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Ginecologia/Obstetrícia (prática clínica)

Código: MI623     Sigla: G/O

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - SP (de 10-09-2018 a 12-07-2019)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 238 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral é a frequência de um estágio clínico profissionalizante em Obstetrícia e Ginecologia.


São objetivos, na área das competências,  o desenvolvimento de qualificações na prática clínica de obstetrícia e ginecologia, que permitam um desempenho adequado no âmbito da atividade assistencial indiferenciada.

Serão privilegiadas as áreas da prevenção, do rastreio e do diagnóstico e terapêutica das patologias mais frequentes, com particular atenção às situações de urgência e emergência ginecológicas e obstétricas.



Resultados de aprendizagem e competências

 

Pretende-se que, no final deste estágio, a integração dos conhecimentos teóricos na prática clínica do âmbito da obstetrícia e ginecologia, imprescindíveis à formação básica e que serão úteis no futuro em qualquer área de diferenciação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


  • Conhecimentos teóricos lecionados na UC 5ºano Ginecologia e Obstetrícia

  • Competências técnicas lecionados em aulas de simulação na UC 5ºano Ginecologia e Obstetrícia

Programa


  • Planeamento familiar;

  • infeções genitais;

  • ginecologia preventiva – rastreios;

  • climatério - terapêutica hormonal da menopausa;

  • patologia ginecológica mais prevalente: hemorrágica, uroginecológica, ligada a infertilidade; tumoral benigna e maligna;

  • urgências ginecológicas;

  • consulta de pré-conceção e pré-natal;

  • identificação de gravidez de risco;

  • rastreio e diagnóstico pré-natal;

  • assistência ao parto e puerpério;

  • complicações obstétricas.

Bibliografia Obrigatória

Beckmann CRB, Ling F, Smith RP, Barzansky BM, Herbert WNP and Laube DW ; Obstetrics and Gynecology. , Lippincott Williams & Wilkins (6th edition), 2010 , 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Quatro semanas de estágio clínico tutorizado nos serviços de Ginecologia e Obstetrícia de:

  • Hospital nuclear: Hospital de São João
  • Hospitais afiliados:
- Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia /Espinho – Vila Nova Gaia
- Hospital de Pedro Hispano- Matosinhos
- Hospital Padre Américo - Penafiel
- Hospital S. Sebastião – Santa Maria da Feira
- Instituto Português de Oncologia do Porto
- Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim / Vila do Conde
- Centro Hospitalar de Tondela - Viseu
- Centro Hospitalar de Trás-os-Monter e Alto Douro-Vila Real
- Centro Hospitalar do Médio Ave - Famalicão
- Hospital de Ponta Delgada - Açores
- Hospital do Funchal - Madeira
- Hospital de Santa Luzia - Viana do Castelo
- Hospital de Bragança
- Hospital CUF - Porto
- Hospital Privado da Boa Nova - Matosinhos
- Hospital Privado da Arrábida - Vila Nova de Gaia
- Hospital Privado Lusíadas - Porto

 

Atividade hospitalar supervisionada por 1/2 tutores:
       
       Carga horária semanal - 30h         

  • Segunda a sexta-feira: 08h30- 13h30
  • Serviço de Urgência e Sala de Partos, pelo menos uma vez por semana, 09h00 - 19h00.

 O horário da atividade hospitalar tutorizada poderá ser flexível, dependendo da atividade assistencial do tutor, no entanto, deverá ser sempre cumprida a carga horária semanal de 30h (com 10h semanais de atividade de Urgência), excluindo sessões clínicas.

É fornecida a cada aluno:

  • folha de atos ginecológicos e obstétricos (nº=20), que será preenchida durante o estágio tutorizado.
  • folha de avaliação pelo tutor


 

Sessões Clínicas:
Haverá 2 sessões clínicas de apresentação e discussão de casos clínicos (preferencialmente um caso de Ginecologia e outro de Obstetrícia), com duração média de 90 minutos, no Hospital de São João – Serviço de Obstetrícia e Ginecologia – hora e local a anunciar no início do bloco). Estas sessões prevalecem sobre a atividade clínica. Nestas sessões os alunos apresentarão e discutirão 2 casos clínicos (na totalidade do bloco).


Em caso de ausência nas sessões clínicas, só é permitido compensação da sessão clínica, no bloco em curso (em que o aluno se encontra) nos casos de apresentação de justificação reiterada pela regência.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 4,00
Realização de Estágio 148,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


  • Avaliação da atividade diária pelo tutor

  • Folha de atos médicos

  • Avaliação pelo corpo docente da FMUP nas sessões de apresentação e discussão de casos clínicos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação de desempenho durante a disciplina é feita tendo em consideração a informação dada pelos médicos tutores, o preenchimento da folha de atos ginecológicos e obstétricos e a apresentação e discussão dos casos clínicos.

  • Informação dada pelos médicos tutores (máximo 10 valores) incluem parâmetros de avaliação referentes a assiduidade, pontualidade, capacidade de execução técnica, comunicação/relações humanas no trabalho/atitude profissional e integração de conhecimentos clínicos. A avaliação para cada parâmetro inclui: 0 – prestação nula,;1 – prestação inferior a 50%; 2 – prestação entre 50 a 75% do tempo de estágio; 3 - prestação entre 75 e 100% do tempo de estágio e 4 – prestação 100%. Quando existam dois tutores pontua a média das informações dos dois tutores.
  • Preenchimento da folha de atos ginecológicos e obstétricos (nº=20) participados/observados durante a permanência nos serviços clínicos (máximo 2 valores - no caso de assiduidade de 100% mesmo que o aluno não totalize todos os atos ginecológicos e obstétricos será atribuída a pontuação máxima) pelo aluno e corroborado pelo tutor.
  • Apresentação e discussão dos casos clínicos. Durante as sessões de casos clínicos todos os alunos têm a possibilidade de apresentar e discutir 2 casos clínicos com que contactaram. A apresentação do caso clínico deverá ser sob a forma verbal, sem suporte audiovisual, em formato de resumo de história clínica.  O resumo deverá incluir os dados positivos e negativos relevantes da anamnese (antecedentes e fatores de risco relevantes, história da doença atual sumária de relevo), exame objetivo e exames complementares, finalizando com lista de problemas ativos e plano terapêutico proposto para a doente (segundo modelo de apresentação de casos clínicos em reuniões de serviço hospitalares matinais diárias). A apresentação e discussão são avaliadas pelo docente presente na sessão, sendo os critérios de avaliação:

    1 – Formato do resumo clínico (Linguagem médica/nomenclatura, Capacidade de síntese, Estruturação do resumo clínico) – 1 valor;

    2 – Resumo clínico (Antecedentes/factores de risco, Motivo, História da doença atual-subjetivo, Exame objetivo, Avaliação – justificação/avaliação de exames auxiliares de diagnóstico) – 2 valores;

    3 – Discussão clínica (Lista de problemas médicoa ativos, Plano terapêutico, Integração de conhecimentos) – 1 valor.

    (máximo de 8 valores, 4 valores para cada caso clínico).


Classificação final (1 a 20 valores com arredondamento à unidade)= (avaliação pelo tutorx10)/20 + avaliação das sessões de casos clínicos + folha de atos.

Os alunos entregarão no final do estágio a informação dada pelo(s) médico(s) tutor(es) e a folha de atos ginecológicos e obstétricos preenchida à Secretária da Unidade de Ginecologia/Obstretrícia (D. Célia) – piso 4.

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Questionário de satisfação (anónimo) do estudante específico da UC:
- entregue pelo regente / substituto na aula de apresentação ao delegado do bloco, que deverá proceder à sua distribuição por todos os estudantes a frequentar o bloco;

- após preenchimento o estudante deverá entregar no secretariado da UC (Piso 4).

Melhoria de classificação

A avaliação de conhecimentos é opcional.

A melhoria de nota, quando solicitada pelo aluno, no final do ano letivo, será agendada para o período previsto pela FMUP. Estarão presentes, o regente ou seu substituto e um docente da UC. Será atribuída uma doente do internamento de Ginecologia ou Obstetrícia.

O aluno terá o período de uma manhã para realizar a anamnese e consultar o respetivo processo clínico. A prova de melhoria de nota será realizada sob a forma de apresentação e discussão oral, sem suporte audiovisual do respectivo caso clínico atribuído, com uma duração aproximada de 90 minutos.

Os critérios de avaliação de melhoria de nota são:

1.Formato do Resumo Clínico (5 valores máximo):

  • Linguagem médica / nomenclatura
  • Capacidade de Síntese
  • Estruturação do resumo clínico
2.Resumo Clínico (9 valores máximo):
  • Antecedentes/factores de risco
  • Motivo
  • História da doença atual – Subjetivo
  • Exame objetivo
  • Avaliação – Justificação / Avaliação de exames auxiliares de diagnóstico
3.Discussão Clínica (6 valores máximo):
  • Lista de problemas
  • Plano terapêutico
  • Integração de conhecimentos


A classificação final será o resultado da nota mais elevada (melhoria de nota ou nota final do bloco).

Observações

BIBLIOGRAFIA: disponível para consulta no secretariado da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia da FMUP, situado no piso 4.

Básica:

 Beckmann CRB, Ling F, Smith RP, Barzansky BM, Herbert WNP and Laube DW (Eds). Obstetrics and Gynecology. Lippincott Williams & Wilkins (6th edition), 2010
 Graça LM. Medicina Materno-Fetal (5ª edição). Lidel, 2017.
 Plataforma electrónica: www.alert-student. Lista de problemas clínicos da área de Ginecologia e Obstetrícia.

Avançada:
 Cunningham FG, Leveno KJ. Williams Obstetrics. McGraw-Hill, (24th edition), 2014.
 Berek JS et al. Novak's Gynecology. Lippincott, Williams& Wilkins, (15th edition), 2012.

Manuais:
Ginecologia
 Fernando Mota. Compêndio de Ginecologia Oncológica. Lidel, Lisboa, 2012.
 Ana Rosa Costa, Jorge Beires, Nuno Montenegro. Protocolos de Ginecologia e Medicina da Reprodução. Lidel, Lisboa, 2011.
 Ana Rosa Costa, Jorge Beires, Nuno Montenegro. 4Teen – Ginecologia na Adolescência. Edições 1ST News, Lisboa, 2010.
 Oliveira C et al. Manual de Ginecologia (Volume I e II). Permanyer Portugal. 2009.


Obstetrícia
 Diogo Ayres-de-Campos, Isabel Santos Silva, Fernando Jorge Costa. Emergências Obstétricas. Lidel, Lisboa, 2011.
 Luisa Machado, Alexandra Matias, Nuno Montenegro. Guias de Saúde – Diagnóstico Pré-Natal. Quidnovi, Vila do Conde, 2010.
 Montenegro N, Rodrigues T, Ramalho C, Ayres-de-Campos D. Protocolos de Medicina Materno-Fetal. LIDEL, Lisboa, 3ªedição, 2014.

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