Seminário de Projeto de Tese
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular procura identificar paradigmas epistemológiocos de pesquisa, promovendo o conhecimento de métodos de investigação actualizados; a utilização de instrumentos e práticas de investigação e as suas aplicações ao processo de investigação.
A unidade curricular apoia a preparação do projeto de tese, sendo os procedimentos de avaliação de natureza contínua.
Resultados de aprendizagem e competências
A participação e discussão das temáticas apresentadas nos diversos seminários permite aos estudantes tomarem contacto com diversas realidades de investigação. Pretendese assim alargar os seus conhecimentos científicos de base, na área da Medicina Dentária, e permitr o desenvolvimento estruturado do seu plano de tese.
O contacto com distintas sessões de apresentação temática, efetuados por diversos oradores, especialistas em cada área, vai permitir aos estudantes o contacto com novas realidades de investigação, bem como com distintas metodlogias e abordagens científicas, permitindo o aumento da sua formação científica, no âmbito da Medicina Dentária.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Desenvolver uma proposta de investigação.
Elaborar uma revisão bibliográfica, atendendo ao estado da arte objeto de estudo.
Desenvolver uma metodologia adequada ao objeto de estudo, comprovando o interesse científico da proposta de investigação.
Processar a recolha de dados experimentais.
Bibliografia Obrigatória
UsherSmith, J.; Research in Medicine: Planning a Project Writing a Thesis., 3ª edição. Cambridge University Press., 2010. ISBN: ISBN10: 0521132282.
Esteitie, R.; Medical Research Essentials., 1ª edição. McGrawHill Medical., 2014. ISBN: ISBN10: 0071781641.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários. Após a apresentação do seminário, o orador irá moderar uma sessão de discussão sobre a temática apresentada, com participação ativa dos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
O estudante deverá entregar um trabalho escrito referente ao seu plano de tese.