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Morfofisiologia do Sistema Nervoso

Código: MI114     Sigla: MSN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - 2S (de 06-02-2017 a 15-07-2017) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 432 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 9 85 243

Módulos

Código Nome
MI114_A Morfofisiologia do Sistema Nervoso_A
MI114_B Morfofisiologia do Sistema Nervoso_B
MI114_C Morfofisiologia do Sistema Nervoso_C
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-06-27.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

- Conhecer os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia. Familiarizar os alunos com a terminologia anatómica, estimulando a capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;

- Conhecer a normal estrutura macroscópica e microscópica e modo de funcionamento do sistema nervoso.

- Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;

 

Resultados de aprendizagem e competências

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:

- Capacidade de resolução de problemas;

- Autoaprendizagem;

- Pensamento crítico;

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;

- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.

 

Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Caixa craniana e músculos associados – Cabeça óssea; Ossos frontal, parietal, occipital e temporal; Ossos esfenóide e etmóide; Ossos da face; Articulação temporomandibular; Cabeça osteoarticular; Cavidades comuns ao crânio e à face; Músculos da mímica e da mastigação; Osso hióide e músculos do pescoço.

Organização histofuncional do sistema nervoso – Organização histológica do tecido nervoso; Histofisiologia de neurónios e células gliais; Excitabilidade e condução neuronial; Transmissão sináptica; Microambiente neuronal.

Organização anatomofuncional do sistema nervoso – Organização anatómica geral; Vias aferentes e eferentes; Meninges; Fisiologia do sistema opióide endógeno.

Sistema nervoso central – Medula espinhal; Bolbo e protuberância; Mesencéfalo; Cerebelo; Tálamo, hipotálamo e epitálamo; Hipófise; Subtálamo; Núcleos de base; Telencéfalo.

Sistema nervoso periférico – Sistema sensorial somático e visceral; Sistemas propriocetivo e autónomo; Plexo cervical; Inervação das paredes do tronco; Plexo braquial; Plexo lombar; Plexo sagrado; Transdução sensorial e sentidos especiais; Nervos cranianos; Conteúdo orbitário, globo ocular e via óptica; Histofisiologia do olho; Nervos oculomotor, troclear e abducente; Histofisiologia do ouvido; Vias acústica e vestibular; Nervo olfactivo e via olfactiva; Nervos trigémio e facial; Nervos glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso.

Desenvolvimento embrionário – Desenvolvimento da cabeça, face e pescoço; Desenvolvimento do sistema nervoso; Desenvolvimento do olho; Desenvolvimento do ouvido.

Sistema ventricular, circulação cerebral e correlações clínicas – Regulação da circulação cerebral; Regulação da pressão intracraniana; Princípios fisiológicos subjacentes à avaliação neurológica.

Bibliografia Obrigatória

J. Nolte; The Human Brain. An Introduction to its Functional Anatomy.
Susan Standring ; Gray's Anatomy. The Anatomical Basis of Clinical Practice
Guyton and Hall ; Textbook of Medical Physiology
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep ; Medical Physiology
Hall J.E. Editor; Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology
Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W; Wheater's Functional Histology
Junqueira & Carneiro; Histologia Básica
Stevens and Lowe; Human Histology
Abraham L. Kierszenbaum anda Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology
Sadler, T.W.- ; Langman's Medical Embryology
Gilbert, S.F.; Developmental Biology
Larsen, W.J.; Human Embryology

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teórico-práticas, seminários com discussão de casos-problema, e aulas práticas, perfazendo um total de 85h de contacto (avaliação incluída). A classificação final terá um componente prático ponderado em 30%  e um componente teórico ponderado em 70%. A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consta de uma prova prática (P), de uma prova teórica (T) e de uma prova teórico-prática (apenas na Histologia e Embriologia)

 

           A classificação final (CF) será calculada através da     fórmula:           

CF = (2T + 1P)/3

[Em que a classificação P de Histologia e Embriologia engloba a avaliação prática (2/3) e a avaliação teórico-prática (1/3)]

 

A prova prática de Anatomia é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 20 estruturas anatómicas. Estas estarão colocadas aos pares, tendo os estudantes 1 minuto para identificar cada conjunto de duas estruturas. A classificação de 20 valores corresponde à correcta identificação das 20 estruturas, sendo as classificações intermédias calculadas proporcionalmente ao número de estruturas identificadas.

 

A prova prática de Histologia e Embriologia tem a duração de 20 minutos e consiste em apontar 10 estruturas no microscópio (ou identificá-las em fotografias de microscopia electrónica). Cada estrutura correctamente apontada corresponde a 2 valores.

 

            A prova teórico-prática de Histologia e Embriologia consiste na resposta por escrito a 2 questões sobre a matéria de cada aula teórico-prática, a responder no final dessa mesma aula.

A prova prática de Fisiologia tem a duração de 10 minutos e consiste em 5 questões de vertente prática (interpretação de traçados, gráficos, esquemas, etc.) sob a forma de escolha múltipla em que deverá ser assinalada uma só resposta.

A avaliação prática de Fisiologia será repartida em dois momentos, ao longo do semestre (ver *2).

 

 

            Todas as provas descritas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova prática será a média ponderada (P na fórmula) das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Fisiologia.

            Os estudantes terão que efetuar as provas práticas nos três componentes obrigatoriamente. A falta a um dos componentes levará à não aprovação do estudante na prova prática.

 

Serão admitidos à prova teórica os estudantes que, no conjunto das provas práticas, obtiverem a classificação de 10 valores.

 

   A prova teórica (T) integra os conhecimentos de Anatomia, Histologia e Embriologia e Fisiologia, e consta de 80 perguntas (0,25 valores/pergunta), com a duração de 120 minutos, distribuídas do seguinte modo:

 

- 52 perguntas serão de resposta aberta e curta. Estas perguntas estarão agrupadas aos pares, num conjunto de 26 perguntas com duas alíneas cada.

 

- 28 perguntas serão de escolha múltipla, Cada pergunta terá 5 hipóteses de resposta, das quais apenas uma está correta ou está mais correta que as restantes. O aluno pode assinalar as respostas que desejar, mas cada resposta errada assinalada acarretará um desconto de 1/4 de uma resposta certa.

 

Serão considerados aprovados na prova teórica os estudantes que obtiverem a classificação de 10 valores.

 

            Se o estudante não obtiver aprovação na prova teórica da Época Normal, a nota P (dos exames práticos) será utilizada na Época de Recurso (e Época Especial em Setembro para os estudantes ao abrigo das condições legais). Para usufruir desta nota P, o estudante tem que obrigatoriamente comparecer ao exame teórico. Se o estudante desejar subir a nota P da Época Normal, terá que efectuar novamente a prova prática de todos os componentes na Época de Recurso.

            Se o estudante desejar realizar melhoria de nota na Época de Recurso, terá que repetir todos os exames práticos e, se obtiver aprovação, repetir o exame teórico.

 

*1        Haverá uma prova teórico-prática no componente Histologia e Embriologia, realizada ao longo do semestre.

            Esta avaliação pretende estimular a autoaprendizagem e melhorar a aquisição de conhecimentos nas aulas teórico-práticas (TP). Esta avaliação será efectuada nos últimos 10 minutos de cada aula TP.

            Estudantes que, por motivo de falta justificada, até ao limite estipulado para obtenção de frequência na UC, não tenham podido completar a avaliação teórico-prática contínua, poderão completá-la no final do semestre, em momento a decidir com o regente, mediante requisição específica junto do mesmo em prazo a determinar.

            Os estudantes repetentes com frequência farão a avaliação prática de acordo com a metodologia de avaliação vigente no ano lectivo que frequentaram. Se, no entanto, pretenderem fazer a avaliação TP contínua, devem manifestá-lo junto do regente no início do ano, ficando a partir daí obrigados a realizá-la, sob pena de a sua classificação prática ficar reduzida aos 2/3 correspondentes à prova prática final.

 

*2        No componente Fisiologia, com o intuito de incentivar o estudo e aprendizagem contínua, a avaliação prática será repartida em dois momentos, ao longo do semestre. O primeiro momento de avaliação ocorrerá após terem sido lecionadas as duas primeiras aulas e o segundo após terem sido lecionadas as duas seguintes.

            A avaliação consistirá, em cada momento, em 2 questões de escolha múltipla que serão projetadas em anfiteatros. O aluno deverá selecionar apenas 1 opção correta de 5 alternativas. As questões terão um peso equivalente e não serão descontadas respostas erradas. As avaliações realizar-se-ão em momento e local reservados para o efeito, em 4ª-feiras à tarde, e terão a duração de 5 minutos.

            O total destas avaliações corresponderá a 1/3 do componente de Fisiologia e dispensará os estudantes da realização de exame prático na véspera do exame teórico.

            Os estudantes do 1º ano que optarem por não comparecer às avaliações ao longo do semestre, deverão realizar a componente prática no exame final na fase de recurso. Os estudantes repetentes são aconselhados a comparecerem às avaliações ao longo do semestre. Caso isto não lhes seja possível, ser-lhes-á realizada avaliação correspondente, na véspera do exame teórico, quer na época normal (para este efeito deverão notificar o co-regente ou a secretaria do serviço), quer na época de recurso.

 

 

 

 

 

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