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Procedimentos de pesquisa : alguns conselhos práticos para o estudo também psicolinguístico de realidades concretas - parte II

Título
Procedimentos de pesquisa : alguns conselhos práticos para o estudo também psicolinguístico de realidades concretas - parte II
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2016
Autores
Martins, Fernanda
(Autor)
FLUP
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Pinto, Maria da Graça Castro
(Autor)
FLUP
Indexação
DOAJ
Fonte académica
Latindex
Outras Informações
Resumo (PT): O texto que aqui se apresenta prossegue a linha de um artigo, com o mesmo título, unicamente acrescido de Parte II, o que corresponde à sua segunda parte, publicado na revista Letras de Hoje, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2015, assinado pelas autoras do presente artigo. Após um breve apontamento do que se espera de um trabalho académico, em termos de escrita e também metodológicos, em Psicolinguística Aplicada, área científica que, procurando ir à raiz dos factos também em matéria de aprendizagem de línguas, se ajusta com toda a pertinência a temas abrangidos pela Didática de Línguas, procurase justificar a adoção da estrutura Introdução, Métodos, Resultados e Discussão (IMRD) nos trabalhos académicos que se dedicam a estudos com componente prática nos domínios em foco. Busca-se ainda destacar a originalidade e relevância das secções Métodos e Resultados, se bem que possam ser consideradas de redação mais simples comparativamente às restantes. Atendendo a que estas secções podem ser sentidas como portadores de um enquadramento metodológico e estatístico menos familiar por quem quer trabalhar nessas áreas, foi intento das autoras trazer a terreiro certos passos procedimentais que possam fazer com que os trabalhos desse género de pesquisa possam vir a ser lidos com mais conhecimento de causa e a ser escritos com mais rigor quando chegar a altura de os dados selecionados e analisados serem difundidos, por via de uma publicação, à audiência a que se destinam em consonância com o que recomenda a comunidade científica a que pertencem. Optando por um figurino que assenta em respostas a possíveis perguntas colocadas por quem possa ter dúvidas ao lidar com artigos das ciências sociais ou humanas com partes experimentais, à semelhança do que ocorreu no artigo publicado em 2015 (Martins & Pinto 2015), foram objeto de uma abordagem tão acessível quanto nos foi possível os seguintes tópicos: métodos de amostragem, tamanho da amostra, estudo de caso e grupo focal.
Abstract (EN): This text comes in line with an article previously published in 2015 by the same authors on Letras de Hoje, a journal of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: "Research procedures: some practical tips aimed at studying concrete realities in psycholinguistics". We now aim at taking the previous article further, hence the choice for the same title and its extension to a Part II. After a brief outline of what is to be expected of a research article on Applied Psycholinguistics in terms of writing and methodology, we intend to advocate the structure Introduction, Methods, Results and Discussion (IMRD) whenever texts are based on empirical data coming from diff erent areas of language studies such as didactics of languages insofar as these are domains to which Applied Psycholinguistics may bring the insights necessary to get to the roots of language learning issues. It is also our purpose to stress the originality and relevance of sections Methods and Results. Eventhough they may be considered simpler in what concerns academic writing, both sections may also be regarded as problematic as they imply a methodological framework often less familiar to researchers. Under these circumstances and bearing in mind recommendations of the scientifi c community, we intend to highlight some steps that may prove to be helpful in the process of either reading or writing academic texts in a more accurate and knowledgeable way both from the writers¿ and the readers¿ standpoint. By trying to answer possible questions asked by researchers who may feel doubtful when handling or interpreting experimental data, in line with the approach of the aforementioned article (Martins & Pinto 2015), this text contemplates four topics ¿ sample selection methods, sample size, case study, and focus group ¿ in hopes that they become less opaque.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Artigo (65-80) 210.03 KB
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