Assunto:
Ciência da informação
Resumo (PT):
Toda tomada de decisão processa-se num contexto em que interesses contraditórios se movimentam, tenham ou não consciência dos agentes envolvidos. Um dos campos mais carentes, no que diz respeito à aplicação da ética, é o das novas tecnologias e nisso inclui- se a Internet – ainda frágil, observamos uma legislação que determina condutas ou regras cibernéticas, com isso fica muito difícil perceber limites do uso ético da Internet no exercício profissional. No cenário competitivo do mundo contemporâneo, um dos principais desafios das organizações é estabelecer os padrões éticos nas relações entre pessoas e empresas.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida sem perder de vista os ideais de bem e virtude, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Hoje, mais do nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e fracasso. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Ser ético é, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade – resultado da própria cultura de uma comunidade, que variam de acordo com o contexto histórico e sua localização na geopolítica global.
(…)
A primeira edição desta obra, financiada por fundos nacionais atraves da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto UID/CCI/04667/2016 – CIC.Digital com tiragem de 150 exemplares compõe o volume 1 da Coleção icultura&media da Universidade do Porto.
(…)
A Disciplina tem por objetivo permitir aos estudantes compreender as bases éticas do processo infocomunicacional desenvolvendo capacidades que: permitam distinguir entre Ética da Informação e Deontologia dos Profissionais da Informação; adquirir competências operatória, a consciência de que a produção, a seleção, o armazenamento da informação e a sua difusão através da comunicação se desenrolam implicando interessantes e profundas relações com a Ética; desenvolver opinião fundamentada sobre a Ética da Informação, distinguir Ética de Deontologia Profissional e de explicar em que medida a Ética se relaciona com os diversos procedimentos e atividades do processo infocomunicacional; compreender as implicações Éticas e as relações em rede nas organizações na Era Digital.
A disciplina é desenvolvida por meio de aulas presenciais e por trabalho de pesquisa individual dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por exposição teórica dos temas, exercícios práticos, e debates entre os participantes. Os alunos devem ler o os textos propostos antes de cada aula. O trabalho de pesquisa individual dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
(…)
A INFOÉTICA estuda os assuntos éticos que surgem a partir do desenvolvimento e aplicação das tecnologias da informação e comunicação. A disciplina visa desenvolver reflexão sobre os fundamentos da Ética da Informação associados à tecnologia da informação, privacidade, precisão da informação, propriedade intelectual, acesso à informação, segurança da informação, e teorias internacionais da ética da informação. Estimular a aplicação dos fundamentos teóricos em casos práticos ligados ao empoderamento derivado da informação, democracia da informação, sociedade da informação e do conhecimento, literacias digitais, esferas de responsabilidade socio- ambiental.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
212
ISBN:
978-65-258-0245-9
Edição:
2
ª