Resumo (PT):
Um dos actuais desafios da intervenção em edifícios antigos consiste na implementação de estratégias de prevenção e de manutenção, passando de uma filosofia de actuação reactiva, para uma filosofia de prevenção e de cuidado continuado ao longo do tempo.
Não obstante o reconhecimento generalizado sobre a pertinência da implementação de estratégias de manutenção, nomeadamente em relação aos edifícios de carácter monumental, persistem ainda dificuldades na sua aplicação sistemática no edificado corrente. No caso dos edifícios antigos, que ainda preservam os materiais e as técnicas construtivas tradicionais,
o problema agrava-se devido ao desconhecimento existente relativamente aos cuidados de manutenção específicos a aplicar.
Na sequência de um trabalho de investigação em curso, apresenta-se um breve contributo para a concepção de um manual de manutenção da casa burguesa do Porto, através da discussão dos conceitos de prevenção e manutenção, de estratégias de divulgação adoptadas para os diferentes actores envolvidos e do modelo de organização a desenvolver para o referido manual, realizada à luz da especificidade deste tipo de edificado.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Tipo de Licença: