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Relações Culturais Luso-Francesas

Código: LRI018     Sigla: RCLFRA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/flup/ficha_disciplina.editar?p_cad_codigo=LRI018&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010&pv_copia_dados=N
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 9 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 3 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima da Costa Outeirinho Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Ana Paula Coutinho Mendes 1,50
Maria de Fátima da Costa Outeirinho 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimentos históricos sobre as relações culturais entre Portugal e França, em especial a partir do século XIX.

- Distinção e articulação entre as diferentes expressões de interculturalidade.

- Conhecimentos dos princípios e modos de funcionamento da «diplomacia cultural» e da «diplomacia de influência» .

- Motivação para a planificação da cultura portuguesa em França e da cultura francesa em Portugal na actualidade ( novos desafios)


Modo de trabalho

Presencial

Programa

0. Reflexão  sobre os papéis da cultura nas relações internacionais. A diplomacia cultural ou o "soft power". 
1.Mediadores e mediações culturais no século XIX
1.1.Francofilias e francofobias
2.Mediadores e mediações culturais no século XX
2.1.Assimetrias e Reciprocidades
3.Novos desafios interculturais entre Portugal e França
4. Lusofonia e Francofonia.

Bibliografia Obrigatória

AAVV ( Coord. de José Qauresma); Chiado, Baixa e Confronto com o «francesismo» nas Artes e na Literatura, Junta de Freguesia dos Mártires e CIEBA-FBAUL. ISBN: 978-989-8300-51-5
AAVV; Descontinuidades e confluências de olhares nos estudos francófonos, Universidade do Algarve, 2010
AAVV; Carnets. Revue électronique d'Études Françaises, nº spécial 2011-2012 (sur Invasions & Évasios. La France et nous, nous et la France) , http://revistas.ua.pt/index.php/Carnets/issue/view/115
AAVV; Portugal e o Outro, Universidade de Aveiro, 2002-2006
AAVV; Relações literárias franco-peninsulares, Edições Colibri, 2005
CHARTIER, Roger; A História Cultural entre Práticas e Representações, Difel, 1988
GOETSCHEL, P. et E. Loyer; GOETSCHEL, P. et E. Loyer (2001), Histoire Culturelle de la France De la Belle Époque à nos jours, Armand Colin, 2001
L’Enseignement et l’Expansion de la Littérature Portugaise en France. Actes du Colloque (Paris, 21-23 novembre, 1985), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1986
L’Enseignement et l’Expansion de la Littérature Française au Portugal. Actes du Colloque (Paris, 21-23 novembre, 1983), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1984
Les Rapports Culturels et Littéraires entre le Portugal et la France. Actes du Colloque (Paris, 11-16 oct., 1982), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1983
LOURENÇO, Eduardo; A Europa desencantada. Para uma mitologia europeia, Visão, 1994
LOURENÇO, Eduardo ; Nós e a Europa ou as duas razões, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988
MACHADO, Álvaro Manuel e Daniel-Henri Pageaux; Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura, Presença, 2001
MACHADO , Álvaro Manuel ; O ‘Francesismo’ na Literatura Portuguesa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984
MENDES, Ana Paula Coutinho; “A França literária em Portugal (1950-1980). Modalidades da sua recepção na imprensa periódica”, Mediação Crítica e Criação Poética em António Ramos Rosa, Quasi Edições, 2003
Mendes, Ana Paula Coutinho; Lentes bifocais. ISBN: 978-972-36-1040-6
OUTEIRINHO, Mª de Fátima; “A perspectiva comparatista no ensino duma cultura estrangeira: reflexões sobre uma abordagem intercultural”, A Escola e a Diversidade Cultural. Multiculturalsimo, Interculturalismo e Educação, Areal Editores, 2006
OUTEIRINHO, Fátima; “Représentations culturelles de la France et les années 80", FLUP, 2012
PAGEAUX, Daniel-Henri; Imagens de Portugal na Cultura Francesa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983
PENJON, J. & P. Rivas; Lisbonne: atelier du lusitanisme français, Presses Sorbonne Nouvelle, 2005

Bibliografia Complementar

Otília da Conceição Pires Martins; Portugal e o outro. ISBN: 978-972-789-225-9
Otília da Conceição Pires Martins; Portugal e o outro. ISBN: 972-789-186-1
Otília da Conceição Pires Martins; Portugal e o outro. ISBN: 972-789-147-0
Otília da Conceição Pires Martins; Portugal e o outro. ISBN: 972-789-057-1

Observações Bibliográficas

Outras indicações bibliográficas serão fornecidas no decorrer das aulas.

Other literature references will be provided during classes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas teóricas – método expositivo-demonstrativo;
2. Aulas práticas – análise e discussão em torno de documentos vários: contacto com equipamentos culturais.
3. Sessões de orientação tutorial.
4. Usos de blended learning.

Software

Moodle

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 51,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação: . 1º Teste - 35% da nota final; 2º Teste - 35% da nota final;   . Participação (aulas + moodle) - 30% da nota final.

Nota bene: Para ter lugar a aprovação na unidade curricular, o estudante não poderá ter uma classificação inferior a 9 no nas componentes de avaliação escritas e a média das duas componentes deverá ser positiva.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1 do Regulamento de Avaliação), no que toca à componente participação, não podendo assegurar a participação presencial, deverão, contudo,  assegurar a sua regular paraticpação nas tarefas propostas na plataforma Moodle. 

Melhoria de classificação

1. De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.
2. A componente a ser considerada para efeitos de  melhoria de classificação deverá ser o teste com menor nota obtida.

Observações

a)Língua de ensino: português e/ou francês.
b) A componente a ser considerada para efeitos de recurso deverá ser o teste com menor nota obtida.

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