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Propedêutica Médica II

Código: MI327     Sigla: PM_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 2S (de 05-02-2018 a 31-07-2018) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 295 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 6 57 162

Módulos

Código Nome
MI327_B Propedêutica Médica II_B
MI327_A Propedêutica Médica II_A
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-11-03.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

desenvolver competências - cognitivas, aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo as áreas do abdómen, coluna vertebral, ombro e joelho, ginecologia e obstetrícia, nefrologia e urologia, sistema hemato-linfopoiético, sistema vascular periférico, sistema nervoso periférico, doenças sistémicas e geriatria e continuação da aprendizagem de uma racionalidade no pedido e interpretação dos meios complementares de diagnóstico.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro abdominal, do esqueleto axial, de ginecologia e obstetrícia, de nefrologia e urologia, do sistema hemato-linfopoiético, do sistema vascular periférico, do sistema nervoso periférico, das doenças sistémicas mais comuns e do foro geriátrico. Serão leccionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado, que torne possível a correcta leitura pelos outros, o uso adequado da semântica médica e da sua correspondência com o vocabulário geral. Técnicas para despiste de incoerências e falhas na informação prestada pelo doente serão também demonstradas.
A metodologia do exame físico interessando o aspecto geral, a interpretação dos sinais vitais, o exame físico abdominal, o exame neurológico periférico motor e sensitivo, técnicas para a avaliação da irrigação vascular periférica e base do exame urológico e ginecológico serão ensinados enquanto que a aprendizagem será avaliada ao longo da unidade curricular durante as aulas práticas nas enfermarias de medicina.
Também serão reapresentados e explicados no contexto clínico os conhecimentos de estatística adquiridos previamente.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como pré-requisitos estão compreendidos grande parte dos conhecimentos adquiridos previamente nas disciplinas de morfofisiologia, bioquímica e estatística para correctamente se proceder à procura ordenada e frutuosa de sintomas e sinais. A competência na interacção com os colegas, outros profissionais de saúde, doentes, familiares e voluntários foi adquirida ao longo da vida do estudante e desenvolvida nas disciplinas que directamente lidam com estas capacidades.
Os co-requisitos virão do terceiro ano do MIMED pelos conhecimentos derivados das outras disciplinas, particularmente a biopatologia, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia.

Programa

Semana (S) 1: Semiologia do esófago, estômago, intestino delgado e cólon. Semiologia da dor abdominal.

S2: Semiologia do fígado e vias biliares.

S3. Semiologia urológica.
A avaliação no doente pré-operatório.
O exame do doente com edemas locais e generalizados.

S4: Semiologia da pele e faneras.
Avaliação do estado mental.

S5: Exame neurológico periférico.
Revisão da semiologia abdominal.
O doente com diabetes mellitus e o obeso.

S6: O doente com cefaleias.
Semiologia vascular.

S7: Semiologia do doente crítico cardio-torácico.
Semiologia das doenças sistémicas.

S8: Semiologia da coluna.
Semiologia do ombro e joelho.

S9: Semiologia das doenças hemato-linfopoiéticas.
Meios auxiliares de diagnóstico no doente com patologia osteoarticular e do foro hemato-linfopoiético.

S10: Semiologia ginecológica-obstétrica.
Semiologia do doente geriátrica.
Alterações do estado de vigília.  

S11: Semiologia do doente nefrológico.
Discussão de casos clínicos.

S12: Organização do processo clínico.

S13: Revisão geral com, casos clínicos.

S14: Avaliação.

Bibliografia Obrigatória

Lynn S Bickley, Peter G. Szilagyi; Bates´ guide to physical examination and history taking , 2013

Bibliografia Complementar

Edward F. Goljan; Rapid review Pathology , 2014
Richard I. G. Holt, Neil A. Hanley; Essential Endocrinology and Diabetes, 2012
Salvatore Mangione; Physical diagnosis secrets, 2008
R. Douglas Collins; Algorithmic Diagnosis of Symptoms and Signs, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino divide-se em quatro componentes. Uma que inclui as sessões teóricas, vinte e duas, com a duração de uma hora cada. Outra engloba seis sessões de seminários, com uma duração de noventa minutos cada. A terceira inclui as aulas práticas, treze, com a duração de noventa minutos cada. A quarta inclui o fornecimento de textos de apoio e mini-testes através do programa moodle da FMUP.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 75,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 5,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A frequência da disciplina deriva da avaliação feita pelo docente das sessões práticas e que incorpora a assiduidade do aluno e da nota atribuída às três histórias clínicas mais a classificação obtida no teste final de sessenta perguntas de escolha múltiplae a classificação no exame laboratorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final deriva do somatório das classificações obtidas na parte prática e histórias clínicas afectadas com o coeficiente de 0.2 e na classificação obtida no teste escrito afectada pelo coeficiente de 0.75 e 0.05 no trabalho laboratorial de palpação abdominal em boneco.

Provas e trabalhos especiais

nada está previsto

Trabalho de estágio/projeto

Nesta unidade curricular os alunos podem, de forma voluntária, estagiar no departamento de medicina intensiva e serviço de urgência, enquadrados pelos médicos desse sector. Conforme o movimento diário, poderão passar pela área laranja do SU e pelas unidades de cuidados intensivos e de cuidados intermédios.
Forma-se grupos de dois alunos para permanências de quatro horas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não aplicável

Melhoria de classificação

nada previsto

Observações

nada a acrescentar
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