Clínica Pediátrica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019)
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Os estudantes devem ser capazes de:
- Comunicar com a criança e familiares
- Efetuar a história clínica, realizar o exame físico nos diferentes grupos etários e elaborar um relatório clínico
- Implementar medidas preventivas na infância e da adolescência
- Promover o aleitamento materno e diversificação alimentar adequada ao grupo etário
- Aconselhar a família e a comunidade na promoção de estilos de vida saudáveis
- Avaliar o crescimento, estado nutricional e desenvolvimento da criança
- Aconselhar sobre vacinação e promover a adesão ao Plano Nacional e Vacinação
- Cumprir as recomendações do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil
- Rastrear malformações congénitas
- Prestar cuidados ao recém-nascido na sala de partos
- Identificar e tratar as principais patologias neonatais
- Prevenir, identificar e tratar as intoxicações e os acidentes
- Identificar e orientar a criança maltratada
- Prestar cuidados de suporte básico de vida à criança
- Reconhecer a criança gravemente doente
- Aprender a clínica e terapêutica em doenças médicas ou cirúrgicas, frequentes e/ou graves
- Obter e interpretar a semiologia em doenças com implicações cirúrgicas
- Adaptar os princípios cirúrgicos genéricos à criança com uma abordagem fisiopatológica
- Apreender e hierarquizar os princípios de atuação e cronologia operatória
- Valorizar as implicações biopsicossociais das intervenções cirúrgicas no estrato pediátria
- Reconhecer, atempadamente, as situações para referenciação
Resultados de aprendizagem e competências
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria e Cirurgia Pediátrica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conteúdos programáticos:
- Introdução à Pediatria
- Comunicação clínica em Pediatria
- História clínica em Pediatria
- Semiologia pediátrica
- Alimentação no 1º ano de vida
- O recém-nascido
- Reanimação neonatal
- Icterícia neonatal
- Infeção neonatal
- Plano Nacional de Vacinação
- Estadios de desenvolvimento
- Crescimento normal e patológico
- O adolescente
- A criança com febre
- A criança com doença exantemática
- Patologia nefrológica
- Infeções respiratórias na criança
- A criança com doença alérgica
- A criança com vómitos e diarreia
- Odontopediatria
- Embriologia cardíaca e circulação fetal e peri-natal
- A criança com sopro cardíaco
- Diagnósticos diferenciais na criança com cianose
- Obesidade em Pediatria
- Ética em Pediatria
- Patologia hematológica e oncologia na criança
- Doenças crónicas na criança
- Acidentes e intoxicações: prevenção e tratamento
- A criança gravemente doente
- Prescrição em Pediatria
- Âmbito e finalidade da Cirurgia Pediátrica
- A doença cirúrgica em idade pediátrica
- Patologia cirúrgica no recém-nascido
- Patologia cervical congénita
- Dificuldade respiratória “cirúrgica”
- Patologia da parede abdominal e região inguino-escrotal
- Doenças gastrointestinais com implicações cirúrgicas
- Patologia urológica e genital
Bibliografia Obrigatória
Lissauer T, Clayden G. (ed),; Illustrated textbook of Paediatrics., Mosby, Edinburgh, 5th Edition, . ISBN: (ISBN: 978-0-7234-3871-7).
Bates' Guide to Physical Examination and History Taking. Lynn S. Bickley (ed), Lippincott Williams and Wilkins; 11th ed, 2017 ; Lynn S. Bickley (ed);. ISBN: (ISBN-13: 978-1609137625).
Karen J Marcdante, Robert M. Kliegman (ed) ; ; Nelson Essentials of Pediatrics.Elsevier. 7th ed. 2015. . ISBN: (ISBN-13: 978-1455759804)
Myung K. Park (ed); ; Pediatric Cardiology for practitioners. , Mosby 6th edition. 2014. . ISBN: (ISBN: 9780323169516)
Mhairi G MacDonald, Mary M. K. Seshia. (ed);; Avery's Neonatology: Pathophysiology and Management of the Newborn. Wolters Kluwer, 7th ed. 2016.. ISBN: (ISBN-13: 978-14511926812017).
João M Videira Amaral (ed); , Lisboa 2008 (ISBN 978-989-20-1277-3). ; Tratado de Clínica Pediatra.
Ladd AP, Rescorla FJ, Grosfeld JL (ed),; ; Handbook of Pediatric Surgical Patient Care. World Scientific Pub Co, 2014.
Thomas DFM, Duffy PG, Rickwood AMK (ed); ; Essentials of Paediatric Urology., 2nd ed, Informa UK, 2008
Holcomb III GW, Murphy JP, Ostlie DJ (ed); ; Ashcraft’s Pediatric Surgery., 6th ed. Saunders Elsevier, 2014.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria e Cirurgia Pediátrica.
Visam a aprendizagem de atitudes e aptidões que permitirão o desenvolvimento de uma prática clínica no decurso do 6º ano.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
10,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
85,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Estudo autónomo |
98,00 |
Frequência das aulas |
85,00 |
Realização de Estágio |
30,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Obtém a frequência da Unidade Curricular o aluno que cumprir pelo menos 75% das aulas práticas e Teórico-práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
Metodologias de ensino (avaliação incluída): As 85 horas de contacto são repartidas pelos seguintes tipos de metodologias:
Teórico- 30 horas;
Teórico-prático - 25 horas;
Estágios - 30 horas.
Modo de avaliação: distribuída com exame final
Exame Teórico - 85% 17v
Exame Prático - 10% 2v
Avaliação Contínua 5% 1v
Para aprovação o aluno deve obter uma classificação parcelar (no teste, no exame pátivo e na avaliação continua) de pelo menos 50% em cada.