Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Gramática, Pragmática e competência de leitura: valores do futuro perfeito na Internet

Gramática, Pragmática e competência de leitura: valores do futuro perfeito na Internet

Título
Gramática, Pragmática e competência de leitura: valores do futuro perfeito na Internet
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2019
Autores
Duarte, Isabel Margarida
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Indexação
Crossref
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Outras Informações
Resumo (PT): Existe uma relação favorável entre conhecimento explícito e refl exivo da gramática e competência de leitura. Uma literacia crítica exige leitores bem formados e não apenas que saibam decifrar a mensagem do texto. Partindo de uma perspetiva enunciativo-pragmática, faremos (1) a análise de diferentes valores do futuro perfeito num corpus ad hoc construído com ocorrências de 12 textos da Internet, (2) relacionando esses valores com os géneros discursivos em que estão presentes as ocorrências. Finalmente, (3) traçaremos, a partir desses valores, um percurso pedagógico exemplifi cativo, tendo em conta Duarte (1992), Silvano & Rodrigues (2010) e o que Camps (2006) escreveu sobre Sequências Didáticas para ensinar gramática.
Abstract (EN): There is a positive relation between explicit and refl exive knowledge of grammar and reading competence. Critical literacy requires well-formed readers. Adopting an enunciative-pragmatic perspective, we will (1) analyze different values of the futuro perfeito in an ad hoc corpus constructed with occurrences of 12 Internet texts, (2) relate these values to the discursive genres in which the occurrences are present. Finally, (3) bearing in mind these values, we will draw an example of a possible pedagogical pathway, taking into account Duarte (1992), Silvano & Rodrigues (2010) and Camps (2006) on Didactic Sequences to teach grammar.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
6Isabel Margarida Duarte_b 696.54 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Alguns Operadores de Agulhagem Comunicativa (1989)
Tese
Isabel Margarida Duarte; Óscar Lopes
Oral. Guia de Implementação do Programa de Português do Ensino Básico (2011)
Relatório Técnico
Silva, Fátima ; Viegas, Filomena ; Duarte, Isabel Margarida ; Veloso, João
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Developing pragmatic skills in Portuguese as Foreign Language A level groups: A case study in Porto (Portugal) (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Girard, Salomé

Ver todas (199)

Do mesmo livro

O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Rodrigues, Sónia Valente ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Carvalho, Ângela ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge
Análise da eficácia pedagógico-didática de dois laboratórios gramaticais aplicados numa turma de 9.º ano (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedreira, Paula; Rodrigues, Sónia Valente ; Silvano, Maria da Purificação; Almeida, Sofia
A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? quando? como? (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Brito, Ana Maria ; Morgado, Celda; Oliveira, Maria do Carmo
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-21 às 08:17:58
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital