Resumo (PT):
Com este texto pretendemos dar conhecimento sobre o conceito de currículo, uma breve evolução do
conceito e conceções de currículo. Pretendemos fazer emergir como essas conceções têm vindo a ser
interpretadas em Portugal ao nível do(s) discurso(s) político(s) e como estes tem sido objeto de constantes
mudanças.
Acompanhando estes movimentos, as Orientações Curriculares de Geografia têm também vindo a sofrer
alterações, o que nem sempre tem favorecido a educação geográfica. Questionamos então, o que muda na
prática no ensino desta disciplina escolar, enquanto os discursos se alteram efetivamente num espaço tão
curto de tempo e pelas conceções de currículo que elas encerram.
Abstract (EN):
The aim of this text is to talk about the different concepts of curriculum and their evolution. We aim to show
how these concepts have been interpreted in Portuguese political speech and regularly changed.
As a result of these evolving tendencies, the Curricular Guidelines for Geography have also changed, which
hasn't always been beneficial to the teaching practices of the subject. We therefore question what actually
changes in the teaching practice of this subject due to the fast-changing political discourse and the concept
of curriculum that informs it.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica