Infeção e Cancro
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Relacionar as características estruturais, biológicas e epidemiológicas dos agentes infecciosos associados a cancro com a história natural das respectivas infecções;
- Distinguir os métodos de detecção e caracterização das infecções associadas a cancros;
- Comparar os diferentes tipos de agentes infecciosos causadores de cancro relativamente aos mecanismos de carcinogénese;
- Descrever as principais características epidemiológicas e clínico-patológicas dos cancros associados a infecções;
- Integrar dados epidemiológicos, experimentais e clínicos que evidenciam relações de causalidade entre os agentes infecciosos e as respectivas neoplasias malignas;
- Explicar o papel da microbiota na patogénese do cancro;
- Discutir o potencial dos cancros associados a agentes infecciosos como alvos de prevenção, rastreio e detecção precoce.
Resultados de aprendizagem e competências
- Relacionar as características estruturais, biológicas e epidemiológicas dos agentes infecciosos associados a cancro com a história natural das respectivas infecções;
- Distinguir os métodos de detecção e caracterização das infecções associadas a cancros;
- Comparar os diferentes tipos de agentes infecciosos causadores de cancro relativamente aos mecanismos de carcinogénese;
- Descrever as principais características epidemiológicas e clínico-patológicas dos cancros associados a infecções;
- Integrar dados epidemiológicos, experimentais e clínicos que evidenciam relações de causalidade entre os agentes infecciosos e as respectivas neoplasias malignas;
- Explicar o papel da microbiota na patogénese do cancro;
- Discutir o potencial dos cancros associados a agentes infecciosos como alvos de prevenção, rastreio e detecção precoce.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Agentes infecciosos (vírus, bactérias e parasitas) envolvidos na etiopatogenia do cancro. Taxonomia, estrutura e biologia. Epidemiologia e história natural das infecções. Métodos de detecção e caracterização dos agentes infecciosos.
II. Mecanismos de carcinogénese dos agentes infecciosos. Oncoproteinas virais, alvos celulares e transformação neoplásica. Papel da inflamação crónica induzida por agentes infecciosos na iniciação, promoção e progressão tumorais.
III. Neoplasias malignas de etiopatogenia infecciosa. Características clínico-patológicas. Estudos epidemiológicos de cancro em humanos. Modelos experimentais.
IV. Contribuição da microbiota humana para o desenvolvimento de cancro.
V. Prevenção, rastreio e detecção precoce de cancros induzidos por agentes infecciosos.
Bibliografia Obrigatória
de Martel C, Ferlay J, Franceschi S, Vignat J, Bray F, Forman D, Plummer M; Global burden of cancers attributable to infections in 2008: a review and synthetic analysis, 2012 (Lancet Oncology 13: 607-15)
Pagano JS, Blaser M, Buendia MA, Damania B, Khalili K, Raab-Traub N, Roizman B; Infectious agents and cancer: criteria for a causal relation, 2004 (Seminars in Cancer Biology 14: 453-71)
International Agency for Research on Cancer; Section 2 - Etiology of cancer. 2.5. Chronic infections, Boyle P, Levin B, 2008 (World Cancer Report pp. 128-135)
International Agency for Research on Cancer ; Section 4 - Acting for Prevention. 4.3 Vaccination, Boyle P, Levin B, 2008 (World Cancer Report pp. 274-279)
International Agency for Research on Cancer; Section 4 - Acting for Prevention. 4.5 Screening for Cervical Cancer, Boyle P, Levin B, 208 (World Cancer Report pp. 288-295)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino decorrerá sob a forma de aulas teóricas e de seminários. As aulas teóricas são expositivas e abordam conceitos que serão desenvolvidos nos seminários. Os seminários temáticos versam o estado-da-arte complementado com exemplos de investigação básica e de investigação aplicada, permitindo uma melhor integração dos conhecimentos. Os seminários temáticos são seguidos de um período de discussão com os alunos, encorajando o feed-back, estimulando a capacidade de pensamento crítico e permitindo a consolidação dos objectivos de aprendizagem.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação tem a forma de um exame final, com uma prova escrita, com questões de escolha múltipla e questões de resposta curta. A avaliação é expressa na escala de 0 a 20 valores. A aprovação pressupõe a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores e a frequência de, pelo menos, 75% das sessões presenciais previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
100% exame escrito.