Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Portal Académico > Estudantes > Épocas de exame

Estudantes


Épocas de exame

A época Normal tem lugar no final de cada semestre, a época de Recurso tem lugar após a época normal, enquanto que a época Especial decorre em setembro de acordo com o calendário proposto pelo Conselho Pedagógico da FLUP

Época Normal


À época normal podem apresentar-se os estudantes inscritos na unidade curricular num determinado ano letivo e que cumpram os requisitos definidos na ficha da unidade curricular.
Esta época não tem limite do número de unidades curriculares a realizar.
Não é necessário efetuar inscrição de exame.

Época de Recurso

Os estudantes inscritos, que cumpram os requisitos definidos na ficha da unidade curricular, que desistiram, reprovaram ou não compareceram ao exame na época normal podem realizar exame na época de recurso.
Esta época não tem limite no número de unidades curriculares a realizar.
Não é necessário efetuar inscrição de exame.





Época Especial - 1.º, 2.º e 3.º ciclos

Época especial existe para os estudantes inscritos no 1º e 2º ciclos nas respetivas unidades curriculares que:

  • Tenham o estatuto de Trabalhador-Estudante, estatuto de Dirigente Associativo, estatuto de Bombeiro, estatuto com Necessidades Educativas Especiais, estatuto  de Estudante-Atleta, estatuto de Estudante Militar, estatuto  de Estudante Atleta da Seleção Nacional, estatuto de Praticantes de Desporto de Alto Rendimento;
  • Tenham que entregar Dissertações/Relatórios/Teses para conclusão do ciclo de estudos;
  • Apenas podem ser requeridos exames das unidades curriculares que tenham os seguintes tipos de avaliação: exame final ou distribuída com exame final.

Os estudantes têm a possibilidade de requerer, em cada ano letivo, até 5 exames ou provas globais específicas (distribuídos pela época III, época I e época II), para além dos exames previstos nas épocas normal e de recurso, com limite máximo de dois exames/provas por unidade curricular.


Consulte:

 

Épocas Especiais

Inscrição nos exames
Realização dos exames

Época III:

De 01 até 29 de fevereiro de 2024


De 03 até 13 de abril de 2024


Época I :

De 01 até 29 de julho de 2024


De 02 até 13 de setembro de 2024


Época II:

De 01 até 31 de outubro de 2024

De 06 a 16 de novembro de 2024


Os estudantes deverão efetuar a inscrição em exames, através dos requerimentos online (opção presente na área pessoal de cada estudante, no menu lateral direito) e será aceite se o estudante tiver a situação relativa a propinas regularizada.


PAGAMENTO: A inscrição em exames na época específica para conclusão do ciclo de estudos e inscrição em exames ao abrigo de estatutos especiais realiza-se com o pagamento de 12 euros por cada unidade curricular (*), conforme a Tabela de Taxas e Emolumentos da Universidade do Porto.
Consulte o prazo de inscrição em calendário administrativo e o regulamento número máximo de créditos de inscrição.


(*) Com exceção do estudante do 3º ciclo que irá efetuar a entrega da Tese.


Melhoria de Classificação

  • Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação de exame realizado e da componente escrita da avaliação distribuída. As componentes são passíveis de melhoria quando explicitado na ficha da unidade curricular.
  • A melhoria pode ser realizada uma única vez por unidade curricular, até à época de recurso do ano letivo imediatamente subsequente àquela em que obtiveram aprovação.
  • Os estudantes que realizarem melhoria de classificação, no ano seguinte àquele em que obtiveram aprovação têm que se cingir aos programas e métodos de avaliação em vigor nesse ano letivo.
  • Em caso de melhoria de classificação, prevalece a nota mais elevada.
  • Depois de obter o certificado do grau, não há possibilidade de realizar melhoria de classificação das unidades curriculares.


Inscrição em exames de melhoria de classificação:
Os estudantes deverão efetuar a inscrição em exames, através dos requerimentos online (opção presente na área pessoal de cada estudante, no menu lateral direito) e será aceite se o estudante tiver a situação relativa a propinas regularizada.
-Prazo de inscrição até 48 horas antes da realização do exame;(Após este prazo a inscrição poderá ser efetuada com pagamento de uma taxa por prática de atos fora de prazo).
(consulte aqui o manual)

PAGAMENTO: A  inscrição em exames para melhoria de classificação realiza-se com o pagamento de 12 euros por cada unidade curricular, conforme a Tabela de Taxas e Emolumentos da Universidade do Porto.

 De acordo com o Despacho n.º GR.04/05/2013 e o esclarecimento de inscrição em exames de melhoria de classificação não haverá direito a reembolso do emolumento liquidado no ato de inscrição, em exame de melhoria de classificação.

Os estudantes inscritos em unidades curriculares singulares e unidades curriculares concedidas por creditação da formação anterior não têm direito ao exame de melhoria de classificação.

 


atualizado em 02/06/2024

Recomendar Página Voltar ao Topo