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Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I

Código: 1005     Sigla: ICLI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fmdup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=312848
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 7 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 12 108 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Medicina Dentária é uma área científica de forte componente clínica e laboratorial.

O curso de Doutoramento em Ciências Dentárias (não conferente de grau), correspondente ao 1.º ano do Doutoramento em Medicina Dentária (com 60 créditos ECTS), é um curso eminentemente teórico e teórico­ prático. A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial foi integrada no plano de estudos do referido doutoramento para colmatar a falta de vínculo do estudante à prática clínica e laboratorial.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá desenvolver conhecimentos e competências para produzir trabalho científico: projetos de investigação, publicações e protocolos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No decorrer da unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I, o estudante de doutoramento deverá recolher a informação necessária para a preparação do seu projeto de tese.

Para tal, o estudante terá de desenvolver atividades de investigação científica em dois contextos diferentes, clínico e/ou laboratorial, sempre com o acompanhamento do corpo docente adstrito à unidade curricular.

A Medicina Dentária, apesar de área científica predominante, é composta por subáreas, nomeadamente cirurgia oral, medicina oral, periodontologia, dentisteria, endodontia, implantologia oral, oclusão, prótese dentária, entre outras. A diversidade destas subáreas implica uma variedade de conteúdos programáticos, que serão delineados aquando da atribuição da proposta do tema de tese ao estudante.

Bibliografia Obrigatória

Azevedo Carlos Alberto Moreira; Metodologia científica. ISBN: 978-972-54-0212-2
Carvalho, J.; Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses., Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.)., 2009
Creswell, J.; Research Design., London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd edition)., 2009
Davies, M.; Doing a Successful Research Project. , London: Palgrave Macmilan., 2007
Santo, A.; Delineamentos de Metodologia Científica. , São Paulo: Edições Loyola., 1992
Vilelas, J.; Investigação. O Processo de Construção do Conhecimento., Lisboa: Edições Sílabo., 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino utilizado no âmbito desta unidade curricular é do tipo orientação tutorial. Neste contexto, o trabalho do estudante é executado com o auxílio do(s) orientador(es).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação do estudante é realizada, de forma sumativa, com a apresentação e discussão oral do projeto desenvolvido.
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