Abordagens metodológicas em neurociências
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Neurociências |
Ocorrência: 2016/2017 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
6 |
1,26 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
0,09 |
Armando Cardoso |
|
0,05 |
António José de Bastos Leite |
|
0,15 |
António Martins da Silva |
|
0,15 |
António Fernando Bastos Lima |
|
0,06 |
Boris Safronov |
|
0,25 |
Maria Dulce Cordeiro Madeira |
|
0,04 |
Isabel Maria Amorim Pereira Ramos |
|
0,13 |
Maria Teresa Pardal Monteiro Coelho |
|
0,06 |
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov |
|
0,09 |
Sara Marta Pereira dos Santos Cavaco |
|
0,18 |
Práticas Laboratoriais |
Totais |
6 |
7,26 |
Ana Cristina Estrela de Oliveira Charrua Cordeiro |
|
0,22 |
António Avelino Ferreira Saraiva Silva |
|
0,46 |
António Albino Coelho Marques Abrantes Teixeira |
|
0,49 |
Armando Cardoso |
|
0,14 |
Carlos Manuel Gomes Reguenga |
|
0,06 |
Catarina Alexandra Soares Potes |
|
0,06 |
Clara Maria Pires Costa Bastos Monteiro |
|
0,09 |
Daniel Filipe de Lima Moura |
|
0,36 |
Dora Raquel da Silva Pinho |
|
0,17 |
Maria de Fátima de Oliveira Ferreirinha |
|
0,20 |
Filipe Almeida Monteiro |
|
0,71 |
Gisela Maria Henrique Maia |
|
0,02 |
Helder Rui Cardoso da Cruz |
|
0,13 |
Hélder José Marques Pinheiro |
|
0,17 |
Isaura Ferreira Tavares |
|
0,20 |
Manuela Sofia Rodrigues Morato |
|
0,17 |
Maria Augusta Vieira Coelho |
|
0,17 |
Maria Isabel Torres Martins |
|
0,47 |
Miguel Filipe Tavares da Luz Soares |
|
0,70 |
Sofia Alexandra Duque Santos Fernandes |
|
0,22 |
Teresa Maria de Jesus Teixeira de Sousa |
|
0,17 |
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo |
|
0,34 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
0,24 |
Daniel Humberto Pozza |
|
0,32 |
Paulo Jorge da Silva Correia de Sá |
|
0,22 |
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes |
|
0,13 |
Fani Lourença Moreira Neto |
|
0,49 |
Célia da Conceição Duarte Cruz |
|
0,14 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC destina-se a fornecer ao estudante conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes metodologias empregues em neurociências, que ele tem oportunidade de escolher de acordo com os seus interesses científicos e eventual projeto de tese.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante dispõe de um vasto leque de opções distribuídas por quinze componentes curriculares distintas (módulos), de que deve selecionar seis. Ao tomar conhecimento dos fundamentos e modo de utilização de várias técnicas, o estudante desenvolve a capacidade de planear corretamente a abordagem experimental de questões científicas diversas no domínio das neurociências. Estas competências ajudá-lo-ão no desenho de um projeto de investigação, tanto para doutoramento como após o doutoramento, e permitir-lhe-ão compreender e criticar os resultados de outros investigadores, aptidão fundamental para a construção sólida de um determinado corpo de conhecimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo 1 -Abordagens Farmacológicas-António Albino Teixeira (coordenador)
Módulo 2 -Microdiálise in vivo–Mª Isabel Martins (coordenador)
Módulo 3 Análise Microscópica- António Avelino (coordenador)
Módulo 4 -Visualização de Células Vivas- Paulo Correia de Sá (coordenador)
Módulo 5 -Métodos Estereológicos- Dulce Madeira (coordenador)
Módulo 6 -Cultura de Neurónios- Filipe Monteiro (coordenador)
Módulo 7 -Produção e Validação de Modelos Animais -Fani Neto (coordenador)
Módulo 8- Genetically manipulated animal models Miguel Soares (coordenador)
Módulo 9- Cirurgia Estereotáxica e Microcirurgia- Fani
Neto (coordenador)
Módulo 10- Neurotraçadores- Isaura Tavares (coordenador)
Módulo 11 – Electrofisiologia Vasco Galhardo (coordenador)
Módulo 12- Avaliação Comportamental -Nikolay
Lukoyanova (coordenador)
Módulo 13- Neurofisiologia Clínica- António
Martins da Silva (coordenador)
Módulo 14- Neuroimagem-Isabel Ramos (coordenador)
Módulo 15- Bioinformática essencial- Filipe Monteiro (coordinator)
Bibliografia Obrigatória
RD Goldman & DL Specto (eds) .; Live Cell Imaging: A Laboratory Manual, , New York, NY: Cold Spring Harbour Laboratory Press, 2005
R Ian Freshney; Culture of Animal Cells: A Manual of Basic Technique and Specialized Applications, 6th Edition, New Jersey, WileyBlackwell, 2010
L. W. Haynes (editor); Neuron in Tissue Culture, IBRO Handbook series: methods in Neuroscience volume 18, New Jersey, John Wiley & Sons. ISBN: 1999
G Paxinos & C Watson (eds); The rat brain in stereotaxic coordinates, 6th Edition, Sydney, Academic press, 2006
L.R. Squire et al., (eds); Fundamental Neuroscience, 3rd Edition, Canada, Academic press, 2008
Bibliografia Complementar
S Peterson; Drug microinjection in discrete brain regions.Tujunga, California, Kopf Carrier, 50 16., (www.kopfinstruments.com/Carrier/downloads/Carrier50.pdf, 1998
Schaefer PW et al.,; Diffusionweighted MR imaging of the brain. Radiology 217:33145, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O estudante conta com o acompanhamento do seu tutor para a escolha dos conteúdos que melhor se lhe
adaptam em termos de formação prévia e investigação a desenvolver no futuro. A unidade baseia-se em aprendizagem prática, hands on, em ambiente de laboratório e com acesso a todos os equipamentos. O tamanho pequeno dos grupos é garantido, sempre que necessário, pela multiplicação das sessões. A unidade conta ainda com um pequeno número de sessões teóricopráticas
para aprendizagem dos fundamentos das
metodologias em estudo. Os estudantes têm acesso prévio a bibliografia específica e são aconselhados a
procurarem o seu tutor e os professores sempre que necessário.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O estudante tem de ter frequência individual a cada um dos 6 módulos que escolher frequentar com aproveitamento mínimo em cada um. A avaliação em cada módulo tem em conta a capacidade crítica do estudante e a sua preparação prévia, bem como a sua prestação nas sessões práticas.
Dependendo de cada módulo poderá consistir na realização de teste escrito, trabalho escrito, apresentação oral de artigos científicos, apresentação e discussão de trabalho realizado nas aulas, elaboração escrita de pequenos projetos exploratórios e/ou prestação do aluno nas aulas presenciais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada um dos seis módulos selecionados pelo estudante.
(M1+M2+M3+M4+M5+M6)/6
Melhoria de classificação
Existe a possibilidade de melhorar a classificação durante a época de recurso, através da repetição da prova de avaliação nos módulos em que a avaliação possua teste escrito final realizado simultaneamente por todos os alunos. Nos restantes módulos em que não exista teste final a melhoria da classificação é feita por nova frequência de cada módulo individualmente.