Código: | MI118 | Sigla: | SPOP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 298 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 1 | - | 3 | 28 | 81 |
A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre princípios e conceitos em saúde das populações e a sua aplicação na compreensão dos processos de saúde e doença.
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são de natureza abrangente, compatível com o objectivo de compreender globalmente os princípios básicos e os principais problemas relacionados com a saúde das populações, e ajudar a compreender a integração dos médicos numa equipa mais alargada de profissionais que age antes e depois da intervenção curativa.
Os estudantes deverão descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; Descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, físicas e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações; Compreender os processos implicados no planeamento e avaliação de intervenções comunitárias; Conhecer e adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública.
Perspectiva histórica da Saúde Pública. Conceitos culturais da saúde e da doença; Demografia e saúde; Transição demográfica, epidemiológica e nutricional, Globalização e saúde; Padrões de ocorrência de doença na população, A carga global de doença; Fontes de informação em saúde populacional; Determinantes ambientais e comportamentais da saúde; Determinantes sociais, culturais, económicos da saúde nas populações; Conhecimentos e atitudes pessoais em saúde e cuidados de saúde como determinantes da saúde da população; Prevenção e controlo dos riscos (abordagem individual vs. populacional); Doenças transmissíveis sob controlo e emergentes; Saúde internacional; Populações e mobilidade; A saúde e o acesso aos cuidados de saúde em populações vulneráveis. A violência interpessoal e populacional; Desigualdades e Iniquidades em saúde; Saúde Materno Infantil, Planos e programas de saúde. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.
A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.
Tendo a unidade curricular 3ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 28 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
Uma sessão teórica semanal de 50 min (total: 12 sessões -10h)
Uma sessão teórico-prática semanal de 150 min (total: 6 sessões -15h)
Dois seminários de 90 min
A estimulação de discussões de grupo tendo como base “case-studies” são propostas como opções mais efetivas para a aquisição de capacidades.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 53,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Total: | 81,00 |
Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas
A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 75% da classificação final. Os 25% restantes (5 valores) serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (2 valores para a participação nas sessões teórico práticas e 3 valores para a apresentação oral de um “case-study” por um grupo de trabalho).
A participação nas sessões teórico práticas incluem o envolvimento ativo na discussão dos case-studies propostos.