Infectious Disorders
Keywords |
Classification |
Keyword |
OFICIAL |
Medicine |
Instance: 2020/2021 - 1S (of 14-09-2020 to 07-02-2021) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fmup/pt/imagens/MoodleIcon)
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Objectives
Através de uma integração na actividade do Serviço, (este ano será aquém do desejável, dada a situação pandémica actual) pretende-se que os estudantes tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosas. A complementar esta vivência de prática clínica, serão discutidos diaramente casos clinicos de doentes do Serviço de Doenças Infeciosas (SDI)
Learning outcomes and competences
Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de abordar situações clinicas diversas. Sabendo qual o caminho que devem seguir para estabelecerem os diagnósticos diferenciais, e as opções terapêuticas adequadoas às diversas situações
Working method
B-learning
Pre-requirements (prior knowledge) and co-requirements (common knowledge)
Conhecimentos das disciplinas básicas e das regras fundamentais da semiologica clinica.
Apredizagem de aspectos diagnóstcos e terapêuticas especificas da patologia infeciosas.
Program
Programa teórico e teórico-prático (casos clínicos):
Covid-19; epidemiologia, clinica, tratamento, complicações;
Infeções da pele e tecidos moles; Infeccões do sistema nervoso central; Tuberculose; Hepatites víricas; Infecção por VIH e suas complicações; Infecções víricas na comunidade: infecção herpética / infecção citomegálica / mononucleose infecciosa / varicela / zona; Antropozoonoses; Sépsis; Endocardites; Síndrome febril indeterminado; Normas gerais de prescrição de antibióticos
Mandatory literature
https://www.https://www.uptodate.com; uptodate
Ivor, B., Griggs, R., Wing, E., & Fitz, J; Andreoli and Carpenter’s Cecil Essentials of Medicine, 2018
Principles and Practice of Infectious Diseases ; John E. Bennett, Raphael Dolin and Martin J. Blaser;Mandell, Douglas, and Bennett's , 2019
Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., & Loscalzo,J.; Harrison’s principles of internal medicine, , 2020
Teaching methods and learning activities
Cada uma das quatro turmas terá ao longo do bloco, treze aulas teóricas, catorze aulas teórico/práticas e contacto clinico em contexto de : Enfermaria, Ambulatório e Cuidados Intensivos
Evaluation Type
Evaluation with final exam
Assessment Components
Designation |
Weight (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Amount of time allocated to each course unit
Designation |
Time (hours) |
Estudo autónomo |
43,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Realização de Estágio |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Eligibility for exams
Obterão frquência à UC os estudantes cujo número total de faltas nas actividades lectivas obrigatórias (teorico-praticas) práticas não exceda 25% das actividades lectivas teórico-práticas/práticas previstas.
A frequencia da atividade clínica no SDI é obrigatória. Sem esta, o aluno não podereá fazer a prova teorica.
Calculation formula of final grade
Teste de 50 perguntas de escolha múltipla em que cada pergunta vale 0,3 valores e de uma pergunta de desenvolvimento que valerá 5 valores. A prova vale no processo global de avaliação 20 valores.
O teste terá a duração de 90 minutos
Special assessment (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que ao abrigo da legislação não possam frequentar o numero obrigatório de aulas teórico/práticas, deverão ser avaliados pela prova final e por avaliação oral em datas a combinar, conforme a coveniencia de ambas as partes, e que terá um preso de 50% no total da avaliação final
Classification improvement
A repetição do exame para melhoria da classificação implica a realização de exame teórico, sendo válida a classsificação global mais elevada. Esta repetição de exame para melhoria de classificação pode ser realizada por uma só vez, numa das duas épocas de avaliação final imediatamente subsequentes (normal ou recurso).