Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LEI020

Dramaturgias

Código: LEI020     Sigla: DRAM

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEI 28 Plano Oficial em vigor 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Paula Coutinho Mendes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Pedro Miguel Meleiro Sobrado 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Pedro Miguel Meleiro Sobrado 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O plural da designação da unidade curricular – Dramaturgias – aponta não só para diferentes correntes e modelos históricos da literatura dramática, mas também para a duplicidade congenial da própria noção de dramaturgia, que significa classicamente "arte de composição de peças de teatro", designando também, modernamente, na esteira de Lessing, o "pensamento da passagem das peças de teatro para o palco" (Joseph Danan). O plural sinaliza ainda o risco de uma explosão e atomização, sendo hoje possível falar de dramaturgia nas áreas da dança, da performance, da videoarte ou dos novos media. Este risco de pulverização da dramaturgia ocorre no próprio campo do teatro, sob o influxo de uma transformação cuja importância só é comparável à emergência da figura do encenador no final do séc. XIX: a progressão do "teatro pós-dramático", formulação discutível, considerando que as novas práticas teatrais desencadeiam outras formas de dramaticidade, mas que assinala o enfraquecimento do privilégio da obra dramática, isto é, o seu anunciado colapso enquanto elemento matricial e originário do espetáculo teatral e, com ele, das ideias de mimesis, ilusão e representação, que historicamente associamos ao teatro. (Perguntar se a notícia da morte do drama – ou, pelo menos, da sua debilitação – é manifestamente exagerada consiste num dos objetivos da unidade curricular.)

Partindo, por conseguinte, da crise contemporânea do dramático, a unidade curricular de Dramaturgias visa considerar a própria evolução histórica da noção de dramaturgia e como ela implica diretamente o palco e o próprio espectador, aplicando-se a um campo artístico marcado pelo hibridismo das formas artísticas. Concomitantemente, é objetivo da unidade curricular abordar dramaturgias que, na modernidade e no nosso tempo, promoveram a renovação da escrita para teatro, desencadeando mutações genéticas ao nível da poética cénica ou mesmo no dispositivo e no protocolo teatrais, do "teatro íntimo" inaugurado por Strindberg ao "teatro épico" de Brecht, passando pelas "tragicomédias" de Tchékhov ou Samuel Beckett. Merecerão também atenção as dramaturgias que fazem explodir as categorias dramáticas convencionais – enredo, personagem, diálogo –, como sucede com os "materiais" de Heiner Müller ou o manifesto antidramático "Insulto ao Público" de Handke, e práticas artísticas que rompem com o "geocentrismo" do texto dramático e põem em causa a própria noção de "representação", do divised theatre às "dramaturgias do real".

Resultados de aprendizagem e competências

∙ Adquirir conhecimento acerca da evolução histórica da noção de dramaturgia e do seu impacto na produção dramática e na criação teatral;

∙ Perspetivar as principais categorias dramáticas e as inflexões que conheceram em diferentes épocas e contextos;

∙ Contactar com textos nucleares das dramaturgias moderna e contemporânea;

∙ Apreender criticamente as virtualidades do pensamento dramatúrgico na prática teatral contemporânea e reconhecer na dramaturgia um espaço interdisciplinar e interartístico;

∙ Desenvolver competências de análise dramatúrgica e de produção de sentido teatral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Falência e triunfo da dramaturgia no nosso tempo
1.1. O teatro pós-dramático (e as novas formas de dramaticidade)
1.2. "Este palco não representa nada": Insulto ao Público, de Peter Handke
1.3. "Chamo-me Romeo Castelucci": o teatro da pura presença em Inferno

2. O conceito de dramaturgia: duplicidade semântica e evolução histórica
2.1. A dramaturgia normativa de Aristóteles
2.2. A dramaturgia crítica de Lessing
2.3. O primado da dramaturgia no projeto brechtiano e a dramaturgia como “estado de espírito” (Bernard Dort)

3. A escrita dramática como máquina de circulação da memória cultural
3.1. Exemplos: tragédia clássica, Shakespeare, Heiner Müller

4. Principais categorias dramáticas
4.1. Enredo: converter o caos em cosmos
4.2. Personagem: tipos e caracteres
4.3. Diálogo: indemnização retórica e aproximação à fala quotidiano

5. Os teatros íntimos e a estética do buraco da fechadura
5.1. "A palavra íntimo será a palavra de ordem do nosso grupo": a câmara das confidências de Strindberg
5.2. Dramaturgia na primeira pessoa: Longa Jornada para a Noite, de Eugene O’Neill

6. O teatro épico de Brecht: o efeito de estranhamento e uma nova poética cénica
7.O teatro da despossessão de Beckett: À Espera de Godot e a experiência dos dramatículos
8. A prática dramatúrgica no devised theatre e no teatro documental

Bibliografia Obrigatória

BENJAMIN, Walter; "Qu'est-ce que le théâtre épique? (1ère version)". In Essais sur Brecht., La Fabrique éditions, 2003
BENTLEY, Eric; The Life of the Drama, Atheneum, 1964
BRECHT, Bertolt; Estudos Sobre Teatro, Portugália Editora, 1964
CARLSON, Marvin; Palco Assombrado: O Teatro Enquanto Máquina da Memória, Teatro Nacional São João/Edições Húmus, 2020
DANAN, Joseph; O que é a Dramaturgia?, Editora Licorne, 2010
LEHMANN, Hans-Thies; Teatro Pós-Dramático, Orfeu Negro, 2017
LESSING, G.E.; Dramaturgia de Hamburgo: Seleção Antológica, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005
ROMANSKA, Magda (ed.); The Routledge Companion to Dramaturgy, Routledge, 2016
TRENCSÉNYI, Katalin/COCHRANE, Bernardette; New Dramaturgy: International Perspectives on Theory and Practice, Bloomsbury, 2014

Bibliografia Complementar

SARRAZAC, Jean-Pierre Sarrazac (dir.); Lexique du drama moderne et contemporain, Les Éditions Circé, 2005
BALME, Christopher B.; The Cambridge Introduction to Theatre Studies, Cambridge University Press, 2008

Observações Bibliográficas

Além da bibliografia de natureza teórica e crítica, serão indicadas e fornecidas obras dramáticas ao longo do semestre para análise e discussão em contexto de sala de aula e desenvolvimento de trabalhos específicos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão coletiva de matérias e textos teóricos, combinados com a leitura de extratos de obras dramáticas. Recurso a fontes complementares, como filmes e registos videográficos de espetáculos. Envolvimento de dramaturgos ou dramaturgistas, e realização de iniciativas em contexto teatral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 36,00
Estudo autónomo 84,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará da média ponderada dos resultados das duas componentes de avaliação (teste 70% + participação nas aulas 30%).
Recomendar Página Voltar ao Topo