Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI408

Otorrinolaringologia

Código: MI408     Sigla: OTOR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2012/2013 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Órgãos dos Sentidos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 282 Mestrado Integrado em Medicina 2007 4 - 3,5 38 94,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS :
Adquirir conhecimentos básicos de Otorrinolaringologia; Conhecer as patologias mais frequentes e seu tratamento; Dar a conhecer os projectos de investigação em curso no Serviço de Otorrinolaringologia.
COMPETÊNCIAS:
Conhecer a fisiopatologia das doenças mais prevalentes na prática clínica de ORL, através do contacto directo com o doente e, apresentação de exemplos práticos e prelecções teóricas.
Habilitar o aluno a reconhecer os sintomas e sinais dessas mesmas patologias, ministrar noções gerais dos exames complementares de diagnóstico directamente relacionados com as doenças em causa, com vista à formulação de um diagnóstico e respectiva proposta terapêutica.
Informar o aluno sobre o âmbito da Otorrinolaringologia contemporânea, dotando-o com a capacidade de distinguir quais as situações clínicas que são passíveis de uma intervenção directa por parte do médico generalista e as que exigem uma orientação mais especializada pelo otorrinolaringologista.

Programa

1. Introdução: Subespecialização – Otologia (Otoneurologia e Otoneurocirurgia), Rinologia, Laringologia (Foniatria) e Cirurgia da Cabeça e do Pescoço; Observação em ORL; Imagiologia em ORL; Urgências em ORL.

2. Ouvido: Resumo anatómico do ouvido externo, médio e interno; embriologia do ouvido e fisiologia da audição; exames complementares em audiologia; Hipoacusias: classificação, sintomatologia, diagnóstico e tratamento; Ruído industrial e sua prevenção; Infecções do Ouvido: classificação, incidência, etiologia, sintomatologia, diagnóstico, complicações e tratamento; Perturbações do equilíbrio: classificação, etiologia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento; Nervo facial: anatomia, patologia, diagnóstico topográfico da lesão e tratamento.

3. Nariz e Seios Perinasais: Breves considerações sobre a anatomia, embriologia e fisiologia; Patologias frequentes: diagnóstico e tratamento; Poluição ambiental: efeitos sobre as vias respiratórias superiores.
4. Boca e Faringe: Revisão sumária da anatomia, embriologia e fisiologia; Patologias comuns: diagnóstico e tratamento; Roncopatia e Síndrome da Apneia do Sono: diagnóstico e tratamento.

5. Glândulas Salivares: Breves referências sobre a anatomia, embriologia e fisiologia; Diagnóstico das lesões mais frequentes e tratamento.

6. Pescoço: Descrição sumária da anatomia, embriologia e fisiologia; Diagnóstico e tratamento das patologias mais frequentes; Foniatria: Importância da voz no contexto social e da saúde pública; Diagnóstico e tratamento das perturbações da voz; Noções fundamentais sobre a cirurgia reconstrutiva do pescoço; Corpos estranhos das vias respiratórias superiores e inferiores (diagnóstico e tratamento); Queimaduras do esófago (etiologia, diagnóstico e tratamento);

7. Medicina Preventiva e Preditiva em ORL: Conceitos Actuais; Tabagismo; Oncologia da Cabeça e do Pescoço.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A carga horária é de 6 horas/dia, portanto 30 horas/semana, o que equivale a uma carga horária total de 60 horas para um Bloco de duas semanas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Os métodos de avaliação consistem na apresentação do Relatório de Actividades, na Tabela de Competências Técnicas e Práticas e na realização do Teste Escrito. No Relatório de Actividades o aluno descreve toda a sua actividade no Serviço, particularmente os doentes atendidos na Consulta Externa, Urgência e as intervenções cirúrgicas que observou no Bloco Operatório, bem como os doentes do Internamento. A Tabela de Competências Técnicas e Práticas consiste numa listagem de doze gestos clínicos práticos obrigatórios que o aluno deve executar na presença de um docente. O Teste Escrito é constituído por vinte e oito perguntas de escolha múltipla e outra pergunta de desenvolvimento. Ao Relatório de Actividades é atribuída uma classificação de quatro valores e o Teste Escrito corresponde a dezasseis valores, pelo que a classificação final representa o somatório destes dois métodos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste Escrito: 16 Valores
Relatório de Actividades: 4 Valores

Observações

BIBLIOGRAFIA
An Atlas of Ear, Nose and Throat Disorders, A. Julianna Gulya e William R. Wilson, The Parthenon Publishing Group, 1999; DeWeese and Saunder’s Otolaryngology - Head and Neck Surgery, David E. Schuller, Alexander J. Schleuning and David DeWeese, 8th Edition, Mosby, 1994; Otolaryngology – Head and Neck Surgery, Charles W. Cummings, John M. Fredrickson, Lee A. Harker, Charles J. Krause e David E. Schuller, 3ª Edição, Mosby, 1998; Otorrinolaringologia, Rui Penha, 1998; ABC of Otolaryngology - Harold Ludman. BMJ Publishing Group, 2007; Ear, Nose and Throat and Head and Neck Surgery - R.S. Dhillon e C.A. East, Churchill Livingstone, 1994; Endoscopic and Microscopic Approaches to Paranasal Sinus Diseases – Howard Levine, M. Pais Clemente, Thieme, 2005.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-02 às 07:17:20
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital