Doenças Respiratórias e do Tórax
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019)
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulos
Código |
Nome |
MI421_A |
Doenças Respiratórias e do Tórax_A |
MI421_B |
Doenças Respiratórias e do Tórax_B |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias respiratórias e torácicas (não cardiovasculares) mais frequentes ou revelevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes no âmbito destas patologias.
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica, terapêutica, anatomo-patológica e imagiológica com o envolvimento de espacilaistas em Pneumologia, Cirurgia torácica, Farmacologis clínica, Radiologia e Anatomia patológica.
Resultados de aprendizagem e competências
Nos conteúdos programáticos descritos estão compreendidas as principais entidades clínicas que um médico gereralista deve conhecer, privilegiando uma abordagem que dote os estudantes com as competências e aptidões necessárias à prevenção, orientação clínica e seguimento destes doentes.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Fisiopatologia, semiologia, prevenção, diagnóstico, tratamento (médico e cirúrgico) e prognóstico das patologias do foro pulmonar e torácico (não cardiovascular). Mais concretmehte serão abordadaos os tema seguintes:
Sistema respiratório: estrutura e função; Exame físico e história clínica em Pneumologia e Cirurgia torácica; Estudo funcional respiratório; Broncologia; Ventilação não invasiva; Procedimentos diagnósticos invasivos; Pneumonias; Tuberculose; asma; DPOC; Infeções das vias aéreas; Cancro do pulmão; Aparelho respiratório e sono; Patologia do timo e do medistino; Patologia do diafragma;Traumatismos torácicos; Resseções pulmonares (tipos, indicações e implicações); Transplantação pulmonar: Suporte ventilatório mecânico: princípios gerais e aplicações clínicas; Substituição da função pulmonar: princípios gerais e aplicações clínicas.
Bibliografia Obrigatória
Longo Dan L, et al; Principles of Internal Medicine, 2016
Marques JA; Guias de Saúde: Tabagismo
Bibliografia Complementar
Sotto-Mayor, Renato; Tratado de Pneumologia
Marques JA; Guias de Saúde: tuberculose
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino da unidade curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas (20 horas), seminários com discussão de casos clínicos (12 horas), aulas práticas (20 horas), trabalhos de grupo e orientação tutorial (3 horas), perfazendo um total de 57 horas de contacto, incluindo avaliação (2 horas).
A classificação final terá um componente prático ponderado em 50% (resultantes da avaliação contínua + exame prático e um componente teórico (teste de escolha múltipla) ponderado em 50%.
A avaliação privilegiará a integreção de conhecimentos e a capacidade de resolução de problemas.
As aulas teóricas destinam-se à exposição dos grandes temas da UC, sendo complementadas por seminários para grupos mais pequenos de estudantes onde se procede à discussão de casos clínicos que facilitam a integração das matérias e onde se estimula a capacidade de decisão dos estudantes.
As aulas práticas serão efetuadas com doentes e incluirão a anamnese e o exame físico dos mesmos, seguidas de discussão dos meios complementares de diagnóstico a pedir, os seus resultados e a orientação do doente.
Nas aulas de orientação tutorial os estudantes acompanharão o seu tutor durante a sua atividade clínica de modo a obter uma perceção da atividade desenvolvida nos diferentes sectores assistenciais dos serviços.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
30,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
105,00 |
Frequência das aulas |
57,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes têm de ter frequentado, pelo menos, 2/3 das aulas práticas e 2/3 dos seminários.
Fórmula de cálculo da classificação final
0,5ET + 0,3EP+ 0,2AC = Classificação final
Et - Exame teórico
Ep - Exame prático
AC - Avalição contínua
No conjunto, a média das 3 parcelas de avaliação têm de perfazer, 10 valores (9,50 antes de arredondamento).
É obrigatório obter 10 valores em cada parcela.