Formação Social e Humana
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se, através de ações de voluntariado e posterior reflexão (o chamado "service learning"), promover a formação social e humana do futuro médico.
Criar um espaço, onde o estudante seja convidado a tomar contacto com a realidade da sociedade, bem como interagir com diferentes tipos de pessoas ajudando assim a conhecer melhor a Pessoa Humana.
Pretende-se que o estudante perceba o seu papel na sociedade e se torne socialmente mais responsável.
Espera-se, através desta unidade curricular, contribuir para uma medicina mais humana e atenta aos problemas sociais.
Resultados de aprendizagem e competências
Nesta unidade pretende-se promover a formação social e humana e para tal recorrer-se-á à realização de ações de voluntariado onde o estudante tomará contato com outras realidades.
A ação ou as ações desenvolvidas terão um objetivo definido e serão selecionadas pelo estudante. Desta forma, responsabilizar-se-á o estudante pelas decisões tomadas e promover se á uma escolha responsável.
Ao contactar com realidades distintas das suas, o estudante ficará mais sensibilizado para os vários problemas sociais e humanos, tomando assim contacto com uma realidade que muitas vezes desconhece.
Ao obrigar a que pelo menos vinte horas sejam ligadas à saúde permitir-se-á ao estudante vivenciar as dificuldades e sentimentos que os doentes sentem, esperando-se assim aproximar o futuro médico dos doentes.
A realização de um relatório final permitirá ao estudante refletir sobre o trabalho efetuado e desta forma integrar o serviço prestado na sua formação. Esta reflexão é muito importante para distinguir a realização de ações de voluntariado de uma atividade curricular onde através de ações de voluntariado se pretende a aquisição de competências bio-psico-sociais muitos importantes para a profissão médica (R.G. Bringle, J.A. Hatcher, Implementing Service Learning in Higher Education, Journal of Higher Education, Vol. 67 (2), 1996).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Poderão ser requeridos para determinadas ações pelas Instituições proponentes
Programa
Realização de ações de voluntariado no mínimo de 50 horas, sendo que pelo menos 20 horas deverão estar ligadas à saúde.
Bibliografia Obrigatória
(Diário da República – I-Série A); Lei 71/98 de 3 de Novembro de 1998
Observações Bibliográficas
Não existe bibliografia aconselhada, trata-se de uma unidade curricular em que a aprendizagem é prática
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Horas de contato – 20 h
Horas Totais – 75 h
ECTS - 3
Realização de um mínimo de 50 horas de voluntariado em programas organizados e aprovados pela FMUP ou pela U. Porto (internos) ou programas de voluntariado organizados por instituições externas ao abrigo de protocolos ou acordos de cooperação elaborados para esse fim.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
25,00 |
Trabalho de campo |
50,00 |
Total: |
75,00 |
Obtenção de frequência
Mínimo de 50 horas.
Os estudantes deverão cumprir os critérios de assiduidade e regularidade definidos para a ação, nunca inferiores a 75% da mesma, bem como todos os princípios éticos subjacentes ao voluntariado efetuado.
Fórmula de cálculo da classificação final
No final de cada programa de voluntariado os estudantes terão uma avaliação numa escala inteira de 0 a 20 valores.
O elemento responsável pelo acompanhamento do estudante no programa ou ação de voluntariado, procederá a uma avaliação segundo os seguintes critérios:
• Assiduidade (menos de 90 % de assiduidade, 0 valores; entre 90 % e 95 % assiduidade, 1 valores; mais de 95 % de assiduidade, 2 valores)
• Cumprimento das regras e normas de atuação definidos para o programa ou ação (0 valores se não cumpriu, 1 valor se cumpriu com falhas graves e 2 valores se cumpriu com falhas ligeiras e 3 valores se cumpriu)
• Respeito pelos outros (0 valores se não demonstrou, 1 valor se demonstrou com falhas graves e 2 valores se demonstrou com falhas ligeiras e 3 valores se demonstrou)
• Atenção dispensada (0 valores se não cumpriu, 1 valor se cumpriu com falhas graves e 2 valores se cumpriu com falhas ligeiras e 3 valores se cumpriu)
• Integração no programa e capacidade para realizar o trabalho (0 valores se não se integrou, 1 valor se a integração e a capacidade foram fracas, 2 valores se apresentou pequenas falhas e 3 valores se conseguiu integrar no programa e realizar o trabalho pedido)
Os restantes 6 valores resultarão da avaliação do relatório a entregar pelo estudante no máximo 10 dias úteis após conclusão da ação.
A classificação final da unidade curricular será calculada multiplicando a avaliação obtida pelo número de horas de cada um dos programas dividido pelo somatório das horas dos vários programas.
Trabalho de estágio/projeto
No final de cada ação deverá ser entregue um relatório onde conste:
Local da ação
Expetativas para o trabalho a realizar
Descrição do trabalho realizado
Conclusão (refletindo sobre as expetativas iniciais e o trabalho realizado)
Não deverá exceder 4 páginas em tamanho A4 como letra tipo Arial 12
Observações
Foi criada uma plataforma eletrónica a partir da qual os estudantes podem escolher as ações e posteriormente submeter os relatórios. Disponível em voluntariadofmup.med.up.pt