Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LEI006

História do Cinema e Outros Meios Audiovisuais

Código: LEI006     Sigla: HCOMA

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEI 50 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hugo Daniel Silva Barreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Hugo Daniel Silva Barreira 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Hugo Daniel Silva Barreira 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Contextualizar as origens do cinema e de outros meios audiovisuais;

- Conhecer e aplicar metodologias para o estudo e análise da imagem em movimento;

- Conhecer e compreender a história das imagens em movimento e as suas problemáticas historiográficas;

- Compreender o desenvolvimento do cinema à luz do seu contexto histórico-artístico, de um ponto de vista sincrónico e diacrónico, bem como as questões inerentes ao seu estudo, às teorias cinematográficas e à sua problematização;

- Identificar e analisar os princípios técnicos e estéticos do cinema, do vídeo e da televisão e o seu desenvolvimento;

- Compreender e refletir sobre o cinema como documento;

- Conhecer e analisar a relação das imagens em movimento com as práticas artísticas contemporâneas e os seus desenvolvimentos de um ponto de vista sincrónico e diacrónico.

Resultados de aprendizagem e competências

- No final da UC o estudante deverá adquirir conhecimentos e competências que lhe permitam identificar, ler, analisar e interpretar o cinema e os outros meios audiovisuais, conhecer os respetivos meios, técnicas e refletir sobre o seu papel como documentos e como expressões representativas do contexto cultural e artístico que os origina.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Registos fonográficos e audiovisuais: invenções e possibilidades 2. Metodologias para a análise das imagens em movimento 3. Historiografia das imagens em movimento 4. O cinema 4.1. Antecedentes e pré-história da cinematografia 4.2. O cinema mudo 4.3. O cinema “nacional” português e as cinematografias nacionais 4.4.O cinema sonoro e o seu impacto 4.4.1. O advento do sonoro em Portugal 4.5. A segunda metade do século e os “novos cinemas” 4.5.1. O “O Novo Cinema” português 4.6. Teorias do Cinema 4.7. Cinema experimental, cinema de vanguarda e cinema mainstream 4.8. O documentário 4.9. O cinema de animação 5. A televisão 5.1. Antecedentes e desenvolvimentos 5.2. A idade de ouro da televisão 5.3. A televisão e a Era do Digital 6. O vídeo 6.1. Invenção e desenvolvimentos 6.2. Os suportes analógicos e digitais 7. Cinema, vídeo e televisão: questões técnicas e estéticas 8. As imagens em movimento enquanto documentos 8.1. O cinema português e o Estado Novo 9. Relações das imagens em movimento com outras práticas artísticas 9.1. Experiências, diálogos e colaborações 9.2. As imagens em movimento e o registo da performance 10. Vídeo Art e New Media Art 10.1 Vídeo Art e New Media Art em Portugal

Bibliografia Obrigatória

Arnheim Rudolf 1904-2007; A arte do cinema
Aumont Jacques; Dicionário teórico e crítico do cinema. ISBN: 978-989-95884-4-8
Aumont Jacques; A^análise do filme. ISBN: 978-989-8285-02-7
Museu de Ciência da Universidade de Lisboa 070; Cinema em Portugal. ISBN: 978-972-27-1925-4
Bazin André; Qu.est-ce que le cinéma
Belting Hans 1935-; Antropologia da imagem. ISBN: 879-989-97684-5-1
Pina, Luís; História do Cinema Português, Europa-América, 1986
Parkinson, D.; History of Film, Thames & Hudson, 2002
Torgal Luís Reis 1942- 340; O^cinema sob o olhar de Salazar. ISBN: 972-759-448-4
Bordwell, D.; Thompson, K.; Film History: an introduction, McGraw-Hill International Edition, 2010
Popper, F.; Art of the electronic age, Thames & Hudson, 1997
Rieser, M; Zapp, A (Eds).; New Screen Media: cinema, art, narrative, British Film Institute, 2002
Barreira Hugo Daniel da Silva; Imagens na imagem em movimento

Observações Bibliográficas

Serão dadas outras indicações bibliográficas quando considerado pertinente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada aula compreenderá uma exposição oral sobre um tema, contextualizando do ponto de vista histórico, social e ideológico a produção artística correspondente, acompanhada da análise de imagens e de documentos considerados significativos, promovendo-se o debate crítico alargado a toda a turma. 

As aulas OT destinam-se a prestar orientação aos alunos na preparação da abordagem aos temas que serão objeto dos trabalhos escritos, na orientação da elaboração dos trabalhos escritos e respectiva apresentação oral, bem como à análise de documentos complementares sobre a temática agregadora dos trabalhos, exploração de abordagens concetuais e metodologias de trabalho.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 81,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final + Trabalho prático com apresentação

Exame: 70% 

Trabalho prático: 30%

A calendarização da apresentação do Trabalho e da Apresentação Oral será estabelecida pela docente com o conhecimento e colaboração dos estudantes e divulgada formalmente, com a adequada antecedência, em "Documentos"  na Ficha da UC.

 

Critérios de ponderação - apresentação oral:

 

- Rigor da informação

 

- Clareza da estrutura da apresentação

 

- Pertinência da informação apresentada em relação à ideia orientadora da apresentação

 

- Compreensão do tema: reflexão e maturação

 

- Envolvimento e investimento pessoal no estudo e na elaboração da apresentação

 

- Adequação da estrutura ao tempo disponível; capacidade de síntese e organização da informação

 

- Originalidade e criatividade na abordagem do tema

 

- Eficácia na transmissão da informação.

 

 

Critérios de ponderação - trabalho escrito

 

- Criatividade (escolha do tema, justificação da pertinência da abordagem escolhida, modo de articulação dos conhecimentos adquiridos);

 

- Rigor na aplicação das normas específicas de um trabalho académico aos níveis formais e metodológicos;

 

- Capacidade de relacionamento do tema em estudo com os objetivos da UC e a sua transversalidade no curso.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De Acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

O Trabalho Escrito não é passível de melhoria após a entrega à docente, na versão final. 

Apenas o Exame Final pode ser sujeito a melhoria de classificação.

Observações


-Sobre a Avaliação:

 

Exame: prova escrita, sem consulta, com a duração de duas horas.

 

Classificação mínima exigida em cada componente da avaliação: 10 valores.

 

-As horas de trabalho individual do aluno incluem a visita a exposições e a assistência a conferências de acordo com a indicação do docente.

 

-Será dado apoio específico aos estudantes de mobilidade:

 

- atendimento regular para esclarecimento de conteúdos programáticos;

 

-  indicação de bibliografia em inglês ou noutra língua de acordo com as necessidades dos estudantes;

 

- aceitação da realização do trabalho escrito, apresentação oral do trabalho e realização do exame em inglês (ou noutra língua que melhor lhe convenha, em acordo com o docente).

Recomendar Página Voltar ao Topo