Código: | OPT30 | Sigla: | SSM14 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Educação e Simulação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 8 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 2 | - | 3 | 28 | 81 |
Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde
2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse
3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores
4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse
5. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas
6. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica
7. Identificar patologias relacionadas com o stresse
8. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas em situações de stresse
9. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse
10. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresseEsta unidade curricular irá rever a base de conhecimentos que conduzirá os estudantes de medicina à aprendizagem e discussão das interligações entre a exposição ao stresse crónico e o desenvolvimento de doenças metabólicas, como a obesidade e a diabetes, dois componentes importantes da síndrome metabólica.
Programa: Definição de stresse, alostase e carga alostática; Resposta fisiológica ao stresse: sistemas, principais mediadores e sua regulação; Stresse celular e mecanismos de defesa; Bases bioquímicas das principais vias metabólicas numa situação normal e de stresse; Stresse e disfunção imunológica; Stresse e comportamento alimentar; Síndrome metabólica: hipertensão, obesidade, dislipidemia e resistência à insulina. Relação entre stresse, obesidade e diabetes: principais vias neuroendócrinas e inflamatórias; Papel do stresse crónico na fisiopatologia da hipertensão. Stresse, síndrome metabólica e etiologia e progressão do cancro. Modelos experimentais humanos e animais para o estudo do stresse. Estratégias de coping.Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Avaliação formativa ponderada em 40% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.
Avaliação sumativa (exame final com perguntas de escolha múltipla) ponderada em 60% na classificação final.