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Medicina

Código: MI501     Sigla: MED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2011/2012 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Doenças Renais, Urológicas e Infecciosas
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 264 Mestrado Integrado em Medicina 2007 5 - 13,5 146 364,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Habilitar o estudante na colheita, registo e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objectivo e exames complementares). Utilizar a informação recolhida de modo a equacionar uma lista de problemas e propor a investigação e resolução de problemas clínicos seleccionados (estratégia de diagnóstico). Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que lhe permita a resolução das principais situações médicas correntes (resolução de problemas clínicos). Propor a terapêutica adequada e estar habilitado a procurar informação para tomar decisões.

Gastrenterologia:
Aprender a obter a informação clínica através da história da doença e exame objectivo do doente; Adquirir conhecimentos nucleares na área da Gastrenterologia Clínica; Estabelecer uma estratégia de diagnóstico; Adquirir capacidade de resolução de problemas clínicos com proposta terapêutica; Desenvolver uma atitude de permanente exigência ética e científica. Cooperar nalgum dos trabalhos de investigação clínica a decorrer.

Doenças Infecciosas:
Através de uma integração tão completa quanto possível na actividade do Serviço, pretende-se que os estudante tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosa. A complementar esta vivência prática, será abordado um conjunto de temas em sessões teóricas, teórico-práticas ou sob a forma de seminários.

Nefrologia:
Transmissão dos conhecimentos nefrológicos nucleares que devem ser exigidos na pré-graduação, a todos os estudantes de medicina, com base na identificação das áreas de conhecimento nefrológico que devem ser abarcadas pelos médicos recém-licenciados (Síndromes nefrológicos).
Com o objectivo de optimizar o período de duas semanas atribuído ao ensino da área de Nefrologia, foram ainda identificados os temas de importância clínica que os estudantes de medicina e os recém-licenciados têm maior dificuldade em apreender.

Reumatologia:
Interpretação dos elementos de semiologia reumatológica, nas vertentes clínica, laboratorial e radiológica.
Conhecimento das principais síndromes reumatológicas. Estratégia de abordagem da patologia regional.

Programa

Gastrenterologia:
Avaliação clínica, métodos de diagnóstico e terapêutica em Gastrenterologia/Hepatologia ; Doença péptica ulcerosa/Gastrites; Abordagem diagnostica e terapêutica do doente com hemorragia digestiva alta e com hemorragia digestiva baixa; Diarreia crónica e síndromas de má absorção; Doença Inflamatória do Intestino (Doença de Crohn e colite ulcerosa):diagnóstico e terapêutica ; Doenças da motilidade do aparelho digestivo: Doença de refluxo gastro-esofágico e cólon irritável; Tumores do aparelho digestivo; Doença hepática vírica; Doença hepática alcoólica; Abordagem do doente com ascite; Quadros de insuficiência hepática crónica ; Doenças hepáticas metabólicas e genéticas do adulto ( Esteato –hepatite não alcoólica(NASH), Hemocromatose, D. Wilson, Deficit de A1AT ) ; Doença das vias biliares e pâncreas; Colestase médica e Hepatopatias de índole auto-imune (Cirrose Biliar Primária, Colangite Esclerosante Primária, Doença hepática auto-imune e hepatotóxica); Nutrição em Gastrenterologia; Proctologia clínica.

Doenças Infecciosas:
Programa teórico (incluindo seminários) e teórico-prático:
Infecções do sistema nervoso central; Gripe; Tuberculose; Hepatites víricas; Infecção por VIH e suas complicações; Infecções víricas prevalentes na comunidade: infecção herpética / infecção citomegálica / mononucleose infecciosa / varicela / zona; Antropozoonoses: brucelose / riquetsioses / leptospirose; Sépsis; Endocardites; Síndrome febril indeterminado.
Programa teórico-prático:
Frequência diária do Serviço, entre as 8h30 e as 13h, acompanhando as actividades normais do respectivo tutor médico. Apresentação de temas e de casos clínicos, diariamente, entre as 14h30 e as 16h30.

Nefrologia:
Ensino teórico: I: Semiologia renal; II. Distúrbios do metabolismo da água, do sódio e do potássio; III. Distúrbios do equilibrio ácido-base; IV. Insuficiência renal aguda; V. Insuficiência renal crónica; VI. Doenças glomerulares primárias; VII. Doenças glomerulares secundárias – sistémicas; VIII. Nefropatia Diabética; IX. Hipertensão arterial; X. Nefrolitíase; XI. Infecções do tracto urinário.

Ensino teórico-prático: I: A abordagem do doente com hematúria; II. A abordagem do doente com proteinúria; III. A abordagem do doente com azotemia; IV. A abordagem do doente com desiquilíbrio ácido-base; V. A abordagem do doente com distúrbio do metabolismo da água, do sódio e do potássio; VI. A abordagem do doente com infecção urinária.

Ensino prático: Análise e estudo centrado nos seguintes casos tipo de doente: I. O doente com disfunção renal aguda ou crónica internado no serviço de cirurgia ou na unidade de cuidados intensivos; II. O doente com distúrbios hidro-electrolíticos, ou do equilíbrio ácido-base, internado no serviço de cirurgia ou na unidade de cuidados intensivos; III. O doente com disfunção renal aguda internado no serviço de medicina; IV. O doente com disfunção renal crónica internado no serviço de medicina; V. O doente com patologia nefrológica seguido na consulta externa de nefrologia; VI. O doente com insuficiência renal crónica em programa regular de diálise.

Reumatologia:
Aulas teóricas e/ou práticas: Semiologia Clínica Reumatológica; Semiologia Laboratorial Reumatológica; Semiologia Radiológica em Reumatologia; Grandes Síndromes Reumatológicas: Artrite reumatóide, Síndrome de Sjögren, Espondilartrites, Artrite Idiopática Juvenil, Osteoartrose; Lupus Eritematoso Sistémico, Artropatias por Micro-Cristais; A Síndrome Osteoporótica; Patologia Loco-Regional.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Gastrenterologia:
A carga horária é de 25h/semana, das 8:30 – 13:00h todos os dias e das 14:00 – 17:15h uma vez por semana. As prelecções e seminários terão lugar às 8.30 e 12.00 horas, de acordo com plano previamente elaborado. Os trabalhos de grupo e sessões práticas são integradas na actividade clínica do Serviço, sendo os estudante distribuídos por grupos docentes, cada um com 3 a 4 estudantes, que rodam pelos diferentes sectores do Serviço: consulta externa, internamento, exames subsidiários e serviço de urgência.

Doenças Infecciosas:
A carga horária da disciplina é de 66 horas por Bloco, distribuída de segunda-feira a sexta-feira entre as 8:30h – 13:00h e as 14:30h – 16.30h. O ensino inclui a frequência das actividades clínicas nos 3 sectores do Serviço: UCI, Internamento e Hospital de Dia. Haverá ainda uma componente de ensino teórico e teórico-prático.

Nefrologia:
Aulas teóricas, práticas, seminários, aulas de grupo, etc. Formalmente, o ensino teórico da nefrologia consta de dez aulas (ver programa e conteúdos) com duração média de 90 minutos, perfazendo 15 horas assim distribuídas: Semiologia (60 minutos); Distúrbios do metabolismo da água do sódio e do potássio (60 minutos); Distúrbios do metabolismo ácido-base (120 minutos); Insuficiência renal aguda (90 minutos); Insuficiência renal crónica (120 minutos); Infecções do tracto urinário (60 minutos); Hipertensão (60 minutos); Nefrolitíase (60 minutos); Glomerulopatias primárias (90 minutos) e Glomerulopatias secundárias (90 minutos); Diabetes (60 minutos).
As sessões teórico-práticas ocupam 6 a 8 horas em cada bloco e destinam-se à análise de seis temas (ver plano curricular). Em dois destes temas (abordagem do doente com hematúria e abordagem do doente com proteinúria), as sessões são organizadas da seguinte forma: numa primeira parte faz-se uma revisão teórica do assunto, durante a qual se delineia o esquema que permite proceder a uma avaliação sistematizada, diagnóstica e terapêutica, de cada um dos achados clínicos. Numa segunda parte procede-se à análise de casos clínicos concisos exemplificativos de situações tipo da prática clínica. Nessa análise, em que se pretende que o debate seja centrado nos estudantes, o docente assume o papel de moderador e orientador do processo de estudo, de acordo com o esquema de avaliação clínica e diagnóstica previamente apresentado.
Nos quatro temas restantes (abordagem do doente com azotemia; abordagem do doente com distúrbios do metabolismo do sódio, da água e do potássio; abordagem do doente com distúrbios do equilíbrio ácido-base e abordagem do doente com infecção urinária), já tratados nas aulas teóricas, as sessões teórico-práticas destinam-se, exclusivamente, à análise de casos clínicos concisos, numa tentativa de aproximação ao modelo assente na análise de problemas.
As aulas práticas encontram justificação na necessidade de garantir o contacto dos estudantes com as situações clínicas que constituem modelos de apresentação dos síndromes nefrológicos.
O ensino prático está organizado em cada bloco, através da distribuição de cada turma por 7-9 grupos, cada um com 3 a 4 estudantes, que elaboram relatórios de doentes e os discutem individualmente com o docente durante o período de duas semanas de duração do bloco. O acompanhamento dos estudantes está a cargo dos médicos responsáveis por cada um dos sectores de serviço.

Reumatologia:
Durante os blocos, o ensino processa-se diariamente entre 8h00 e as 13h00. As aulas teóricas, perfazendo 4 horas por semana, são ministradas diariamente, às 11h00, exceptuando as terça-feiras, de acordo com plano previamente elaborado. O ensino nas enfermarias perfaz 60 horas por semana, com distribuição dos estudantes pelos docentes, sendo aqueles integrados no trabalho clínico regular dos últimos. O ensino na consulta externa totaliza 15 horas por semana, com uma distribuição análoga à referida anteriormente.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O exame final das quatro áreas de conhecimentos que compõem a unidade curricular é realizado no final da frequência do último bloco (no final da 9ª semana), através de exame teórico de avaliação de múltipla escolha e desenvolvimento, com 64 perguntas (60 de escolha múltipla e 4 de desenvolvimento). Para obter aprovação o estudante necessita de obter um mínimo de 9,5 valores no exame final de cada uma das quatro áreas de conhecimento.

A avaliação prática totaliza 5 valores, divididos por 1,5 valores correspondentes à assiduidade e participação nas aulas práticas e 3,5 valores correspondentes ao exame prático/oral (a realizar no final da frequência de cada área de conhecimento). Para obter aprovação, o estudante necessita de obter um mínimo de 2 valores na avaliação prática de cada uma das quatro áreas de conhecimento.

A classificação final de cada área de conhecimento é calculada pela fórmula (3T+P)/4, em que T é a classificação do exame teórico e P a classificação final da avaliação prática.

A classificação final de cada área de conhecimento (arredondada às centésimas) corresponde a 25% da classificação final da UC (arredondada às unidades).

A esta classificação final será atribuída a bonificação de 1 (um) valor adicional aos estudantes que reunirem cumulativamente as seguintes condições: comparência a 85% da totalidade das aulas teóricas da UC e obtenção de uma classificação mínima de 1,75 valores no exame prático/oral em todas as áreas de conhecimento da UC. Esta bonificação não será aplicável para efeitos de aprovação à UC e não poderá contribuir para uma classificação final superior a 20 valores.

A repetição de exame para melhoria da classificação implica a realização de exame às quatro áreas de conhecimento, sendo válida a classificação global mais elevada. Esta repetição de exame para melhoria de classificação pode ser realizada por uma só vez, numa das duas épocas de avaliação final imediatamente subsequentes (normal e recurso).


Gastrenterologia:
Avaliação: Integrada no exame final da disciplina de Medicina.
Exame Teórico – Teste de 16 perguntas (15 de escolha múltipla e 1 de desenvolvimento).
Exame Prático – relatório de actividades; assiduidade; observação de um doente e discussão oral do mesmo com 2 docentes.

Doenças Infecciosas:
Avaliação da assiduidade e prova oral (esta será no fim do bloco).
Prova escrita: teste de resposta múltipla
Requisitos mínimos para aprovação na disciplina: frequência de 3/4 das aulas práticas.

Nefrologia:
A avaliação do curso de Nefrologia consiste: 1) num teste de escolha múltipla de 15 perguntas com cinco hipóteses e uma afirmação certa, que cobrem a extensão dos temas; 2) avaliação prática e da assiduidade durante o bloco e 3) uma prova prática.

Reumatologia:
Prova Teórica:15 perguntas de escolha múltipla; 1 pergunta de desenvolvimento;
Prova prática.


Obterão frequência à UC os estudantes cujo número total de faltas a actividades lectivas obrigatórias (práticas, seminários, teórico-práticas) não exceda os 25% das actividades lectivas previstas.

A frequência e a classificação atribuída à componente de assiduidade e participação nas aulas práticas da UC tem validade até 2 anos lectivos imediatamente seguintes àquele em que o estudante obteve a frequência.

Observações

Bibliografia:

Gastrenterologia:
“Doenças do Aparelho Digestivo” – Semiologia e Laboratório. Ed. Diniz de Freitas, 2005, Edição do autor; Cecil Essentials of Medicine - Ed. TE Andreoli et al., 2001, Saunders; Harrison’s Principle of Internal Medicine, 16th Ed. Mc Graw-Hill,2005 – Disponibilidade de CD e actualização “on-line” na Biblioteca do Serviço de Gastrenterologia; “ Diseases of the Liver and Biliary System”- Sheila Sherlock , 9th edition 2001 ; Tratado de Hepatologia, Permaneyer Portugal, Coord. J. Areias, 2006.

Doenças Infecciosas:
Principles and Practice of Infectious Diseases - Mandell, Douglas, and Bennett’s – Edited by Gerald L. Mandell, John E. Bennett, Raphael Dolin. 7th Edition - 2010; Infectious Diseases – Cohen J. Powderly W. - 2th Editon - 2004; Maladies Infectieuses et Parasitaires – Encyclopédie Médico-Chirurgicale; Principles of Internal Medicine - Harrison´s - 18th Edition – 2011.

Nefrologia:
Primer on Kidney Diseases (4th Edition) National Kidney Foundation, 2001; Harrison’s Principles of Internal Medicine (16th Edition) MacGraw-Hill, 2005; Clinical Physiology of Acid-Base and Electrolyte Disorders Burton David Rose (5th Edition) MacGraw-Hill, 2001. Cecil- Essentials of Medicine – (6th Edition) Suanders, 2004.

Reumatologia:
Abregé Reumatologie - Lucien Simon - Edit Masson; Reumatologia Clínica - M. Viana Queiróz - Ed. Lidel, 2002; Artrite Reumatóide - A. Lopes Vaz – Ed. Lidel, 2000.
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