Projectos Individuais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCP |
38 |
Cuidados Paliativos_09 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Projetos Individuais é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com os Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica desta área. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos e de Acompanhamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio dos Cuidados Paliativos.Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. E a elaboração de um projeto específico e inovador no domínio dos Cuidados Paliativos. Principais áreas:
a) Identifação de um Problema de Investigação
b) Formulação da Hipótese
c) Fontes de informação (internet)
d) Estado da Arte
e) Revisão Bibliográfica
f) Determinação da Metodologia
g) Estudo Empírico
h) Apresentação de Resultados
i) Discussão de Resultados
j) Conclusões
k) Limitações
l)Perspetivas Futuras
Bibliografia Obrigatória
Rui Nunes, Francisca Rêgo, Guilhermina Rêgo (Coordenadores).; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina, Coimbra, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final
Fórmula de avaliação: Exame Final - 100%