Código: | MI222 | Sigla: | CCC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Genética |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 243 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 2 | - | 3 | 25 | 81 |
Adquirir conhecimentos fundamentais sobre: (A) regulação do ciclo celular, divisão celular e processos moleculares subjacentes à diferenciação, desdiferenciação e envelhecimento celulares; (B) técnicas de diagnóstico em citogenética e conceitos básicos sobre estrutura e função dos cromossomas; (C) etiopatogenia da patologia cromossómica, preparando os estudantes para a aquisição de conhecimentos relacionados com a transmissão genética de patologias cromossómicas e avaliação de risco genético. Adicionalmente pretende-se que os estudantes sejam capazes de avaliar criticamente a documentação científica e apliquem os princípios subjacentes ao método de investigação científica em Biologia e Genética.
Os conteúdos transmitidos nas aulas teóricas e posteriormente analisados e discutidos integradamente nas aulas práticas permitem a aquisição dos objetivos de aprendizagem.
Ciclo celular I - Regulação molecular da interfase
Ciclo celular II - Mitose
Envelhecimento celular
Apoptose
Base molecular do cancro
Divisão meiótica, gâmetas e fecundação
Cromossomas e anomalias cromossómicas de número e de estrutura
Patologia da divisão celular e configurações meióticas
Técnicas de diagnóstico em Citogenética I
Técnicas de diagnóstico em citogenética II
índromes de Instabilidade Cromossómica
Aulas teóricas (13 horas), práticas laboratoriais (12 horas).
Avaliação:
1. Exame final (95%) = (avaliação da componente teórica + avaliação da componente prática= 20 valores)
Parte I - Componente teórica – 30 perguntas de escolhas múltipla (cada 0,4 valores, total 12 valores) + 20 questões de verdadeiro ou falso (cada 0.15 valores, total 3 valores); (Parte I – total 15 valores)
Parte II - Componente prática – questões de resposta curta (total 5 valores); (Parte II – total 5 valores)
Os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores para aprovação.
2. Avaliação da participação e assiduidade dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem das aulas práticas (5%)
Designação | Peso (%) |
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Exame | 95,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Parte I – 30 perguntas de escolhas múltipla (cada 0,4 valores, total 12 valores) + 20 questões de verdadeiro ou falso (cada 0.15 valores, total 3 valores)=15 valores
Parte II – questões de resposta curta (total 5 valores)
Os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores para aprovação.
Avaliação da participação e assiduidade dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem das aulas práticas (5%) - avaliação (muito bom 18-20 valores; bom 14 a 17 valores; suficiente 10 a 13 valores, insuficente ou sem participação 0 valores)