Código: | OPT07 | Sigla: | CMES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 50 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 2 | - | 3 | 26 | 81 |
3 |
Num mercado de ofertas em saúde, onde, cada vez mais, o acesso à informação e a liberdade de escolha será uma realidade, os profissionais de saúde e as instituições a que estão ligados só conseguirão diferenciar-se, se conseguirem desenvolver estratégias de marketing e comunicação estruturadas, que sejam adequadas às necessidades, expetativas e preferências dos seus clientes, em cada momento.
A disponibilização de ferramentas e a divulgação de conceitos que permitirão ajudar os estudantes desta unidade curricular na criação de planos de comunicação, marketing e de interações em saúde, personalizados à medida das exigências dos seus futuros clientes, será determinante para os fazer destacar no mercado onde terão de concorrer quando terminarem a sua formação e iniciarem a vida profissional. iAnálise
Estratégia
Decisão
Avaliação e Investigação
Metodologias:
As aulas terão duas componentes:
(1) Exposição sistemática dos conteúdos programáticos, por parte do docente;
(2) Elaboração e discussão de trabalhos de investigação, por parte dos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 55,00 |
Participação presencial | 7,50 |
Trabalho escrito | 37,50 |
Total: | 100,00 |
As metodologias apresentadas visam o desenvolvimento com os estudantes de um corpo de conhecimentos numa área de saber cuja aplicação ao sector da saúde, tem ainda muito para ser trabalhada e cada vez mais é um desafio ambicioso e necessário no mundo moderno.
A opção pelo modelo expositivo de conteúdos que são matéria sedimentada e reconhecida transversalmente na comunidade científica visa, fundamentalmente, transmitir de uma forma rápida e o mais consensual possível os fundamentos dos conteúdos basilares desta unidade curricular.
A forte aposta na vertente da investigação propõe, precisamente, a discussão e apresentação de conceitos inovadores, estratégias contemporâneas e explicações claras às temáticas abordadas nesta Unidade Curricular.
A avaliação de 360º que é proposta para as aulas apresentadas desafia, por um lado, ao estabelecimento de uma dinâmica de disseminação do conhecimento numa área em que a construção do corpo científico e dos seus conteúdos programáticos é ainda recente e, por outro, coloca em discussão diversas temáticas, que, são diversas nos domínios do saber sobre os quais o conhecimento científico começa a ocupar-se e os profissionais aplicam no seu dia-a-dia, que é cada vez mais competitivo e de nível internacional.