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Investigação Biomédica: modelos experimentais

Código: OPT150     Sigla: IBME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 6 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo geral desta unidade curricular é fomentar a capacidade científica dos futuros médicos, dotando-os de conhecimento sobre os modelos experimentais que podem ser utilizados em diferentes contextos de investigação biomédica.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

- reconhecer a importância do recurso ao modelo experimental na investigação biomédica

- identificar os diversos tipos de modelos experimentais com aplicação na investigação biomédica

- enumerar vantagens e desvantagens na utilização dos diferentes tipos de modelos experimentais

- selecionar diferentes tipos de modelos experimentais com base no objetivo específico de cada projeto de investigação

- elaborar um desenho de estudo propondo um modelo experimental, com base numa questão de investigação científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O método científico e o modelo experimental - 1 h (T)

Modelos experimentais – 2 h (T)

Modelos celulares: linhas celulares – 1 h (T)

Modelos celulares: cultura primária – 1 h (T)

Seminário Projeto de investigação: a cultura de células como modelo experimental – 1 h (S)

Modelos celulares: o laboratório de cultura celular – 6 h (PL)

A Ética e os modelos experimentais – 1 h (T)

A Cronobiologia e os modelos experimentais – 1 h (T)

Peixe-zebra: princípios básicos de investigação e maneio – 1 h (T)

Seminário Projeto de investigação: o peixe-zebra como modelo experimental – 1 h (S)

Peixe-zebra: os tanques in loco – 2 h (PL)

Roedores: princípios básicos de investigação e maneio – 1 h (T)

Seminário Projeto de investigação: o Rato como modelo experimental – 1 h (S)

Roedores: o biotério in loco – 2 h (PL)

Ensaios em humanos – 2 h (T)

Seminário Projeto de investigação: ensaio em humanos – 1 h (S)

Debate: modelos experimentais em investigação biomédica – 3 h (S)

Bibliografia Obrigatória

TARIK F. MASSOUD, GEORGE J. HADEMENOS, WILLIAM L. YOUNG, H, ERZHEN GAO, JOHN PILE-SPELLMAN AND FERNANDO VINUELA; Principles and philosophy of modeling in biomedical research, FASEB J. 12: 275-285, 1998

Bibliografia Complementar

Nuno Henrique Franco; Animal Experiments in Biomedical Research: A Historical Perspective, Animals, 3: 238-273, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular, com 3 ECTs, prevê 81 horas de trabalho total e será ministrada num bloco com 28 h de contacto distribuídas entre preleções teóricas (11 horas), seminários (7 h) e aulas práticas laboratoriais (10 h) que, dependendo do nº de alunos inscritos poderá recorrer à organização de turnos.

A avaliação será distribuída sem exame final.

Para obterem frequência os estudantes deverão assistir a um mínimo de 75% das aulas dadas e ainda ter uma classificação final igual ou superior a 10 valores (em 20), calculada com base na seguinte fórmula:

Classificação final = (AC*0.1) + (Deb*0.2) + (TE*0.7)

Em que:

AC – avaliação contínua da participação presencial

Deb – classificação obtida no debate final

TE – classificação obtida no trabalho escrito

Os estudantes serão avaliados continuamente pela sua participação em todas as atividades letivas propostas. Será também avaliada a sua prestação na preparação e no desenvolvimento do debate. O trabalho escrito consistirá na elaboração de um desenho experimental para dar resposta a uma questão de investigação colocada pelo regente da UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = (AC*0.1) + (Deb*0.2) + (TE*0.7)

Em que:

AC – avaliação contínua da participação presencial

Deb – classificação obtida no debate final

TE – classificação obtida no trabalho escrito

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