Código: | MCP_02 | Sigla: | ICES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Cuidados Paliativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCP | 36 | Cuidados Paliativos_09 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Investigação Clínica e Evidência em Saúde é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da investigação em saúde, especificamente em Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito aos fundamentos técnicos e éticos da investigação em seres humanos. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas neste domínio e nos diferentes tipos de investigação passíveis de efetuar em Cuidados Paliativos.
1- A investigação em saúde como estudo da deteção, da causa, do tratamento e da reabilitação de indivíduos com doenças ou patologias específicas, a conceção de métodos, fármacos e instrumentos para fazer face a problemas de saúde.
2- A investigação epidemiológica respeitando ao estudo e controlo das doenças, bem como dos casos de exposição e outras situações suspeitas de serem prejudiciais à saúde; a investigação em ciência social, que estuda os determinantes sociais mais amplos da saúde.
3- A investigação comportamental, que está associada aos fatores de risco que conduzem à má saúde e às doenças e que é usada no sentido da promoção da saúde e na prevenção da doença.
4- A investigação operacional dos sistemas de saúde e sobre a forma como estes podem ser melhorados para que se possam alcançar os resultados sanitários desejados, incluindo a avaliação dos projetos ou programas. A problemática da evidência em saúde e seu impacto na prática dos cuidados paliativos.As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 50,00 |
Total: | 100,00 |