Sistemas de Apoio à Decisão Clínica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Perceber o contexto associado aos sistemas de apoio à decisão clínica, incluindo a sua caracterização, requisitos, componentes, evolução, fatores de sucesso, riscos e desafios para os profissionais de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
Descrever os requisitos para um bom sistema de apoio à decisão clínica (SADC);
Caracterizar as componentes dos SADC;
Explicar a evolução histórica recente dos SADC;
Reconhecer a influência dos SADC na atitude dos profissionais de saúde;
Utilizar e caracterizar sistemas de apoio à decisão.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução aos SADC, requisitos para um bom sistema de apoio à decisão, componentes dos SADC, perspetiva histórica dos SADC, fatores de sucesso, influência dos SADC na atitude dos profissionais de saúde, caracterização de vários sistemas, exemplos práticos; evidência e decisão em saúde; extração de conhecimento de dados e árvores de decisão; heterogeneidade de SADC e desenvolvimento de SADC como validação de testes diagnóstico; mobile health; avaliação de SADC.
Bibliografia Obrigatória
Berner E. S. (Eds; ). Clinical Decision Support Systems: Theory and Practice (2nd edition). , New York, USA: Springer., 2007
Cimino, J. J.,& Shortliffe, E. H. (Eds) ; ). Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine (3rd edition). , New York, USA: Springer-Verlag. , 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas (4h) e teórico-práticas (8h) com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação dos trabalhos individuais e de grupo propostos (40%), com apresentação oral (20%), e exame final (40%).