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Citogenética e Ciclo Celular

Código: MI222     Sigla: CCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Genética
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 243 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 25 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Adquirir conhecimentos fundamentais sobre: (A) regulação do ciclo celular, divisão celular e processos moleculares subjacentes à diferenciação, desdiferenciação e envelhecimento celulares; (B) técnicas de diagnóstico em citogenética e conceitos básicos sobre estrutura e função dos cromossomas; (C) etiopatogenia da patologia cromossómica, preparando os estudantes para a aquisição de conhecimentos relacionados com a transmissão genética de patologias cromossómicas e avaliação de risco genético. Adicionalmente pretende-se que os estudantes sejam capazes de avaliar criticamente a documentação científica e apliquem os princípios subjacentes ao método de investigação científica em Biologia e Genética.

Resultados de aprendizagem e competências

O programa integra e articula os conhecimentos fundamentais da biologia celular e da genética, procurando correlacionar os conhecimentos com manifestações clínicas das patologias genéticas nomeadamente da patologia cromossómica.


Os conteúdos transmitidos nas aulas teóricas e posteriormente analisados e discutidos integradamente nas aulas práticas permitem a aquisição dos objetivos de aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ciclo celular I - Regulação molecular da interfase
Ciclo celular II - Mitose
Envelhecimento celular
Apoptose
Base molecular do cancro
Divisão meiótica, gâmetas e fecundação
Cromossomas e anomalias cromossómicas de número e de estrutura
Patologia da divisão celular e configurações meióticas
Técnicas de diagnóstico em Citogenética I
Técnicas de diagnóstico em citogenética II
índromes de Instabilidade Cromossómica

Bibliografia Obrigatória

Peter Turnpenny, Sian Ellard; Emery's Elements of Medical Genetics, Elsevier, 2012. ISBN: 9780702045059
Cooper, G.M. & Hausman; The Cell: A Molecular Approach , R.E. ASM Press, 2013. ISBN: 978-1-60535-155-1

Bibliografia Complementar

Gardner, Sutherland and Shaffer; Chromosome abnormalities and genetic counseling , Oxford, 2012. ISBN: 9780195375336
Gersen and Keagle; The principles of clinical genetics , Humana Press, 2013. ISBN: 978-1-4419-1688-4
Pollard & Earnshaw; Cell Biology, Elsevier, 2007. ISBN: 978-1-4160-2255-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (13 horas), práticas laboratoriais (12 horas).

 Avaliação:

 1. Exame final (95%) = (avaliação da componente teórica + avaliação da componente prática= 20 valores)

Parte I - Componente teórica – 30 perguntas de escolhas múltipla (cada 0,4 valores, total 12 valores) + 20 questões de verdadeiro ou falso (cada 0.15 valores, total 3 valores); (Parte I – total 15 valores)

Parte II - Componente prática – questões de resposta curta (total 5 valores); (Parte II – total 5 valores)

Os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores para aprovação.

 2. Avaliação da participação e assiduidade dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem das aulas práticas (5%)

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia humana
Ciências da Saúde
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Genética
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 95,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final= Exame final (95%) + avaliação presencial (5%)


Exame final (95%) = avaliação da componente teórica (parte I) + avaliação da componente prática (parte II) = 20 valores

Parte I – 30 perguntas de escolhas múltipla (cada 0,4 valores, total 12 valores) + 20 questões de verdadeiro ou falso (cada 0.15 valores, total 3 valores)=15 valores
Parte II – questões de resposta curta (total 5 valores)


Os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores para aprovação.


Avaliação da participação e assiduidade dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem das aulas práticas (5%) - avaliação (muito bom 18-20 valores; bom 14 a 17 valores; suficiente 10 a 13 valores, insuficente ou sem participação 0 valores)


A avaliação será feita tendo em conta a participação e assiduidade dos estudantes
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