Biomecânica Orofacial
1045 - ECTS
Os objetivos desta unidade curricular têm em vista proporcionar aos estudantes competências que os habilitem a uma formação especializada no âmbito da física e da biomecânica.
Assim, a compreensão das estruturas básicas da matemática aliada à física, através da interdisciplinaridade da Medicina Dentária, é central para o entendimento do funcionamento da biomecânica dos procedimentos usados no dia-a-dia da clínica, nos casos concretos da Prostodontia fixa e removível, da Implantologia, da Cirurgia, da Dentisteria, da Periodontologia, da Endodontia e da Ortodontia.
Diagnóstico e Terapêutica I
1001 - ECTS
Disciplina dirigida a estudantes do primeiro ano –3º ciclo.
Desenvolvimento de competências de diagnóstico e da integração nas terapêuticas interdisciplinares.
Valorização da casuística clínica para criação de bancos de dados para futura utilização no âmbito da pesquisa científica.
Consciencialização para a visão holística nos processos de diagnóstico e terapêutica.
Motivação do interesse pela carreira académica.
Ética e Legislação Profissional
1002 - ECTS
O ensino do conteúdo programático desta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da Ética, Deontologia e Legislação Profissional. Desta forma serão transmitidas as guias de conduta reconhecidos como essenciais ao exercício profissional da medicina dentária.
Informática e Novas Tecnologias em Medicina Dentária
1003 - ECTS
Disciplina dirigida a estudantes do primeiro ano –3º ciclo.
Desenvolvimento de competências em ferramentas informáticas.
Familiarização com a aplicação dos computadores e das ciências da informação na prática clínica e na investigação, permitindo a utilização de tecnologias de informação de forma produtiva ao longo da sua educação.
Aumento da motivação para as novas tecnologias com especial atenção para a sua aplicação de forma fidedigna.
Consciencializar para a necessidade de atualização permanente.
Investigação e Estatística I
1004 - ECTS
Pretende-se que os estudantes saibam diferenciar e aplicar os diferentes tipos de estudos epidemiológicos; apliquem e interpretem os principais indicadores epidemiológicos: morbilidade, mortalidade e risco. É objetivo que os estudantes saibam identificar as principais fontes de erros de medição, regras de investigação e redação de acordo com o método científico-experimental. Desta forma, tem-se por intenção sensibilizar os estudantes para a importância da validade interna e externa de um trabalho investigação científica.
Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I
1005 - ECTS
A Medicina Dentária é uma área científica de forte componente clínica e laboratorial.
O curso de Doutoramento em Ciências Dentárias (não conferente de grau), correspondente ao 1.º ano do Doutoramento em Medicina Dentária (com 60 créditos ECTS), é um curso eminentemente teórico e teórico prático. A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial foi integrada no plano de estudos do referido doutoramento para colmatar a falta de vínculo do estudante à prática clínica e laboratorial.
Prótese Dentária e Oclusão I
1046 - ECTS
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências para a investigação científica nas áreas da Reabilitação Oral Prótese Fixa, Prótese Removível e Oclusão e Dor Orofacial.
Ser competente no conhecimento das matérias, técnicas e metodologias de investigação em Prótese Dentária e Oclusão, e da sua interrelação com outras ciências importantes para a formação dos médicos dentistas, nomeadamente a Implantologia, a Cirurgia Oral, a Periodontologia, a Genética Orofacial e a Biomecânica.
Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais e das novas tecnologias utilizados em Prótese Dentária e Oclusão, e das suas relações com as metodologias de investigação.
Ter conhecimento dos trabalhos de investigação que conduziram a teses de doutoramento em Prostodontia nas Faculdades de Medicina Dentária portuguesas.
Diagnóstico e Terapêutica II
1020 - ECTS
Proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem no diagnóstico diferencial de patologias orofaciais, com sinais e sintomas sobreponíveis.
Proporcionar conhecimentos que habilitem a melhor interpretar e compreender os aspectos relacionados com o diagnóstico e terapêutica de grupos particulares de pacientes, incluindo o diagnóstico diferencial e as diferentes opções de tratamento de patologias dentomaxilofaciais.
Desenvolver competências de trabalho em equipas multidisciplinares e à protocolização do trabalho como forma de criação de dados fiáveis para investigação, principalmente na vertente clínica.
Investigação e Estatística II
1021 - ECTS
Com a implementação desta unidade curricular pretende-se aprofundar as competências adquiridas na unidade curricular correspondente do 1.º semestre, em particular, no domínio do nexo de causalidade, considerando a existência de relações etiológicas multifatoriais.
Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial II
1022 - ECTS
A Medicina Dentária é uma área científica em que as componentes clínica e laboratorial são notórias.
O Curso de Doutoramento em Medicina Dentária, com 60 ECTS, é um curso eminentemente teórico, mas em que a necessidade de ligação à clínica e aos laboratórios, em termos de investigação, se manifesta útil e necessária.
Assim, são objectivos desta unidade curricular:
1. Investigação em ambiente clínico (estudos retrospectivos ou outros) integrantes ou não da dissertação.
2. Investigação em ambiente laboratorial (anatomia e fisiologia dentárias, genética, prótese dentária, biomecânica, histocompatibilidade ou outros) integrantes ou não da dissertação.
3. Experiência docente no Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD), nos Mestrados (Cirurgia Oral – MCOB, ou Reabilitação Oral - MROB) ou nos Cursos de Especialização (Cirurgia Oral, Odontopediatria, Ortodontia ou Reabilitação Oral) da FMDUP.
Prótese Dentária e Oclusão II
1058 - ECTS
Ser competente no conhecimento dos conceitos atuais de Prótese Dentária e Oclusão e suas linhas de investigação. Ser competente para diagnosticar e apresentar um correto plano de tratamento de prótese dentária e oclusão, justificando as suas decisões terapêuticas. Ser competente no conhecimento dos dados epidemiológicos existentes na área da reabilitação oral. Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, situações simples ou complexas, tais como restaurações unitárias e pontes, dento ou implantosuportadas, próteses removíveis, sobredentaduras sobre dentes e implantes, e goteiras oclusais. Ter conhecimento dos novos conceitos e linhas de investigação na área da prostodontia, oclusão e dor orofacial.
Seminário de Projeto de Tese
1023 - ECTS
A unidade curricular procura identificar paradigmas epistemológiocos de pesquisa, promovendo o conhecimento de métodos de investigação actualizados; a utilização de instrumentos e práticas de investigação e as suas aplicações ao processo de investigação.
A unidade curricular apoia a preparação do projeto de tese, sendo os procedimentos de avaliação de natureza contínua.
Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial III
1035 - ECTS
A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial III, unidade curricular anual do 2º ano do Programa de Doutoramento em Medicina Dentária, pretende estabelecer uma ponte entre a investigação e a prática clínica e laboratorial, componentes fundamentais nesta área científica.
Assim, são objetivos desta unidade curricular produzir trabalho científico em ambiente clínico e/ou laboratorial, em temas que podem integrar ou não a tese, bem como desenvolver competências no acompanhamento e controlo da atividade clínica ou laboratorial no Mestrado Integrado em Medicina Dentária ou nos outros Mestrado ou Cursos de Especialização da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial IV
1037 - ECTS
A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial IV, unidade curricular anual do 3.º ano do Programa de Doutoramento em Medicina Dentária, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I, II e III, apoiando os estudantes nos trabalhos de investigação e na prática clínica e laboratorial, com a finalidade de desenvolverem trabalhos científicos susceptíveis de serem publicados em revistas científicas. Neste sentido, são objetivos primordiais desta unidade curricular continuar a apoiar o desenvolvimento de trabalho científico em ambiente clínico e/ou laboratorial, em temas que podem integrar ou não a tese, bem como na continuação do desenvolvimento de competências no acompanhamento e no controlo da atividade clínica ou laboratorial no Mestrado Integrado em Medicina Dentária ou nos outros Mestrado ou Cursos de Especialização da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.