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Introdução à Investigação em Patologia Molecular Aplicada em Oncologia

Código: OPT18     Sigla: IIPMO14

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S (de 11-09-2017 a 02-02-2018) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 9 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 27 81
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

- Indicar as características celulares das células neoplásicas

- Descrever as características celulares das células neoplásicas

- Identificar metodologias apropriadas para o estudo de várias características celulares

- Explicar os pressupostos teóricos das metodologias

- Experimentar técnicas para a avaliação das características das células neoplásicas

- Distinguir as várias metodologias quanto às suas limitações

- Conhecer os vários modelos experimentais celulares e animais e saber as suas limitações

- Identificar as limitações dos vários modelos experimentais celulares e animais  

- Planear abordagens experimentais para estudo de uma característica celular

- Interpretar resultados obtidos nas várias abordagens experimentais

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes deverão estar habilitados com utensílios de descrição e análise apropriados tanto à compreensão de práticas laboratoriais nos domínios da investigação básica e de translação em Oncologia como ao desenvolvimento dos seus projectos de investigação.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência concluida das UC do 1º semestre do 2º ano do MIMED em que são lecionados os conteúdos de ciclo celular e apoptose

Programa


  1.        Introdução às características neoplásicas

  2.        Proliferação e apoptose em oncologia

  3.        Susceptibilidade genética e instabilidade genética em oncologia

  4.        Infecção em oncologia

  5.        Modelos animais em oncologia

  6. Metabolismo celular em oncologia

Bibliografia Obrigatória

Cláudio Sunkel e Carlos Azevedo Editores(5.ª Edição), Lidel.; Biologia Celular e Molecular, Capitulo “ A célula neoplásica”, Lidel.
Hanahan D, Weinberg RA; . Hallmarks of cancer: the next generation.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cinco módulos lectivos de 5 h cada compreendendo uma breve Introdução teórica (30 mn), prática laboratorial (4h) e discussão de resultados (30 mn)

As sessões serão organizadas de forma a privilegiar a componente prática. A curta introdução teórica inicial pretende enquadrar os conteúdos da sessão em problemas concretos de investigação ou de diagnóstico em patologia. O ponto de partida para as actividades laboratoriais será a informação obtida a partir de projectos de investigação concretos em curso no laboratório ou, preferencialmente, projectos em que os alunos estejam envolvidos (p.ex. trabalhos de  tese de mestrado integrado).

Dar-se-á primazia aos métodos práticos, activos e demonstrativos, os quais serão complementados com curtos momentos expositivos de apresentação e discussão de conceitos teóricos e metodológicos.

Cada sessão terminará com uma curta discussão sobre as abordagens metodológicas experimentadas discussão dos ,resultados obtidos, aplicações, limitações e possíveis artefactos.

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Genética
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia patológica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Oncologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame escrito: teste com perguntas de escolha múltipla, perguntas de associação, perguntas de desenvolvimento e de resposta curta. A classificação será expressa na escala de o a 20.
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