Código: | MI520 | Sigla: | G/O |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fmup/pt/conteudos_geral.ver?pct_pag_id=1008760&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=400505 |
Unidade Responsável: | Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 114 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 5 | - | 9 | 85 | 243 |
Código | Nome |
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MI520_A | Ginecologia/Obstetrícia_A |
MI520_B | Ginecologia/Obstetrícia_B |
Habilitação do estudante com a teoria e com a prática, necessárias ao estágio clínico do 6º ano, ao exame de acesso ao Internato Médico e à aprendizagem contínua.
Aprendizagem e competência na elaboração de histórias clínicas, realização do exame físico em Ginecologia e Obstetrícia, planeamento familiar, assistência básica ao parto, rastreio diagnóstico e tratamento das principais patologias Ginecológicas e Obstétricas
No domínio dos conhecimentos: Aprendizagem da teoria Ginecológica e Obstétrica. No domínio das aptidões: Desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem, de manuseamento do material de uso corrente em Ginecologia-Obstetrícia, de realização do exame ginecológico e obstétrico no manequim, de familiarização com exames complementares, tais como a ultrassonografia, histerosalpingografia, colposcopia, histeroscopia e a cardiotocografia e de colheita de histórias clínicas, desenvolvendo a capacidade de ouvir, perguntar e organizar a informação, designadamente no que respeita ao diagnóstico diferencial. No domínio das atitudes: Desenvolvimento de visão holística do paciente em ginecologia-obstetrícia, de respeito pela diversidade científica, técnica, e cultural e pela vida em todas as fases, pré e pós-natal; desenvolvimento de profissionalismo, de capacidade de integração em equipas de trabalho e de interesse pela formação continuada e investigação.
Ensino-aprendizagem em regime semestral. Nas primeiras semanas: sessões iconográficas, sessões de ensino-aprendizagem com simuladores e sessões de apresentação de vídeos pelos estudantes, com avaliação contínua formativa. Nas últimas semanas: iniciação à clínica ginecológica e obstétrica em regime hospitalar, com avaliação contínua formativa. Seminários interdisciplinares com Anatomia-Patológica, Terapêutica e Imagiologia
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Prova oral | 10,00 |
Teste | 60,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Avaliação Contínua de Simulação: Preenchimento diário pelo docente de folha com manobras básicas com simuladores (1 valor).
Avaliação Contínua Clínica: Preenchimento diário pelo docente de folha com intervenções básicas nos diversos sectores hospitalares(1 valor).
A frequência é atribuída mediante o cumprimento de 75% dos requisitos anteriores.
Classificação Final = Avaliação Contínua de Simulação (1 valor) + Avaliação Final de Simulação (2 valores) + Avaliação Iconográfica (1 valor) + Avaliação 2 vídeos clínicos (1 valor) + Avaliação Contínua Clínica (1 valor) + Passagem de Casos Clínicos (1+1=2 valores) + Avaliação Teórica Final (12 valores).
Cada componente de avaliação obedece a uma grelha específica disponível no Sigarra-FMUP.
Competência deontológica: avaliação não quantitativa, diária, eliminatória (apto ou inapto).
Avaliação contínua incluindo assiduidade a 3 sessões de simulação: Preenchimento pelo docente de folha com manobras básicas com simuladores (1 valor). Nota mínima: 0,75 valores.
Apresentação de dois vídeos clínicos: apresentação sumária de 2 vídeos com temas pré-definidos (1 valor).
OSCE com avaliação final de simulação: resolução de um caso simulado de Ginecologia e de Obstetrícia (2 valores) e avaliação iconográfica: resolução de um caso-vídeo de Ginecologia e de Obstetrícia (1 valor).
Avaliação contínua clínica: Validação pelo docente de folha de 5 sessões clínicas (Consulta-Ginecologia, Consulta-Obstetrícia, internamento-Ginecologia, Internamento-Obstetrícia, Urgência. Inclui a colheita de uma história clínica completa de Ginecologia e de Obstetrícia (1 valor). Nota mínima: 0,75 valores.
Passagem de Casos Clínicos: apresentação sumária de um caso clínico de Ginecologia e de Obstetrícia - “passagem de serviço” (2 valores).
Avaliação Teórica Final: teste com 40 perguntas de escolha múltipla com uma escolha certa (casos clínicos resumidos), das quais 10 relacionadas com os seminários (4 de Anatomia-Patológica, 4 de Terapêutica e 2 de Imagiologia); 5 perguntas de escolha múltipla com uma ou mais escolhas certas selecionadas de uma base de dados de perguntas conhecidas; 2 perguntas de resposta rápida por extenso (10+1+1=12 valores). Sem descontos. Duração 90 minutos.
Nos termos do Regulamento Pedagógico, será possível recurso de classificação a cada um dos módulos classificativos, não contínuos, separadamente ou em conjuntos, contando para o resultado final todos os módulos selecionados para melhoria.
Não esquecer as formalidades obrigatórias com os serviços administrativos.
Bibliografia:
Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2013. (7th edition). Custo aproximado 40 euros.
Outros Manuais
Curso de Obstetrícia. Mendes ML (Ed). Livraria Almedina. Coimbra 1993. Medicina Materno-Fetal. Graça LM (Ed). Lidel. Lisboa 2017. Manual de Ginecologia. Carlos Freire de Oliveira. Permanyer Portugal 2010.
Tratados
Williams Obstetrics Cunningham FG, e tal (Eds). Appleton & Lange. New York 2009. Berek & Novak's Gynecology Berek JS (Ed). Lippincott, Williams & Wilkins 2006.
Outra documentação
Normas da Direcção Geral de Saúde. Outros protocolos ou textos disponibilizados.