Introdução à Medicina II: Informação em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O exercício da Medicina - baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença, exige, cada vez mais, o recurso a métodos científicos e tecnologias de pesquisa, colheita, armazenamento, processamento, análise, transmissão, avaliação e valorização de dados, informação e conhecimento biomédicos. Com as disciplinas de Introdução à Medicina I e II, pretende-se que os estudantes de Medicina contactem com estes métodos e tecnologias, acreditando que, como futuros médicos, terão assim maior facilidade (a) em aprender, condição fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua, (b) em investigar, crucial para o avanço do conhecimento médico, (c) em avaliar, essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados de saúde, (d) em partilhar, importante para a comunicação e divulgação da informação entre profissionais de saúde e doentes, (e) em decidir, problemática constante num contexto individual e social, do acto médico e (f) em humanizar-se, condição primeira da relação médico-doente e da relação inter-profissional. Em particular, a disciplina de Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina discutirá princípios e fundamentos teóricos da prática de Medicina, abordando tópicos de História da Medicina, Bioética e Metodologia de Investigação em Saúde. Por outro lado, a disciplina de Introdução à Medicina II: Informação em Saúde abordará, tópicos que se inserem nas áreas de Bioestatística e Informática Médica.
Programa
Bioestatística – gestão e processamento de dados: codificação, entrada e preparação de dados; estatística descritiva: variáveis categóricas e contínuas, distribuição de frequências e medidas de sumário; apresentação de dados: tabelas e gráficos; princípios de inferência estatística: estimação de parâmetros, teorema do limite central, erro padrão da média, intervalos de confiança e testes de hipótese; comparação de médias: testes t e one-way ANOVA; testes não paramétricos: Mann-Whitney, Wilcoxon e Kruskal-Wallis; testes de Qui-quadrado; correlação e regressão linear simples.
Informática Médica – definições e conceitos básicos; sistemas de gestão de bases de dados: aquisição, armazenamento e utilização de dados; registos clínicos electrónicos; processamento de sinal e de imagem em Medicina; sistemas de codificação e classificação de dados; normalização da comunicação de dados; segurança em sistemas de informação clínica; sistemas de apoio à decisão clínica; telemedicina; bioinformática; inteligência artificial em medicina; avaliação, custos e benefícios dos sistemas de informação em medicina.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
50 horas de contacto; 2 horas de aulas teóricas ou seminários e 2 horas e 30 minutos de aulas teórico-práticas, por semana.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
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Total: |
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0,00 |
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Obtenção de frequência
Avaliação contínua (6 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da Disciplina ao longo do semestre. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-prática, até 4 valores, e na opinião do(s) docente(s) envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante, até 2 valores.
Trabalhos de grupo (6 valores): Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre. Tipicamente, o trabalho incidirá na implementação de um protocolo de investigação – incluindo a recolha e análise de dados e a apresentação e discussão de resultados – e será apresentado e discutido num seminário. No final do semestre cada grupo deverá entregar o trabalho nos formatos de artigo científico e de Web site.
Exame (8 valores): Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua. O exame versará o conteúdo teórico do programa da Disciplina sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve, (c) exercícios numéricos. A valorização do exame será feita de acordo com as seguintes áreas: Bioestatística (4 valores) e Informática Médica (4 valores). O exame terá a duração de 90 minutos. Só serão aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 3,8 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final: Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame.
Observações
A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da Disciplina, está disponível na Intranet dos Estudantes, através de uma plataforma de e-learning. Estas páginas Web poderão ser consultadas nos laboratórios de informática da Disciplina ou através de computadores, no exterior, desde que tenham ligação à Internet e o estudante possua login e password pessoais.
Para além deste material ainda são recomendados os seguintes livros:
Biostatística
Statistics at a Glance Petrie A, Sabin C. Medical. 2nd Edition. Blackwell Science Inc, 2005.
Informática Médica
Handbook of Medical Informatics Bemmel JH, Van Musen MA. Springer-Verlag, 2002; Guide to Health Informatics Enrico Coiera. A Hodder Arnold Publication, 2003; Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine Shotliffe EH, Cimino JJ. Springer 3th edition, 2006.