Medicina Preventiva
Ocorrência: 2005/2006 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Objectivos - Apreender e desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza biológica, psicológica, social e ecológica; Adquirir e desenvolver uma atitude de promoção da saúde; Apreender as diferenças de atitudes da Medicina Curativa e Preventiva; Conhecer a organização da saúde e das profissões médica e paramédicas em Portugal e reconhecer a sua acção na promoção da saúde; Adquirir a capacidade para situar e analisar os principais problemas de saúde em Portugal no contexto da promoção da saúde; Compreender as atitudes de protecção da saúde, de educação para a saúde e de prevenção da doença e das suas complicações e da recuperação dos incapacitados; Conhecer de que maneira os estilos de vida podem constituir factores de risco e podem concorrer como factores causais de um certo número de doenças; Adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde.
Programa
Plano curricular (Temas a tratar): Saúde e Promoção; Educação e Protecção da Saúde; Prevenção da Doença; Influência dos estilos de vida sobre a saúde: dieta, alcoolismo e outras toxicodependências, exercício físico, stress e poluição ambiental; Prevenção das doenças cardiovasculares, respiratórias, infecciosas, sexualmente transmissíveis, neoplásicas e do viajante; Prevenção na Família e no Idoso; Prevenção de acidentes.
Bibliografia Principal
Preventive Medicine in General Practice - Gray, M., Fowler, G., Ed. Oxford: Oxford University Press, 1986; Prevention in Clinical Practice - Becker, D., Gardner, L., Ed. Plenum Medical Book Company, 1988; Health Promotion, Models and Values - Downie, R.S., Fyfe, C., Tannahill. Ed. Oxford: Oxford University Press, 1990; Public Health and Preventive Medicine - Last, J., Wallace RB. 1992; Health Promotion and Disease Prevention in Clinical Practice - Woolf, S.T., Jonas. S., Lawrence, R.S. Ed. Williams and Wilkins, 1996; Health Promotion in Clinical Practice - Bright, J.S. Ed. Bailliere Tindall, 1997; Public Health and Human Ecology - Last, J. 1998; The Strategy of Preventive Medicine - Rose, G., 7th Ed. Oxford: Oxford Medical Publications, 2000; A Saúde dos Portugueses. Direcção Geral de Saúde. Lisboa. Ministério da Saúde, 1997; Wender RC, Nevin, JE. Preventive Medicine. Primary care – Clinics in Office Practice. 29 (3) (2002).
Bibliografia Complementar
A bibliografia complementar é fornecida aos alunos ao longo do ano lectivo na aula teórica semanal.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Uma Aula Teórica semanal de 1 hora, da responsabilidade do Regente, integrando sempre que possível a experiência do Centro de Saúde São João. Uma Aula Prática semanal de 2 horas, da responsabilidade dos Assistentes, do tipo interactivo, em que os estudantes fazem uma apresentação formal do Tema da Aula Teórica da semana anterior, seguida de debate e de discussão com os outros estudantes, sob a orientação do Assistente ou por vezes sob a forma de Seminários. Até às férias do Natal cada turma realiza um "Programa de Educação para a Saúde sobre um Estilo de Vida" para uma determinada população do Centro de Saúde São João ou de outra instituição, monitorizando as suas diferentes fases de execução: diagnóstico da situação, intervenção e avaliação. O Relatório Final deste Programa deve ser apresentado no início do 2º período no “Encontro do Contacto Precoce”, onde os estudantes que tenham optado pelo "Programa do Contacto Precoce com o Paciente" devem apresentar a caracterização do seu agregado familiar e respectiva habitação, e os estudantes que tenham optado pelo "Programa de Apoio Domiciliário aos que sofreram um AVC" devem apresentar um relatório das actividades desenvolvidas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A frequência à disciplina de Medicina Preventiva é obtida pela presença em mais de 2/3 das aulas práticas.