Código: | MI113 | Sigla: | HUMED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 303 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 1 | - | 3 | 28 | 81 |
Código | Nome |
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MI113_A | Humanidades em Medicina_A |
MI113_B | Humanidades em Medicina_B |
Desenvolver o papel instrumental das humanidades como recurso na educação profissional. Aquisição de competências (1) transversais/“transferíveis”; (2) humanísticas; (3) auto-conhecimento; (4) reflexão crítica e profissional.
No final da UC os estudantes devem ser capazes de:
- Promover a integração na formação médica de outras áreas de conhecimento;
- Valorizar a História da Medicina no desenvolvimento do conhecimento médico;
- Integrar a História da Medicina com atitudes sociais e de poder dominante na sociedade/época;
- Identificar a mudança e a continuidade dos processos da evolução da medicina;
- Referenciar os padrões da História da Medicina portuguesa e internacional;
- Reconhecer a representação social/cultural da saúde na perspetiva multidimensional e ecológica
- Compreender o ciclo de vida e condicionantes sócio-culturais;
- Desenvolver a capacidade reflexiva sobre a condição humana;
- Promover a capacidade de comunicação;
- Desenvolver a prática reflexiva e profissionalismo.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 15,00 |
Estudo autónomo | 23,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 81,00 |
A apresentação teórica de temas é predominantemente focalizado na área da história da Medicina e de alguns outros temas selecionados de entre o conteúdo programático com o objetivo de estimular a perceção de novas perspetivas na formação integral dos estudantes. Os seminários permitem o desenvolvimento de tempos de discussão de ideias e de tópicos, de modo a promover a reflexão crítica acerca de ideias, casos, situações.
A avaliação da UC é constituída pelas seguintes componentes: Avaliação Intercalar (AI), Projeto Humanidade(s) (PH) e Assiduidade (A).
A avaliação de cada uma das componentes é calculada da seguinte forma:
Prova escrita, com duração de 90 minutos (15 minutos de tolerância), a realizar em Dezembro, da componente de História da Medicina (2 perguntas) e 2 temas relativos aos Seminários, cotada para 20 valores (8 valores / História da Medicina + 12 valores / Seminários).
Projeto elaborado por grupos de 5 estudantes (que deverão pertencer à mesma turma), cujo tema deverá integrar transversalmente os conhecimentos e os conteúdos abordados nos vários seminários. Os projetos deverão ser entregues em formato eletrónico, através da plataforma Moodle, até ao dia 15 de Novembro. As apresentações dos projetos decorrerão nas duas últimas semanas do semestre.
O trabalho escrito deverá ter no máximo de 5 (cinco) páginas. A apresentação oral deverá ser elaborada em PPT, dispondo cada grupo de 15 minutos para apresentação do projeto e 5 minutos de discussão.
A classificação PH é baseada em 3 fatores: trabalho escrito, apresentação oral e argumentação. A nota do trabalho escrito será a mesma para todos os elementos do grupo. A nota final do PH será cotada para 20 valores.
A classificação A é calculada de acordo com o quadro seguinte:
Classificação (valores) |
Número de faltas (seminários) |
20 |
0 |
15 |
1 |
10 |
2 |
5 |
3 |
0 |
>=4 |
CF = 60%xAI + 40%xPH
Os trabalhadores estudantes poderão optar por fazer o Projeto individualmente.