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Biopatologia/Anatomia Patológica Geral I

Código: MI302     Sigla: BAPG1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 251 Mestrado Integrado em Medicina 2007 3 - 9,5 79 256,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I - Anatomia Patológica Geral I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I - Anatomia Patológica Geral I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.

Programa

Grandes tipos lesionais: da necrose mutilante à neoestrutura cancerosa; Introdução à patologia molecular; Interacção genético-ambiental na génese das doenças; inflamação, necrose e neoplasias; Proliferação, diferenciação e morte celular; Adaptação e lesão; Morte celular: necrose e apoptose; Regulação da proliferação; Regulação da apoptose; Inflamação aguda; Inflamação crónica e inflamação granulomatosa; Regeneração; Angiogénese; Da hiperplasia à neoplasia; Taxonomia oncológica; Progressão neoplásica: invasão e metastização; Epidemiologia oncológica; Oncogenes, genes oncossupressores e genes de susceptibilidade ao cancro; Doenças pulmonares e hepáticas do recém-nascido e da criança; Reacções de hipersensibilidade e doenças auto-imunes; SIDA: infecções oportunistas e doença de Kaposi.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

243 horas por estudante, correspondente a 79h de ensino presencial: 1 hora/semana de aulas teóricas; 2h/semana – seminários; 2 horas/semana de aulas práticas e 3horas de aula de necrópsia. A circunstância de haver muito poucas autópsias anátomo-patológicas no Hospital de S.João levou-nos a substituir a aula presencial pela observação e discussão de 2 casos de autópsia com documentos macroscópicos e histológicos disponibilizados na página de e-learning.
1 Aula Teórica por semana de 1 hora de duração máxima: exposição inicial de cerca de 40 a 45 minutos seguida por uma discussão de cerca de 10 a 15 minutos.
1 Aula Prática por semana com 2h de duração. A aula destina-se à observação do material seleccionado previamente (peças cirúrgicas, lâminas histológicas de rotina, lâminas histológicas com colorações especiais e de imunocitoquímica, fotografias de patologia ultrastrutural e/ou documentos de patologia molecular), disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da Disciplina, e à discussão dos resultados dessa observação. Excepcionalmente haverá aulas práticas de outro tipo: a) Visita aos Laboratórios da Faculdade de Medicina, Hospital S. João e IPATIMUP; b) Observação e discussão de autópsias.
1 Seminário por semana de 2h de duração máxima. Cada seminário é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da Disciplina, com material de apoio (apresentação de casos/problemas com suporte de imagens e questões). Cada turma ficará encarregada de preparar dois Seminários e de, nesses Seminários, funcionar como âncora de discussão com o docente respectivo.
Autópsia: A circunstância de haver muito poucas autópsias anátomo-patológicas no Hospital de S.João levou-nos a substituir a autópsia presencial pela observação e discussão de 2 casos de autópsia com documentos macroscópicos e histológicos disponibilizados na página de e-learning.
Curso de E-learning: Há um curso de e-learning disponível para os estudantes. Para além de informação básica sobre a Disciplina, incluindo programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo e material adicional de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto recomendados, os estudantes têm à sua disposição um glossário com ligações para diagramas e figuras, textos introdutórios às aulas práticas com imagens ilustrando as lesões fundamentais que irão observas na aula, “quizzes” semanais para auto-avaliação, material com documentos e questões para prepararem os seminários semanais e ligações a outros “sites” relevantes com material de anatomia patológica.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação composta por Exame Prático (4 valores), Exame Teórico (14 valores), preparação de 2 Seminários por cada turma (1 valor) e resposta individual aos “quizzes” semanais (1 valor). O valor atribuído à preparação dos Seminários será igual para todos os estudantes de cada turma e poderá ser de 0, 0,5 ou 1 valor, de acordo com a “performance” revelada nos 2 Seminários em conjunto. O valor de resposta aos “quizzes” será atribuído aos estudantes que acertarem na totalidade das respostas em 80% deles. Aos estudantes que derem 3 ou mais faltas às Aulas Práticas ou Seminários serão descontados 0,5 valores (3-5 faltas) ou 1 valor (6-8 faltas). As faltas são marcadas, quer nas Aulas Práticas quer nos seminários, 10 minutos depois do horário de início. Os estudantes que tiverem mais de 16 valores terão de fazer exame oral se pretenderem manter (ou subir) a classificação.
Os Exames Práticos, com 33 perguntas, serão feitos sobre documentos — diapositivos representando lesões macroscópicas, histológicas ou outras mostradas nas Aulas Práticas e Seminários ou muito semelhantes às reproduzidas nos Livros de Texto - e serão exclusivamente compostos por Questões do tipo Escolha Múltipla (escolher 1 de 5 hipóteses). As respostas erradas têm lugar a desconto (0,12 valores por pergunta).
Os Exames Teóricos serão constituídos por 100 questões do tipo Escolha “uncued” - Glossário (Diversos exemplos serão apresentados e discutidos com os estudantes utilizando o “Banco-de-Dados” do Serviço que inclui os índices de discriminação e dificuldade das questões). Na resposta às perguntas de tipo “uncued” os estudantes utilizarão o GLOSSÁRIO, que contem as “palavras” fundamentais à aprendizagem da Anatomia Patológica, distribuído no princípio do semestre. Trinta das perguntas do Exame teórico, devidamente identificadas, têm lugar a desconto (0,14 valores por pergunta).

Observações

Bibliografia:
Qualquer livro de Anatomia Patológica do tipo das últimas edições do Robbin’s Pathologic Basis of Disease ou do Oxford Textbook Of Pathology é adequado, embora se recomende a última edição do Pathologic Basis of Disease (7ª edição, 2005). Aconselha-se a consulta do Livro Colour Atlas of Anatomical Pathology (Autores: Robin A Cooke e Brian Stewart; Editora: Churchill Livingstone; 3ª edição; 2003) para o estudo das lesões macroscópicas. Sugere-se a utilização do Glossário e dos temas tratados nas Aulas Teóricas, Aulas Práticas e Seminários para estruturar o estudo.
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