Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Informação e Tecnologia: a simbiose indispensável no design curricular da formação superior em Ciência da Informação

Informação e Tecnologia: a simbiose indispensável no design curricular da formação superior em Ciência da Informação

Título
Informação e Tecnologia: a simbiose indispensável no design curricular da formação superior em Ciência da Informação
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2011
Revista
8
Páginas: 69-81
ISSN: 0873-5670
Editora: CIC.Digital
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Outras ciências sociais
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Resumo (PT): Num primeiro tópico, aborda-se em traços gerais a evolução que a área da documentação/informação sofreu desde finais do século XIX até que se consagrou o termo ‘Ciência da Informação’ (CI), correspondendo a um campo de saber com um objecto de estudo específico. Foca-se depois o impacto que as tecnologias tiveram nos serviços de informação desde meados do último século, tornando-se indissociáveis do tratamento e uso da informação. Neste enquadramento, procura-se justificar como indispensável a componente tecnológica nos modelos formativos em CI e ilustra-se essa indispensabilidade com o caso da formação existente na Universidade do Porto, em que os cursos nesta área são partilhados entre duas faculdades, conjugando uma vertente humanística e de Ciências Sociais, na Faculdade de Letras, com uma componente tecnológica, na Faculdade de Engenharia.
Abstract (EN): In a first topic, this article gives a general overview about the evolution that documentation/information area followed since the end of the 19th century until the moment when the term ‘Information Science’ (IS) was established, referring to a knowledge field with a specific object of study. Afterwards it is described the impact that technology caused in information services since the middle of the last century, becoming inseparable from the treatment and use of information. In this framework it is justified the technological component in IS educative models and that is illustrated with the case of existing education in University of Porto, where the programs in IS are shared by two faculties, congregating a humanistic and social scientific view in the Faculty of Arts and Humanities with a technological component in the Faculty of Engineering.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Indexação e controlo de autoridade em arquivos (1992)
Trabalho Académico
Ribeiro, Fernanda
Arquivo Nacional da Torre do Tombo (2020)
Publicação Didática
Ribeiro, Fernanda
Rethinking the conceptual base for new practical applications in information value and quality (2014)
Livro
Ribeiro, Fernanda ; Silva, Armando Malheiro da ; Jamil, George

Ver todas (173)

Da mesma revista

Tradicional vs. Virtual : questão irreal? (2001)
Artigo em Revista Científica Nacional
Leite, Isabel Pereira; Oliveira, Isabel Ortigão de ; Miranda, Maria Helena ; Leite, João Emanuel Cabral
Tecnologias da Informação e Comunicação e liderança: a realidade da e-liderança (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Patrícia Alves Martins; Manuel Salvador Gomes Araújo; Alberto Manuel Brandão Simões
PACHECO, André -Arquivos digitais: metadados e autenticidade. [recensão] (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Silva, Armando Malheiro da

Ver todas (49)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-02 às 18:07:20
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital