Código: | OPT150 | Sigla: | IBME |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 6 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- reconhecer a importância do recurso ao modelo experimental na investigação biomédica
- identificar os diversos tipos de modelos experimentais com aplicação na investigação biomédica
- enumerar vantagens e desvantagens na utilização dos diferentes tipos de modelos experimentais
- selecionar diferentes tipos de modelos experimentais com base no objetivo específico de cada projeto de investigação
- elaborar um desenho de estudo propondo um modelo experimental, com base numa questão de investigação científica.O método científico e o modelo experimental - 1 h (T)
Modelos experimentais – 2 h (T)
Modelos celulares: linhas celulares – 1 h (T)
Modelos celulares: cultura primária – 1 h (T)
Seminário Projeto de investigação: a cultura de células como modelo experimental – 1 h (S)
Modelos celulares: o laboratório de cultura celular – 6 h (PL)
A Ética e os modelos experimentais – 1 h (T)
A Cronobiologia e os modelos experimentais – 1 h (T)
Peixe-zebra: princípios básicos de investigação e maneio – 1 h (T)
Seminário Projeto de investigação: o peixe-zebra como modelo experimental – 1 h (S)
Peixe-zebra: os tanques in loco – 2 h (PL)
Roedores: princípios básicos de investigação e maneio – 1 h (T)
Seminário Projeto de investigação: o Rato como modelo experimental – 1 h (S)
Roedores: o biotério in loco – 2 h (PL)
Ensaios em humanos – 2 h (T)
Seminário Projeto de investigação: ensaio em humanos – 1 h (S)
Debate: modelos experimentais em investigação biomédica – 3 h (S)
Esta unidade curricular, com 3 ECTs, prevê 81 horas de trabalho total e será ministrada num bloco com 28 h de contacto distribuídas entre preleções teóricas (11 horas), seminários (7 h) e aulas práticas laboratoriais (10 h) que, dependendo do nº de alunos inscritos poderá recorrer à organização de turnos.
A avaliação será distribuída sem exame final.
Para obterem frequência os estudantes deverão assistir a um mínimo de 75% das aulas dadas e ainda ter uma classificação final igual ou superior a 10 valores (em 20), calculada com base na seguinte fórmula:
Classificação final = (AC*0.1) + (Deb*0.2) + (TE*0.7)
Em que:
AC – avaliação contínua da participação presencial
Deb – classificação obtida no debate final
TE – classificação obtida no trabalho escrito
Os estudantes serão avaliados continuamente pela sua participação em todas as atividades letivas propostas. Será também avaliada a sua prestação na preparação e no desenvolvimento do debate. O trabalho escrito consistirá na elaboração de um desenho experimental para dar resposta a uma questão de investigação colocada pelo regente da UC.Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Classificação final = (AC*0.1) + (Deb*0.2) + (TE*0.7)
Em que:
AC – avaliação contínua da participação presencial
Deb – classificação obtida no debate final
TE – classificação obtida no trabalho escrito