Resumo (PT):
Há um generalizado desconhecimento sobre o que faz e o que deve fazer um docente e
investigador universitário. Criam-se assim perigosos mitos sobre como os docentes deveriam ser
avaliados, sem atenção à especificidade do seu labor, e com a criação de profundas injustiças. Teme-se
que tais sistemas, a serem postos em prática, desincentivem os professores, consumam infinito tempo
burocratizado que deveria ser usado em ensino e investigação, inquinem o ambiente criando inimizades
letais, e acabem em longos processos judiciais. No presente artigo procura-se dignosticar os mitos de
critérios subjectivos e arbitrários de avaliação, propondo uma avaliação decerto imperfeita, mas
objectiva, que permita a cada docente o desenvolvimento da sua carreira e resulte em cooperação e não
guerra de todos contra todos.
Abstract (EN):
There is a widespread ignorance about what does and what should do an university professor,
lecturer or researcher. This is creating dangerous myths about how teachers should be evaluated,
because we are paying no attention to the nature of their labor, many processes resulting on the creation
of deep injustice. It is feared that such systems, if implemented, result in infinite time-consuming
bureaucratic tasks. Precious time that should be used in teaching and research. That may also pollute
the university environment by creating lethal enemies among teaching people, ending up in lengthy
legal proceedings. This article seeks to make a diagnosis of myths of arbitrary and subjective criteria
for evaluation, proposing the general basis of a system, certainly imperfect, but objective, allowing
each teacher to develop his / her career, and result in cooperation, not war of all against all.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
15
Tipo de Licença: