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Pensada lei, pensada malícia: a propósito das avaliações «de desempenho» aos docentes

Título
Pensada lei, pensada malícia: a propósito das avaliações «de desempenho» aos docentes
Tipo
Relatório Técnico
Ano
2010
Autores
Cunha, Paulo Ferreira da
(Autor)
FDUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Instituições Associadas
FDUP - Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): Há um generalizado desconhecimento sobre o que faz e o que deve fazer um docente e investigador universitário. Criam-se assim perigosos mitos sobre como os docentes deveriam ser avaliados, sem atenção à especificidade do seu labor, e com a criação de profundas injustiças. Teme-se que tais sistemas, a serem postos em prática, desincentivem os professores, consumam infinito tempo burocratizado que deveria ser usado em ensino e investigação, inquinem o ambiente criando inimizades letais, e acabem em longos processos judiciais. No presente artigo procura-se dignosticar os mitos de critérios subjectivos e arbitrários de avaliação, propondo uma avaliação decerto imperfeita, mas objectiva, que permita a cada docente o desenvolvimento da sua carreira e resulte em cooperação e não guerra de todos contra todos.
Abstract (EN): There is a widespread ignorance about what does and what should do an university professor, lecturer or researcher. This is creating dangerous myths about how teachers should be evaluated, because we are paying no attention to the nature of their labor, many processes resulting on the creation of deep injustice. It is feared that such systems, if implemented, result in infinite time-consuming bureaucratic tasks. Precious time that should be used in teaching and research. That may also pollute the university environment by creating lethal enemies among teaching people, ending up in lengthy legal proceedings. This article seeks to make a diagnosis of myths of arbitrary and subjective criteria for evaluation, proposing the general basis of a system, certainly imperfect, but objective, allowing each teacher to develop his / her career, and result in cooperation, not war of all against all.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 15
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
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