Diagnóstico e Terapêutica II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem no diagnóstico diferencial de patologias orofaciais, com sinais e sintomas sobreponíveis.
Proporcionar conhecimentos que habilitem a melhor interpretar e compreender os aspectos relacionados com o diagnóstico e terapêutica de grupos particulares de pacientes, incluindo o diagnóstico diferencial e as diferentes opções de tratamento de patologias dentomaxilofaciais.
Desenvolver competências de trabalho em equipas multidisciplinares e à protocolização do trabalho como forma de criação de dados fiáveis para investigação, principalmente na vertente clínica.
Resultados de aprendizagem e competências
Equação e adequação nas diferentes patologias: seleção e implementação de soluções terapêuticas integradas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Diagnóstico diferencial e organização de casos de tratamentos pluridisciplinares.
A situação especial dos casos Odontopediátrico.
A situação especial dos Pacientes com Necessidades Especiais.
Metodologias de trabalhos de investigação clínica. A coordenação e adequação/colaboração em equipas multidisciplinares.
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Ratner Buddy D., 1947-;
Biomaterials science. ISBN: 978-0-12-582463-7
Arnett, G. William;
Facial and dental planning for orthodontists and surgeons. ISBN: 0-7234-3320-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teóricopráticas - em ambiente participado.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
de acordo com a legislação em vigor e regulamentos da U.P.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final desta unidade curricular terá em consideração a avaliação do trabalho escrito (50%) e participação/interação presencial (50%).
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
de acordo com a legislação em vigor e regulamentos da U.P.
Melhoria de classificação
não se aplica