação, em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria.

Os conteúdos programáticos permitem ainda aos alunos a aquisição de um melhor conhecimento da criança e adolescente saudáveis e das práticas de medicina preventiva em pediatria.

O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação activa dos alunos que integrarão o grupo de trabalho que assegura a assistência às crianças e adolescentes no ambulatório, no internamento e no S de Urgência do Departamento de Pediatria. Na prática clínica, o aluno deverá integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria que no ano anterior adquiriu (semiologia, patologia clínica e social) com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:

  • Prevenção
  • Infeções correntes em Pediatria
  • Problemas correntes em Pediatria
  • Crescimento patológico
  • Doenças cardíacas
  • Doenças do recém-nascido
  • Doenças gastrintestinais
  • Genética clínica
  • Doenças renais
  • Doenças pulmonares
  • Perturbações do comportamento
  • Doenças hematopoiéticas
  • Suporte básico de vida pediátrico
  • Criança gravemente doente

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:

O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação ativa dos estudantes que integrarão o grupo de trabalho que assegura a assistência às crianças e adolescentes no ambulatório, no internamento e no S de Urgência do Departamento de Pediatria. Para cumprimento dos objetivos é proporcionado ao estudante a frequência de um Centro de Saúde para melhor conhecimento da criança e do adolescente saudável, da sua integração na família e na comunidade e das práticas de medicina preventiva (imunizações, e intervenção em áreas de saúde nas redes locais do ensino pré-escolar e escolar). Na prática clínica, o estudante deverá integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria que no ano anterior adquiriu (semiologia, patologia clínica e social) com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:

  • Prevenção
  • Infeções correntes em Pediatria
  • Problemas correntes em Pediatria
  • Crescimento patológico
  • Doenças cardíacas
  • Doenças do recém-nascido
  • Doenças gastrintestinais
  • Genética clínica
  • Doenças renais
  • Doenças pulmonares
  • Perturbações do comportamento
  • Doenças hematopoiéticas
  • Suporte básico de vida pediátrico
  • Criança gravemente doente

Bibliografia Obrigatória

Beheram and Vaughan eds; o Nelson’s Textbook of Pediatrics - . Saunders company. 19th edition, Philadelphia, 2017.
Robert Kliegman, Karen Marcdante, Hal Jenson Richard Behrman (esd). ; Nelson Essentials of Pediatrics. Elsevier saunders 7th Edition 2017.
João M Videira Amaral; Tratado de Clínica Pediatra. Lisboa . ISBN: (ISBN 978-989-20-1277-3).
Lissauer T, Clayden G.; Illustrated textbook of Paediatrics. Third Edition, 2017., Mosby, Edinburgh
De Onis M, Garza C, Onyango AW, Martorell R.; o WHO child growth standards. Acta Pædiatr 2006;95(suppl 450).
Guerra A, Rêgo C, Silva D, Cordeiro Ferreira G, Mansilha H, Antunes H e Ferreira R-; Comissão de Nutrição da SPP.Alimentação e nutrição do lactente. Acta Ped Port 2012;43(Supl II):S17-S34.
Long S, Pickering LK & Prober C.; Principles and Practice of Pediatric Infectious Diseases, 5th Edition. 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:


As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria.

O único modo efetivo e coerente que permite atingir os objetivos de aprendizagem é feito com a integração do estudante na atividade clínica diária do Departamento de Pediatria, a nível do ambulatório, internamento e serviço de urgência. Será assim possível que o estudante aprenda a diagnosticar e a tratar as doenças pediátricas mais frequentes e a identificar e orientar as doenças menos frequentes que ultrapassem os objetivos da sua aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Realização de Estágio 162,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída sobre a sua actividade e a classificação final fundamentada será preenchida pelo tutor e terá um peso relativo de 50% na classificação final. A avaliação incluirá também a discussão de um relatório clínico, no final do período do bloco, também com um peso relativo de 50% na classificação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Metodologias de ensino (avaliação incluída):



As 57 horas de contacto repartem-se pela actividade clínica no internamento, no ambulatório e no serviço de Urgência Pediátrica.

O ensino decorre durante cinco semanas, correspondente a 6 ECTS (162) horas de actividade total). Durante aquele período os estudantes estagiarão nas enfermarias, na consulta externa e no serviço de urgência, de acordo com as escalas designadas pelo seu tutor.

Os alunos de cada grupo serão distribuídos pelo Centro Hospitalar de S. João e pelos Hospitais Afiliados com os quais a FMUP tem protocolo de colaboração.

A cada discente será distribuído um Caderno de Estágio, onde constam os objectivos da unidade curricular e a metodologia a cumprir. Devem registar em local próprio as actividades desenvolvidas, a assiduidade e os resumos de histórias clínicas. A avaliação distribuída sobre a sua actividade e a classificação final fundamentada será preenchida pelo tutor e terá um peso relativo de 50% na classificação final. A avaliação incluirá também a discussão de um relatório clínico, no final do período do bloco, também com um peso relativo de 50% na classificação final.

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