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Medicina Preventiva II

Código: MI210     Sigla: MPREV2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Clinica Geral
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 323 Mestrado Integrado em Medicina 2007 2 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: Apreender atitudes da Medicina Preventiva no contexto da família e estilos de vida e sua influência na saúde. Conhecer a prevenção das doenças respiratórias, sexualmente transmissíveis e outras no contexto social. Medicina Preventiva nos mais novos e nos mais idosos e papel das imunizações, prevenção de acidentes e recuperação dos incapacitados; Adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde nos diferentes grupos etários.

Competências: No final da unidade curricular de Medicina Preventiva II os estudantes deverão dispor de conhecimentos e aptidões que os habilitem a apreender atitudes da Medicina Preventiva no contexto da família e estilos de vida e sua influência na saúde, e a conhecer a prevenção das doenças respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis e de outras no contexto social. Os estudantes deverão ainda dispor da capacidade de reflectir sobre a Medicina Preventiva nos mais novos e nos mais idosos, sobre o papel das imunizações, sobre a prevenção de acidentes e sobre a recuperação dos incapacitados. Deverão também adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde nos diferentes grupos etários.

Programa

Plano curricular (Temas a tratar): Prevenção da Doença; Influência dos estilos de vida sobre a saúde: Prevenção das doenças respiratórias, infecciosas, sexualmente transmissíveis. Prevenção das doenças cerebrocardiovasculares e neoplásicas. Prevenção na Família. Prevenção na Infância, na idade Juvenil e no idoso.

Bibliografia Obrigatória

edited by Muir Gray, Godfrey Fowler; Preventive medicine in general practice, Oxford University Press, 1983. ISBN: 0-19-261299-9
edited by Daniel M. Becker and Laurence B. Gardner; Prevention in clinical practice, Plenum Medical Book, 1988. ISBN: 0-306-42624-2
Robert Silcock Downie, Carol Fyfe And Andrew Tannahill; Health promotion: models and values, Oxford University Press, 1990. ISBN: 0-19-261739-7
edited by John M. Last and Robert B. Wallace; Public healh & preventive medicine, Prentice-Hall, 1992. ISBN: 0-8385-618-9
edited by Steven H. Wolf; Steven Jonas; Evonne Kaplan-Liss; Health promotion and disease prevention in clinical practice, Wolters Kluer/Lippincott Williams & Wilkins, 1996. ISBN: 9780781775991
edited by Jennifer S. Bright; Health promotion in clinical practice: targeting the health of the nation, Baillière Tindall, 1997. ISBN: 1873853416
John M. Last; Public health and human ecology, Appleton & Lange, 1987. ISBN: 0838580459
Geoffrey Rose; The strategy of preventive medicine, Oxford University Press, 1992. ISBN: 0192621254
Direcção Geral de Saúde; A Saúde dos Portugueses, Ministério da Saúde, 1997
R. C. Wender, J.E. Nevin; Preventive medicine, Primary care: clinics in office practice, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Uma aula teórica semanal de 1 hora, da responsabilidade do Regente, integrando sempre que possível a experiência do Centro de Saúde São João.
Uma aula teórico-prática semanal de 2 horas, da responsabilidade dos Assistentes, do tipo interactivo, em que os estudantes fazem uma apresentação formal do Tema da Aula Teórica da semana anterior, seguida de debate e de discussão com os outros estudantes, sob a orientação do Assistente ou por vezes sob a forma de Seminários. No decurso do 2º semestre os estudantes terão um “Programa de Contacto com o Centro de Saúde e o Utente na vertente de Cuidados Preventivos”.
No final do 2º semestre os estudantes que tenham optado pelo Programa de “Contacto Precoce com o Paciente” devem apresentar o relatório final para avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Aos estudantes que tenham obtido frequência (1), a avaliação final do aproveitamento, a exprimir na escala de 0 a 20, será constituída por:
- 20% da Avaliação contínua de atitudes e aptidões durante as aulas teórico-práticas;
- 70% da Avaliação de conhecimentos, na época de Junho/Julho, através de uma prova escrita constituída por 20 perguntas de escolha múltipla com 5 hipóteses (4 pontos cada), 4 perguntas de resposta breve e 2 perguntas de desenvolvimento (20 pontos cada). Qualquer dessas classificações terá de ser superior a 9,5 valores para que haja aprovação;
- 10% da Avaliação do Relatório Final do “Programa de Contacto com o Centro de Saúde e o Utente na Vertente de Cuidados Preventivos”.
Qualquer dessas classificações terá de ser superior a 9,5 valores para que haja aprovação.

Para os estudantes que tenham optado pelo “Programa de Contacto Precoce”, a classificação final poderá ser bonificada até 1,5 valores.

(1) A frequência é obtida com a presença em mais de 2/3 das aulas teórico-práticas. No caso dos estudantes que usufruam do Estatuto de Trabalhador-Estudante a frequência concretiza-se com o estipulado pela equipa docente.

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