Indicadores de Gestão e de Qualidade em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
8 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
27 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Nesta unidade curricular serão abordados temas relacionados com a definição e utilização de indicadores, bem como conceitos de Economia da Saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
No final, os alunos deverão conhecer e ser capazes de perceber a importância de indicadores para a gestão em saúde, definir e implementar indicadores de desempenho e de qualidade, conhecer os principais indicadores nos vários níveis de prestação de cuidados de saúde, conhecer ferramentas para a medição da produção e da qualidade em saúde, perceber os mecanismos de financiamento dos hospitais e respetiva contratualização, manusear conceitos relevantes em Economia da Saúde, demonstrar a aplicação de métodos de análise económica à área da Saúde, conhecer os principais métodos de avaliação económica em Saúde, saber aplicar os conhecimentos teóricos a casos concretos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Economia da Saúde: o que é? Para que serve? Conceitos introdutórios
A Saúde na era da Informação
Procura e oferta em saúde
A Saúde em Portugal e o papel do Estado
Conceitos fundamentais de qualidade em saúde
Indicadores de qualidade e performance na gestão em saúde
Indicadores em cuidados primários e secundários
Financiamento dos hospitais: indicadores e contratualização
Comparação de sistemas de saúde
Técnicas de avaliação económica de tecnologias de saúde
Discussão de casos de avaliação económica
Bibliografia Obrigatória
Pedro Pita Barros; . Economia da Saúde - Conceitos e Comportamentos, 2ª edição, Edições Almedina, 2009
A. Green, Mary Jo Bowie; Essentials of Health Information Management: Principles and Practices Michelle , Cengage Learning, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Plataforma online com conteúdos programáticos.
Aulas teóricas, teórico-práticas e seminários com apresentação e discussão de temas (incluindo exemplos de aplicação em saúde), exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: incluirá os trabalhos de grupo (com apresentação oral) relacionados com os temas da unidade curricular.