Medicina Preventiva
Ocorrência: 2004/2005 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Objectivos - Apreender e desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza biológica, psicológica, social e ecológica; Adquirir e desenvolver uma atitude de promoção da saúde; Apreender as diferenças de atitudes da Medicina Curativa e Preventiva; Conhecer a organização da saúde e das profissões médica e paramédicas em Portugal e reconhecer a sua acção na promoção da saúde; Adquirir a capacidade para situar e analisar os principais problemas de saúde em Portugal no contexto da promoção da saúde; Compreender as atitudes de protecção da saúde, de educação para a saúde e de prevenção da doença e das suas complicações e da recuperação dos incapacitados; Conhecer de que maneira os estilos de vida podem constituir factores de risco e podem concorrer como factores causais de um certo número de doenças; Adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde.
Programa
Plano curricular (Temas a tratar): Saúde e Promoção; Educação e Protecção da Saúde; Prevenção da Doença; Influência dos estilos de vida sobre a saúde: dieta, alcoolismo e outras toxicodependências, exercício físico, stress e poluição ambiental; Prevenção das doenças cardiovasculares, respiratórias, infecciosas, sexualmente transmissíveis, neoplásicas e do viajante; Prevenção na Família e no Idoso; Prevenção de acidentes.
Bibliografia Principal
Preventive Medicine in General Practice - Gray M, Fowler G. Ed. Oxford: Oxford University Press, 1986; Prevention in Clinical Practice - Becker D, Gardner L. Ed. Plenum Medical Book Company, 1988; Health Promotion, Models and Values - Downie RS, Fyfe C, Tannahill. Ed. Oxford: Oxford University Press, 1990; Public Health and Preventive Medicine - Last J, Wallace RB. 1992; Health Promotion and Disease Prevention in Clinical Practice - Woolf ST, Jonas S, Lawrence RS. Ed. Williams and Wilkins, 1996; Health Promotion in Clinical Practice - Bright JS. Ed. Bailliere Tindall, 1997; Public Health and Human Ecology - Last J. 1998; The Strategy of Preventive Medicine - Rose G. 7th Ed. Oxford: Oxford Medical Publications, 2000; A Saúde dos Portugueses. Direcção Geral de Saúde. Lisboa. Ministério da Saúde, 1997; Wender RC, Nevin, JE. Preventive Medicine. Primary care – Clinics in Office Practice. 29 (3) (2002).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Uma Aula Teórica semanal de 1 hora, da responsabilidade do Regente, integrando sempre que possível a experiência do Centro de Saúde São João. Uma Aula Prática semanal de 2 horas, da responsabilidade dos Assistentes, do tipo interactivo, em que os estudantes fazem uma apresentação formal do Tema da Aula Teórica da semana anterior, seguida de debate e de discussão com os outros estudantes, sob a orientação do Assistente ou por vezes sob a forma de Seminários. Até às férias do Natal cada turma realiza um Programa de Educação para a Saúde sobre um Estilo de Vida para uma determinada população do Centro de Saúde São João ou de outra instituição, monitorizando as suas diferentes fases de execução: diagnóstico da situação, intervenção e avaliação. O Relatório Final deste Programa deve ser apresentado no início do 2º período no “Encontro do Contacto Precoce”, onde os estudantes que tenham optado pelo Programa do Contacto Precoce com o Paciente devem apresentar a caracterização do seu agregado familiar e respectiva habitação e os estudantes que tenham optado pelo Programa de Apoio Domiciliário aos que sofreram um AVC devem apresentar um relatório das actividades desenvolvidas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final