Medicina Preventiva
Ocorrência: 2003/2004 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Apreender e desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza biológica, psicológica, social e ecológica;
Adquirir e desenvolver uma atitude de promoção da saúde; Apreender as diferenças de atitudes da Medicina Curativa e Preventiva;
Conhecer a organização da saúde e das profissões médica e paramédicas em Portugal e reconhecer a sua acção na promoção da saúde;
Adquirir a capacidade para situar e analisar os principais problemas de saúde em Portugal no contexto da promoção da saúde;
Compreender as atitudes de protecção da saúde, de educação para a saúde e de prevenção da doença e das suas complicações e da recuperação dos incapacitados;
Conhecer de que maneira os estilos de vida podem constituir factores de risco e podem concorrer como factores causais de um certo número de doenças;
Adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde.
Programa
Saúde e Promoção;
Educação e Protecção da Saúde;
Prevenção da Doença;
Influência dos estilos de vida sobre a saúde: dieta, alcoolismo e outras toxicodependências, exercício físico, stress e poluição ambiental;
Prevenção das doenças cardiovasculares, respiratórias, infecciosas, sexualmente transmissíveis, neoplásicas e do viajante;
Prevenção na Família e no Idoso;
Prevenção de acidentes.
Bibliografia Principal
Preventive Medicine in General Practice - Gray M, Fowler G. Ed. Oxford: Oxford University Press, 1986;
Prevention in Clinical Practice - Becker D, Gardner L. Ed. Plenum Medical Book Company, 1988;
Health Promotion, Models and Values - Downie RS, Fyfe C, Tannahill. Ed. Oxford: Oxford University Press, 1990;
Public Health and Preventive Medicine - Last J, Wallace RB. 1992; Health Promotion and Disease Prevention in Clinical Practice - Woolf ST, Jonas S, Lawrence RS. Ed. Williams and Wilkins, 1996;
Health Promotion in Clinical Practice - Bright JS. Ed. Bailliere Tindall, 1997;
Public Health and Human Ecology - Last J. 1998; The Strategy of Preventive Medicine - Rose G. 7th Ed. Oxford: Oxford Medical Publications, 2000;
A Saúde dos Portugueses. Direcção Geral de Saúde. Lisboa. Ministério da Saúde, 1997.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Uma Aula Teórica semanal de 1 hora, da responsabilidade do Regente, integrando sempre que possível a experiência do Centro de Saúde São João. Uma Aula Prática semanal de 2 horas, da responsabilidade dos Assistentes, do tipo interactivo, em que os alunos fazem uma apresentação formal do Tema da Aula Teórica da semana anterior, seguida de debate e de discussão com os outros alunos, sob a orientação do Assistente. Até às férias do Natal cada turma realiza um Programa de Educação para a Saúde sobre um Estilo de Vida para uma determinada população do Centro de Saúde São João, monitorizando as suas diferentes fases de execução: diagnóstico da situação, intervenção e avaliação. O Relatório Final deste Programa deve ser apresentado em Maio no “Encontro do Contacto Precoce”, onde os alunos que tenham optado pelo Programa do Contacto Precoce com o Paciente devem apresentar a caracterização do seu agregado familiar e respectiva habitação e os alunos que tenham optado pelo Programa de Apoio Domiciliário aos que sofreram um AVC devem apresentar um relatório das actividades desenvolvidas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final