Resumo: |
O desenvolvimento da literacia estatística dos alunos dos diferentes níveis de escolaridade tem vindo a ser apontado como objetivo curricular destacado em recentes orientações curriculares nacionais e internacionais. No panorama nacional, o atual programa de Matemática do Ensino Básico (atual à data de início do projeto) atribui um maior destaque à Estatística, e apresenta objetivos de aprendizagem mais exigentes, desde os níveis mais elementares. Esta situação torna-se desafiadora para a prática do professor, exigindo-lhe o desenvolvimento de novas perspetivas e conhecimentos. Tendo em conta este contexto, este projeto tem como objetivo estudar o desenvolvimento da literacia estatística desde os níveis mais elementares até ao ensino secundário, em duas vertentes: i) na caracterização de aspetos essenciais da literacia estatística de alunos, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de formular questões e recolher dados e representá-los para responder a essa questões, e ii) na compreensão do desenvolvimento do conhecimento didático e estatístico do professor para ensinar este tema. No que diz respeito ao desenvolvimento da literacia estatística, o projeto assume o papel central da realização de investigações estatísticas, uma vez que esta atividade tende a envolver os alunos na aprendizagem e promove uma visão holística do pensamento, mobilizando conhecimento em diversas áreas, usando processos complexos de raciocínio de uma forma flexível e ajudando os alunos a desenvolver o pensamento crítico. Relativamente à formação de professores, o projeto assume a necessidade de ter em conta as conceções, conhecimento e os recursos dos formadores e das instituições da formação de professores, os regulamentos oficiais e a política educativa, os contextos sociais e escolares, assim como as conceções, necessidade e interesses dos participantes. No entanto, no cerne do processo de formação de professores está o professor em desenvolvimento, em estreita ligação com a sua pr |
Resumo O desenvolvimento da literacia estatística dos alunos dos diferentes níveis de escolaridade tem vindo a ser apontado como objetivo curricular destacado em recentes orientações curriculares nacionais e internacionais. No panorama nacional, o atual programa de Matemática do Ensino Básico (atual à data de início do projeto) atribui um maior destaque à Estatística, e apresenta objetivos de aprendizagem mais exigentes, desde os níveis mais elementares. Esta situação torna-se desafiadora para a prática do professor, exigindo-lhe o desenvolvimento de novas perspetivas e conhecimentos. Tendo em conta este contexto, este projeto tem como objetivo estudar o desenvolvimento da literacia estatística desde os níveis mais elementares até ao ensino secundário, em duas vertentes: i) na caracterização de aspetos essenciais da literacia estatística de alunos, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de formular questões e recolher dados e representá-los para responder a essa questões, e ii) na compreensão do desenvolvimento do conhecimento didático e estatístico do professor para ensinar este tema. No que diz respeito ao desenvolvimento da literacia estatística, o projeto assume o papel central da realização de investigações estatísticas, uma vez que esta atividade tende a envolver os alunos na aprendizagem e promove uma visão holística do pensamento, mobilizando conhecimento em diversas áreas, usando processos complexos de raciocínio de uma forma flexível e ajudando os alunos a desenvolver o pensamento crítico. Relativamente à formação de professores, o projeto assume a necessidade de ter em conta as conceções, conhecimento e os recursos dos formadores e das instituições da formação de professores, os regulamentos oficiais e a política educativa, os contextos sociais e escolares, assim como as conceções, necessidade e interesses dos participantes. No entanto, no cerne do processo de formação de professores está o professor em desenvolvimento, em estreita ligação com a sua prática profissional. O projeto assenta no aprofundamento de ideias fundamentais sobre as orientações curriculares relativas ao ensino da estatística, processos de mudança curricular, processos de aprendizagem relativos ao tema em estudo e a identificação de recursos significativos para a aprendizagem. Este conhecimento irá suportar o planeamento e desenvolvimento de experiências de ensino, nas salas de aula de diferentes níveis de escolaridade, que se baseiam em sequências de tarefas e na utilização de recursos tecnológicos específicos. Nestas experiências de ensino adota-se uma metodologia de trabalho colaborativa, com equipas constituídas por professores investigadores no terreno e investigadores académicos que partilham conhecimentos complementares sobre os fenómenos em estudo. O projeto apoia-se também na revisão de estudos sobre a formação de professores, em particular, sobre o domínio do conhecimento estatístico e didático para ensinar do professor e o seu desenvolvimento, em contextos de formação inicial ou contínua. Este conhecimento irá servir de suporte ao planeamento de cursos na formação inicial de educadores e professores dos níveis elementares e na formação contínua, assim como na criação de contextos de formação colaborativa, em estreita articulação com a prática profissional. É utilizado o design research nas experiências de ensino e de formação, seguindo uma abordagem metodológica mista. A recolha de dados é feita através de uma variedade de métodos, incluindo a entrevista, observações, registos dos alunos, testes e questionários. A análise de dados inclui abor |